quarta-feira, 2 de junho de 2010

Doctor Who 2005 - 5x03 - "Victory Of The Daleks"

Posted on 01:11 by Unknown

O Doutor e Amy chegam ao bunker onde está o Gabinete de Guerra (com Winston Churchill) durante a Blitzkrieg, na Segunda Guerra Mundial. Estimo eu que seja isso lá pelo ano de 1940, por ocasião da Batalha da Inglaterra. Só que o Doutor, atrasado como sempre, chega 1 mês depois do telefonema de Churchill. Nesse meio-tempo, Churchill acaba aceitando os avanços científicos criados pelo Professor Edwin Bracewell, incluindo dispositivos robóticos que ele mesmo chama de "Ironsides". Mas o Doutor (e todos nós) reconhece como sendo o Daleks. O Doutor, visivelmente irritado (aliás, não tem um episódio nessa temporada que esse Doutor não grita com alguém, irritado com algo), tenta tirar os Daleks do sério, fazer c/ q eles mostrem sua verdadeira face (até golpeando eles na cabeça). Mas eles continuam impassíveis, servindo chá e dizendo que estão lá para ajudar o esforço de guerra britânico.
As coisas mudam quando o Doutor, irado, grita "Eu sou o Doutor, e vocês são os Daleks!". Então, os Daleks revelam-se: Uma nave Dalek, estacionada atrás da Lua terrestre, capta essa mensagem (esse testemunho) e com isso aciona um equipamento progenitor. Os Daleks na Terra tornam-se em hostis, matam pessoas e... Surpresa! Mostram que o Professor Bracewell é um andróide criado por eles. Daí, eles se teletransportam de volta para a sua nave. O Doutor os segue no TARDIS, deixando Amy em Terra, como medida de proteção.

Explica-se tudo: Aquela nave Dalek escapou da trava temporal da Última Guerra Temporal (no final dela) por acidente. Isso drenou toda a energia da nave, e a deixou bem destruída. O objetivo dos Daleks então, é recriar a sua raça, usando DNA Dalek puro. O andróide (Bracewell) foi feito por eles para arrumar uma maneira deles chegarem à Terra, e com isso atrair a atenção do Doutor. A máquina progenitora só seria ativada se fosse confirmado pelo Doutor (um sabido inimigo dos Daleks) que os Daleks atuais (tidos como impuros) são membros da raça. Aí a máquina poderia ser ativada por eles. O Doutor ameaça destruir a nave, o TARDIS e a ele mesmo com um detonador remoto (que na verdade é uma rosquinha!) antes da máquina completar o processo de recriação dos Daleks. Mas os saleiros ambulantes mandam um facho de energia que acende TODAS as luzes de Londres, atraindo toda a artilharia nazista. Assim os aliados do Doutor estão vulneráveis, e cria-se um impasse.

A câmara progenitora conclui o seu trabalho, e 5 novos Daleks, mais altos e maiores, surgem. De cara, eliminam os Daleks "inferiores". E o pior, eles mesmos esperavam isso, já que eles sabiam que eles não eram Daleks "puros". Ao mesmo tempo, Amy convence Churchill e Bracewell de usar a tecnologia Dalek para atacar a nave, que já está em órbita da Terra. Logo, 3 Spitfires são enviados ao espaço, com armas laser, para atacar e destruir o facho de energia que mantém as luzes de Londres acesas. Eles conseguem, ao custo de duas mortes de pilotos.

O Doutor ordena os Spitfires que continuem com o ataque, aproveitando que a nave Dalek está nas últimas, e assim matando todos a bordo. Só que os Daleks retaliam, soltando as travas da fonte de energia que está dentro do andróide (o Professor Bracewell). Essa fonte de energia é um "buraco de verme" instável, e que se detonar, irá destruir todo o planeta. Depois de um grande impasse (destrói os Daleks ou salva a Terra), o Doutor manda os Spitfires voltar para a Terra. Os Daleks fogem cantando vitória (por causa da compaixão do Doutor pelo nosso planetinha azul), e ele, junto com Amy, consegue convencer Bracewell que ele é mais humano do que máquina, e o dispositivo é desativado.

Finalmente, o Doutor e Amy removem toda a tecnologia Dalek que está no Gabinete de Guerra (apesar dos protestos de Churchill), e convencem a Bracewell que ele não precisa ser desativado, já que ele salvou o mundo. No final, o Doutor e Amy conjecturam, e o Doutor não entende porque Amy não viu os Daleks quando eles sequestraram o planeta Terra (final da 4a temporada, episódio "The Stolen Earth").



Quanto ao episódio... Bem, resumidamente, temos Daleks "Power Rangers" (foi a primeira coisa que pensei quando vi!), o visual deles é de que foram produtos feitos pela Apple (iDaleks?), foi um bom episódio de meio de temporada com os "saleiros ambulantes", gostei do andróide, mas o final achei meio simplório, e também a viagem de termos 3 Spitfires no espaço. Maiores comentários no Universo Who Podcast #3.

Curiosidades:
  • Notaram que os Daleks estão maiores e mais... Gordos? Primeiro porque a Karen Gillian, embora não pareça (ela tem um jeito de menininha) tem 1,80m, e os Daleks devem ser mais altos por conta disso. E são mais "gordos" porque foi um pedido dos "pilotos de Daleks", para eles terem mais espaço para se mexer dentro da armadura.
  • No fim do episódio, uma rachadura com o mesmo padrão na parede, atrás de onde o TARDIS estava localizado. Quarta vez que vemos essa rachadura.
  • O Doutor esteve já nessa mesma época em Londres, lembram-se? No episódio duplo "The Empty Child" e "The Doctor Dances".
  • O blefe do Doutor (mecanismo de autodestruição da TARDIS) foi com um "Jammy Dodger", uma espécie de biscoito amanteigado muito comum na Inglaterra.
  • O Doutor e Churchill demonstram uma amizade antiga e estabelecida, apesar deles não terem se encontrado na tela anteriormente. Churchill sabe do processo de regeneração, e contacta o Doutor pelo telefone. Na verdade, o Segundo e o Sexto Doutores encontraram-se com Churchill, em livros fora da cronologia.
  • Há diversas alusões ao primeiro encontro do Segundo Doutor (Patrick Troughton, 1966–1969) com os Daleks, como a frase "I am your soldier" (lá eles usaram "I am your servant"); o desejo do Doutor de exterminar os Daleks; o uso do testemunho do Doutor para acionar a máquina (e lá, o Doutor isola o que eles chamam de "Fator Dalek").
  • Os novos Daleks, que são o Cientista (Laranja), Estrategista (azul), Servo (Vermelho), Eterno (Amarelo) e Supremo (Branco). Por que Eterno? Não sei, mas dizem que o Moffat pediu ao Gatiss para inserir esse Dalek, e depois inventa algo para ele até o fim da temporada...
  • O ator que fez Churchill também foi Zeus num áudiolivro do Oitavo Doutor.
  • Os códigos de rádio "Broadsword" e "Danny Boy" foram usados, e eles eram realmente usados, por espiões britânicos inflitrados na Alemanha nazista.

Acho que está bom, né? Então, nos vemos no próximo episódio, com Anjos Lamentadores, Doutor, Amy, e... Doutora River Song! Uau! E tudo num episódio duplo. Preparem-se, pois esse foi duca. Até mais, e... Gerônimo!

No Response to "Doctor Who 2005 - 5x03 - "Victory Of The Daleks""