quarta-feira, 24 de junho de 2009

Doctor Who 2005 - Born Again e 2x00 - Christmas Invasion

Posted on 01:11 by Unknown

O Doutor acabou de se regenerar. Ele é mais magro, tem mais cabelo, dentes diferentes e não tem aquele nariz aquilino do o anterior. Também tem orelhas não tão... Proeminentes. E depois de descobrir o novo corpo (em voz alta), ele dirige a palavra à Rose, que está entre estupefata e atemorizada com o novo homem que surge em frente à ela. O que ele pergunta? Ora... "O que você achou?"

Ela imediatamente pergunta o que qualquer um de nós perguntaria: "Quem é você?", ao passo que ele responde o que nós sabemos: Ele é o Doutor, ora. Não, não dá para acreditar. Deve ser teletransporte, ele é um Slitheen, na verdade... Mas ele a faz uma pergunta que só ela poderia responder: Qual foi a primeira palavra que ele a disse, quando se encontraram no porão da loja de departamentos Henrik's, no primeiro episódio? "Corra!".

Bem, ela começa a aceitar melhor, mas pergunta se a regeneração pode ser revertida. "Não", ele diz. E pergunta se ela quer deixar de viajar no TARDIS. Rose hesita, e o Doutor remarca as coordenadas para a véspera de Natal em Londres, dando-lhe a chance de encontrar com sua mãe e pensar a respeito, ou continuar a viajar com ele. É, boa idéia... Só que o Doutor ainda está sofrendo com dores, cuspindo energia brilhante pela boca, e o TARDIS reage à sua fraqueza. Isso significa que a regeneração está dando errado, e ele seta máxima velocidade para o TARDIS, para a Terra onde estão Jackie e Mickey. O TARDIS viaja, ao som de um sino de igreja, que alerta para desastre iminente, e... O resto está no especial de Natal.

O especial começa com um pouso bem acidentado do TARDIS, perante os olhos atemorizados de Jackie e Mickey, e pela porta sai o Doutor, todo tonto e cai. Rose sai atrás, e justifica à mãe que aquele que está ali é o Doutor. E a deixa para o nome da série: "Doctor? Who is Doctor? Doctor Who?". Basicamente o problema é que o Doutor está sofrendo devido à regeneração, e precisa de repouso absoluto. Rose vai ver como está tudo em casa, depois de sua ida com o Doutor: Mickey está saindo com outra pessoa, e Jackie também está (parece que o papo de viúva tristonha acabou, felizmente). O Doutor é devidamente vestido com um pijama masculino (do namorado da Jackie), e é colocado em repouso.

Rose resolve tentar viver um tempo normalmente, indo às compras de Natal... E são atacados por Papais-Noel mascarados e armados. Rose e Mickey fogem para casa, onde encontram uma... Árvore de Natal. Só que a mãe de Rose não tinha comprado nenhuma árvore. Sim, era uma armadilha, a árvore começa a girar e destruir tudo dentro da casa... E o Doutor salva a todos na última hora, aos gritos de Rose que, desesperada, coloca a chave de fenda sônica nas suas mãos. Antes de desmaiar novamente, ele descobre que a árvore estava sendo operada por controle remoto pelos Papais-Noel, que se teletransportam.

Nesse meio tempo, a sonda inglesa Guinevere Um está chegando a Marte, e a transmissão do seu pouso será pela televisão. Só que a sonda é engolida por uma nave gigantesca, que vem para a Terra. A transmissão ocorre, um rosto alienígena aparece... Pavor, pânico, desespero... Temos alienígenas chegando na Terra! (ó, que novidade!) E a transmissão ocorre a 5000 milhas acima da Terra. São os Sycorax, que querem dominar a Terra (ó, que novidade!). A Primeiro-Ministro, Harriet Jones (lembra-se dela?), manifesta-se contra, diz que eles estão armados e irão se defender. 1/3 da população do mundo cai sob o seu domínio (controle com base no tipo sanguíneo), e sobem nos terraços dos prédios, prontos a se atirarem de lá de cima. Harriet Jones desespera-se e pede ajuda em rede nacional de TV ao Doutor. Segundo os planos do Sycorax, 1/2 serão vendidos como escravos ou 1/3 serão mortos.

Rose e Mickey estão com o Doutor, pensando que estão a salvo dentro do TARDIS. Só que a nave foi levada para a nave dos Sycorax. Rose ainda tenta enrolar, imitar o Doutor (Protocolo das Sombras, etc e tal), não consegue... E o Doutor, de roupão (com frutas nos bolsos, cortesia do namorado da Jackie) acaba salvando o dia: O controle gerado pelo sangue apenas é hipnótico (não mata ninguém), e é desligado. O Doutor desafia o líder dos Sycorax para uma luta de espadas (o melhor vence), e a sua mão é cortada fora. Como ele estava nas 18 primeiras horas de uma nova regeneração, cresce uma outra mão nova, embora a antiga ainda apareça na série e em spin-offs, posteriormente. Bem, ele vence, faz os Sycorax jurarem nunca mais voltarem à Terra... E o líder tenta atacá-lo pelas costas. Como ele não é um homem de duas palavras, e permite a queda do líder na Terra, matando-o. E ele direciona as suas palavras aos Sycorax, avisando-os que a Terra está fora dos limites deles, e que tem alguém que a defenda. E exige que outros sejam avisados disso.

Por último, a nave dos Sycorax é surpreendentemente destruída por 5 raios disparados de pontos diferentes de Londres. Os raios são operados pelo "Torchwood", que ainda ninguém sabe o que é, e autorizados pela Primeiro-Ministro. O Doutor horroriza-se com o fato, a Primeiro-Ministro tem problemas, ele escolhe a roupa (e o estilo) que irá usar e come o jantar de Natal com Rose, Mickey e Jackie, encerrando o episódio.



Uma das muitas curiosidades sobre Doctor Who é o mini-episódio que passa durante o Children in Need, campanha da BBC semelhante ao Teletom, ou ao Criança Esperança que temos aqui. Não é um episódio necessário à série, mas apenas uma cereja na cobertura do bolo: Dá um toque a mais. Vemos aqui a primeira atuação de David Tennant como Doutor, imprimindo um estilo próprio ao personagem-que-é-maior-do-que-a-vida: Um sotaque mais do sul da Inglaterra, estilo próprio, inclusive com roupas. Bem, no mini-episódio, ainda com as roupas do Christopher Eccleston, só vemos isso no final do outro episódio. Rose está assustada, mas isso é normal: Afinal, quem se acostumaria a ver outra pessoa no lugar de uma com a qual ela conviveu durante um intenso ano, e ainda dizendo que é a primeira? Ninguém, sejamos francos. O episódio cumpre o seu propósito, e bota água na boca dos fãs para o especial de Natal.

Essa é outra tradição na série do Doutor: Sempre há um especial no dia de Natal, de 1 hora de duração (sem os intervalos). Com a série retomada em 2005, não poderia ser diferente. Este especial é, na minha opinião, o melhor de todos os especiais de Natal, junto com o que encerra a terceira temporada. Tudo bem que o Doutor passa mais da metade do episódio desmaiado. Mas quando ele aparece, enche os olhos. Algumas coisas mudaram para cá, como por exemplo Harriet Jones virou Primeiro-Ministro (com o crachazinho característico dela). Mickey está se distanciando aos poucos de Rose, e Jackie arrumou um namorado. O Big Ben está sendo reconstruído... As coisas andam.

A regeneração nunca passa impune para um Senhor do Tempo: Já houve casos de amnésia, dores, sofrimento... Até psicopatia. Nesse foi "só" dor, pelo menos isso. Os Sycorax são uns bichos feios, e graças ao Doutor vemos que tentaram armar, usando o controle pelo sangue (apenas hipnótico). O Doutor mostra que não tem duas palavras (de um jeito original), sua mão cortada é recolhida por Torchwood e vai parar em Torchwood Três (Cardiff). No final, o guarda-roupas do TARDIS é mostrado pela primeira vez na nova série, e o Décimo Doutor começa a definir o seu estilo: Sobretudo, paletó meio barato, cores um pouco esquisitas... E tênis All-Star. A UNIT aparece mais um pouco, e Torchwood é finalmente mostrado - um pouco. A intenção do Russell Davies é preparar o caminho para a série Torchwood, que entrará no ar em paralelo a Doctor Who no ano seguinte.

Em resumo, um episódio divertidíssimo, com um Doutor lutando de pijamas, sendo implacável e horrorizado, descobre que a Terra também tem dentes, e pretende se defender sem ter que contar com ele. Foi um prazer vê-lo e um ainda maior traduzir a legenda do inglês para o português (Brasileiro), já que não havia antes. Voltamos na próxima semana, começando a falar da 2a temporada.

Ah, uma curiosidade: Em um momento, o Doutor fala que estar de pijamas "é muito Arthur Dent para mim" (ele). Citação descarada à obra "O Guia do Mochileiro das Galáxias", de Douglas Adams. Obrigado pela lembrança, Breno!

Eu legendei esse episódio de Natal, você pode achar no legendas.tv o arquivo. Se tiver algum erro gritante, peço que me avisem.

3 Response to "Doctor Who 2005 - Born Again e 2x00 - Christmas Invasion"

.
gravatar
Breno Says....

E então começa o reinado do melhor Doutor até então :)
Vai ser complicado para Matt Smith substituí-lo, sem dúvidas.
Você esqueceu de falar da referência que o próprio Doutor faz do fato de estar lutando de pijamas "Very Arthur Dent of me" ou algo assim. Douglas Adams é genial!
E o próprio Doutor, que indiretamente colocou Harriet no poder, é o responsável pelo início de sua queda.
Episódio Inesquecível, como todos os outros.

.
gravatar
Diana Says....

... Como uma citação pode NÃO ser descarada?! Eu realmente adoraria saber. ahahaha.