quarta-feira, 17 de junho de 2009

Doctor Who 2005 - 1x13 - "The Parting of the Ways"

Posted on 01:11 by Unknown

Fechando a temporada, temos o Doutor em mais uma de suas loucas investidas, pronto para exterminar todos os Daleks restantes do universo, e para isso ele "parte para dentro". Uma cena do início é para nos divertirmos: Uma cabine da polícia londrina girando no espaço, indo de encontro a discos voadores! Sim, o TARDIS também é capaz de vôo no espaço, não só no fluxo temporal. E essa é uma das primeiras vezes em que vemos isso. O Doutor e Jack aproximam-se da nave-mãe Dalek conseguindo evitar as armas graças à "prancha de surfe pandimensional" que eles pegaram no episódio 1x11 (Boom Town).
Enquanto isso, viram essa criaturinha bonitinha aí do lado? É o Imperador Dalek, que explica à Rose como eles sobreviveram à Última Guerra Temporal: Uma nave semi-destruída escorregou pelo fluxo temporal, e ele conseguiu reconstruir a civilização Dalek ao longo dos séculos, roubando material da Terra e sequestrando marginais, bandidos, foragidos e a escória da humanidade. Num processo criado por eles, os Daleks foram recriados enquanto raça usando parte do material genético dos humanos.
O Doutor percebe que eles adquiriram alguns traços de emoção humana, e que estão ainda mais mortais: Só de citar o fato, os Daleks gritam "Blasfêmia!" em altos brados. Além do Imperador se colocar como uma divindade, e veneração ser proposta... Já deu para ver que eles viraram fanáticos religiosos também. De volta ao Satélite, o Doutor, Rose e Jack preparam a ofensiva ao ataque dos Daleks; Jack sela os últimos seis andares da estação e coloca posições defensivas. O Doutor prepara um gerador de Onda Delta, para poder fritar os cérebros dos Daleks. E Rose? Bem, para protegê-la, o Doutor a prende dentro do TARDIS, que volta para Londres, no início do século 21. Ela encontra Mickey, sua mãe Jackie, chora um bocado, vê a mensagem holográfica que o Doutor deixa para ela... E vê mais uma vez a inscrição "Bad Wolf", num muro perto daonde o TARDIS está parado e desligado. Ela percebe que essa expressão é na verdade uma mensagem que ela deixou para ela mesma, ao longo das aventuras vividas por ela, e decide fazer algo.
Enquanto isso, a invasão começa, e o Doutor, louco de ódio pelos Daleks (olha a cara dele aí do lado!), quer destruir todos os Daleks com o gerador de onda Delta, mesmo que para isso extermine a vida na Terra (e o Imperador o avisa disso!). Os Daleks atacam a Terra e invadem o Satélite 5. Eles passam pelas defesas humanas, matando muita gente - inclusive Jack. Em Londres, com a ajuda de um caminhão guincho dirigido por Mickey, Rose consegue abrir o console embaixo do painel do TARDIS, revelando o coração da nave. Ela olha dentro dele, e é tomada por um clarão branco. O TARDIS fecha-se (para desespero de Jackie e Mickey) e some.
No momento em que o Doutor será exterminado pelos Daleks, o TARDIS reaparece, e Rose, envolta num clarão branco com uma sombra sobre o rosto, sai de lá. Ela olhou o vórtice temporal... E o vórtice a olhou também. Coisa simpática, não? Ela é o "Lobo Mau". Um pouco de discussão teológica (o Imperador Dalek é um falso deus, bla bla bla), e ação: Ela desintegra todos os Daleks presentes (incluindo o Imperador), traz Jack de volta à vida (sem que ninguém saiba) e arruma a bagunça na Terra. Mas o poder do vórtice temporal é forte demais para ela. Afinal, ela tem poder sobre vida e morte, mas ela não é uma divindade, é só uma garota. O Doutor absorve parte dessa energia, inalando-a e depois beijando Rose. Ele redireciona a energia ao coração do TARDIS, programa um curso para a casa de Rose e mente, dizendo que espantou os Daleks cantando!
Mas o Doutor está morrendo: A energia está destruindo todas as células do seu corpo. Logo, ele terá que se regenerar para escapar da morte. Sua fisionomia irá mudar, e aquela versão do Doutor não verá mais ver Rose. Antes de liberar toda a energia e fazer a regeneração, ele diz a Rose que ela foi fantástica. Pronto, um turbilhão de energia sai do homem, e de Christopher Eccleston passamos a David Tennant, que pergunta sobre uma visita ao planeta Barcelona, que o Nono Doutor tinha perguntado pouco antes.


A estratégia criada pela série para trocar o ator que faz o Doutor funcionou mais uma vez: Estamos indo do Nono para o Décimo Doutor, nessa regeneração. Segundo os entendidos, é a primeira vez que o Doutor regenera-se em pé, e a quarta vez que isso ocorre dentro do TARDIS.
Algumas curiosidades:
  • Pela primeira vez vemos os Daleks voando no espaço, sem naves.
  • Os Daleks são frutos de engenharia genética, conforme falei no episódio 1x06 (Dalek). Logo, eles mesmos podem se reproduzir dessa forma, basta dominar a técnica.
  • Somente balas blásticas podem realmente furar a carcaça de um Dalek.
  • Jack tornou-se imortal graças à Rose. Ele é um ponto parado no tempo, não envelhece e não pode morrer.
  • Os humanos conhecem os Daleks, o que é uma referência a episódios posteriores da série (2a e 4a temporadas).
  • O TARDIS não tem armas, mas tem um campo de força considerável (afinal, aguentou as hordas de Genghis Khan!), pode se materializar em torno de um objeto (como um Dalek), e não permite que armas sejam disparadas dentro dele. O TARDIS é um personagem da série, e embora não fale, está vivo, como podemos ver.
  • Foi pensado um fim alternativo para essa temporada, com Rose morrendo e o Doutor não regenerando. O objetivo era fazer uma surpresa para a imprensa. Mas o Eccleston estragou a festa, dizendo que iria sair da série... Aí não teve jeito.
  • O paradoxo criado por Rose com as palavras "Bad Wolf" são um paradoxo de predestinação. Na 3a temporada, num episódio (fantástico, por sinal), o Doutor explica que o tempo não segue de uma forma de causa-e-efeito, mas algo mais complexo do que isto.
Bem, existem mais do que eu falei aí em cima na página desse episódio na Wikipédia, em inglês. Vale dar uma olhada. Fechamos a temporada? Sim e não. Ainda tem o episódio curto que tem no Children in Need (uma espécie de Criança Esperança ou Teleton, da BBC), e o especial de Natal, que falaremos na próxima semana.



PS: Se você gostou das aventuras do Doutor e está atrás de informação a respeito dele em português, recomendo-lhe a visita a dois blogs:
  1. No blog Universo Who, você tem notícias sobre a série (a caminho da 5a temporada), sobre as séries derivadas (Torchwood, que iremos resenhar no futuro, por exemplo), e outras conversas sobre o "Whoniverso".
  2. No blog Doctor Who Brasil, temos conversas sobre a série, e resenhas sobre episódios que eu mesmo resenhei, mas sob um ponto de vista diferente, de outra pessoa. Pode ajudar você a formar a sua opinião.
Visitem! E allons-y!

No Response to "Doctor Who 2005 - 1x13 - "The Parting of the Ways""