quarta-feira, 2 de junho de 2010
Doctor Who 2005 - 5x03 - "Victory Of The Daleks"
O Doutor e Amy chegam ao bunker onde está o Gabinete de Guerra (com Winston Churchill) durante a Blitzkrieg, na Segunda Guerra Mundial. Estimo eu que seja isso lá pelo ano de 1940, por ocasião da Batalha da Inglaterra. Só que o Doutor, atrasado como sempre, chega 1 mês depois do telefonema de Churchill. Nesse meio-tempo, Churchill acaba aceitando os avanços científicos criados pelo Professor Edwin Bracewell, incluindo dispositivos robóticos que ele mesmo chama de "Ironsides". Mas o Doutor (e todos nós) reconhece como sendo o Daleks. O Doutor, visivelmente irritado (aliás, não tem um episódio nessa temporada que esse Doutor não grita com alguém, irritado com algo), tenta tirar os Daleks do sério, fazer c/ q eles mostrem sua verdadeira face (até golpeando eles na cabeça). Mas eles continuam impassíveis, servindo chá e dizendo que estão lá para ajudar o esforço de guerra britânico.
As coisas mudam quando o Doutor, irado, grita "Eu sou o Doutor, e vocês são os Daleks!". Então, os Daleks revelam-se: Uma nave Dalek, estacionada atrás da Lua terrestre, capta essa mensagem (esse testemunho) e com isso aciona um equipamento progenitor. Os Daleks na Terra tornam-se em hostis, matam pessoas e... Surpresa! Mostram que o Professor Bracewell é um andróide criado por eles. Daí, eles se teletransportam
Explica-se tudo: Aquela nave Dalek escapou da trava temporal da Última Guerra Temporal (no final dela) por acidente. Isso drenou toda a energia da nave, e a deixou bem destruída. O objetivo dos Daleks então, é recriar a sua raça, usando DNA Dalek puro. O andróide (Bracewell) foi feito por eles para arrumar uma maneira deles chegarem à Terra, e com isso atrair a atenção do Doutor. A máquina progenitora só seria ativada se fosse confirmado pelo Doutor (um sabido inimigo dos Daleks) que os Daleks atuais (tidos como impuros) são membros da raça. Aí a máquina poderia ser ativada por eles. O Doutor ameaça destruir a nave, o TARDIS e a ele mesmo com um detonador remoto (que na verdade é uma rosquinha!) antes da máquina completar o processo de recriação dos Daleks. Mas os saleiros ambulantes mandam um facho de energia que acende TODAS as luzes de Londres, atraindo toda a artilharia nazista. Assim os aliados do Doutor estão vulneráveis, e cria-se um impasse.
A câmara progenitora conclui o seu trabalho, e 5 novos Daleks, mais altos e maiores, surgem. De cara, eliminam os Daleks "inferiores". E o pior, eles mesmos esperavam isso, já que eles sabiam que eles não eram Daleks "puros". Ao mesmo tempo, Amy convence Churchill e Bracewell de usar a tecnologia Dalek para atacar a nave, que já está em órbita da Terra. Logo, 3 Spitfires são enviados ao espaço, com armas laser, para atacar e destruir o facho de energia que mantém as luzes de Londres acesas. Eles conseguem, ao custo de duas mortes de pilotos.
O Doutor ordena os Spitfires que continuem com o ataque, aproveitando que a nave Dalek está nas últimas, e assim matando todos a bordo. Só que os Daleks retaliam, soltando as travas da fonte de energia que está dentro do andróide (o Professor Bracewell). Essa fonte de energia é um "buraco de verme" instável, e que se detonar, irá destruir todo o planeta. Depois de um grande impasse (destrói os Daleks ou salva a Terra), o Doutor manda os Spitfires voltar para a Terra. Os Daleks fogem cantando vitória (por causa da compaixão do Doutor pelo nosso planetinha azul), e ele, junto com Amy, consegue convencer Bracewell que ele é mais humano do que máquina, e o dispositivo é desativado.
Finalmente, o Doutor e Amy removem toda a tecnologia Dalek que está no Gabinete de Guerra (apesar dos protestos de Churchill), e convencem a Bracewell que ele não precisa ser desativado, já que ele salvou o mundo. No final, o Doutor e Amy conjecturam, e o Doutor não entende porque Amy não viu os Daleks quando eles sequestraram o planeta Terra (final da 4a temporada, episódio "The Stolen Earth").
Quanto ao episódio... Bem, resumidamente, temos Daleks "Power Rangers" (foi a primeira coisa que pensei quando vi!), o visual deles é de que foram produtos feitos pela Apple (iDaleks?), foi um bom episódio de meio de temporada com os "saleiros ambulantes", gostei do andróide, mas o final achei meio simplório, e também a viagem de termos 3 Spitfires no espaço. Maiores comentários no Universo Who Podcast #3.
Curiosidades:
Acho que está bom, né? Então, nos vemos no próximo episódio, com Anjos Lamentadores, Doutor, Amy, e... Doutora River Song! Uau! E tudo num episódio duplo. Preparem-se, pois esse foi duca. Até mais, e... Gerônimo!
No Response to "Doctor Who 2005 - 5x03 - "Victory Of The Daleks""
Postar um comentário