quarta-feira, 9 de junho de 2010

Doctor Who 2005 - 5x04 - "The Time Of Angels"

Posted on 01:11 by Unknown

O Doutor está com Amy num planeta-museu, administrado pelos Monges Sem Cabeça, e lá ele encontra uma "caixa-preta" de uma nave. O que atrai a sua atenção é que, nessa caixa-preta, há uma mensagem gravada em gallifreyano antigo, o idioma do seu planeta natal. É claro que ele rouba a caixa-preta, e ao acoplá-la no TARDIS, ele vê tudo. É a Doutora River Song, que está a bordo de uma nave, a Bizâncio, 12.000 anos no passado. O gravador de vôo pertence à essa nave. River fala as coordenadas, o Doutor no futuro as vê... E leva a TARDIS para salvar a Doutora, que ao encontrá-lo, diz: "Hello, Sweetie!" (Olá, docinho!). E a nave? A Bizâncio cai no planeta Alfava Metraxis, com a TARDIS (sem os freios de mão puxados) seguindo-a.

Vale um esclarecimento: O Doutor encontra-se com River Song no sentido contrário da sua linha de tempo. Ou seja, o primeiro encontro dele com ela, era o último encontro dela com ele. Já sabemos como ela vai morrer (episódio duplo "Silence in the Library/Forest of the Dead"), mas não sabemos como eles se conhecem, ou mesmo quem é a River Song. E isso rende conveeeeeeersa...

Voltando: River Song avisa ao Doutor da carga que a Bizâncio levava: Um Anjo Lamentador, que conhecemos no episódio "Blink", e sabemos que eles só podem se mover quando não estão sendo observados. Sim, são mortais. A Doutora pede a ajuda do Padre Octavian e sua tropa (sim, a Igreja no século 51 tem uma força armada. Seriam os Templários 2.0?) para capturar o Anjo. Há o risco dele tornar-se poderoso, por causa da radiação emanada pela nave, e ameace uma colônia humana que está no mesmo planeta, perto dali. A nave cai sobre o Labirinto das Sombras, um labirinto de pedra onde estão enterrados os mortos da raça nativa original de Alfava Metraxis. No acampamento montado, eles vêem um vídeo de 4 segundos do sistema de segurança da Bizâncio com os anjos, e analisam um livro, escrito por um homem louco, sobre os Anjos Lamentadores. E uma das coisas que ele fala, é que qualquer forma de imagem dos Anjos tornam-se Anjos por si só. Ao mesmo tempo, Amy vê a gravação, e nota que o Anjo que está no vídeo está se mexendo, e começa a emergir da tela. Ela está trancada, dentro de um conteiner, e o Anjo está se aproximando dela cada vez que ela não olha para a tela.

O Doutor e a Doutora Song tentam salvá-la, e o Doutor a alerta para não olhar diretamente nos olhos do Anjo. Finalmente, Amy consegue dar uma pausa no vídeo que está repetindo-se, justamente num momento em que o Anjo não aparece. Assim, ele some e ela liberta-se, com o Doutor e River Song entrando no conteiner. Mas ela ainda acha que tem algo no seu olho, incomodando... Como se fosse um cisco.

O jeito é então, entrar no Labirinto dos Mortos, que está repleto de estátuas, e o Anjo pode esconder-se deles por lá. Eles lançam um globo de gravidade para ajudar a iluminar toda a área, e o grupo divide-se em dois, com alguns soldados guardando a entrada. Enquanto eles exploram, relembram um fato assustador: Os nativos há muito extintos, os Aplanos, tem duas cabeças. Então, por que as estátuas tem uma cabeça só? Sim, cada estátua é um Anjo Lamentador, mais fraco e mais lento do que o Anjo capturado (eles estão sem capturar ninguém há séculos), mas fortalecendo-se graças à radiação que vaza da Bizâncio. O Doutor deduz que o Anjo que estava na Bizâncio provocou a queda, para salvar a sua própria espécie. Enquanto eles tentam escapar, Amy acredita que sua mão virou de pedra e não consegue movê-la, mas o Doutor mostra a ela com uma mordida (sim, ele morde a mão da Amy!) que ela não tem problema algum, é a percepção dela que está diferente, distorcida devido ao contato direto com o Anjo. Fuga... E os soldados que ficaram para trás foram mortos pelos Anjos, que usaram a consciência de um deles, Bob, para comunicar-se com o Doutor. Os Anjos revelam que prenderam eles no ponto mais alto do labirinto, diretamente abaixo da nave acidentada, e planejam matá-los e usar suas essências para regenerar. O episódio fecha com o Doutor falando que os Anjos nunca deveriam tê-lo posto numa armadilha, e prepara o grupo para pular enquanto ele destrói o globo de gravidade... E continua no próximo episódio.



O episódio é ótimo: Temos a River Song em grande estilo, bancando a femme fatale, c/ sapatos q fariam algumas fãs do Doutor matarem para tê-los; a Amy, presente mas ainda com dúvidas e medo; o Doutor, fazendo presença, fazendo-nos rir... E os Anjos, os melhores vilões dessa nova versão da série, marcando a sua presença! Sensacional, eu diria. Maiores detalhes no episódio 4 do Universo Who Podcast. Vamos às curiosidades logo.
  • River Song encontra-se com o Doutor, aqui antes de quando ele encontrou-se com ela, no duplo da 4a temporada "Silence in the Library" e "Forest of the Dead". Em resumo, a ordem com que eles encontram-se é invertida: Enquanto o Doutor passou da 10a para a 11a regeneração, o 11o Doutor encontrou-se com uma River Song anterior à que o 10o Doutor encontrou.
  • Aqui, ela é uma doutora, ainda não é professora.
  • Ela tem conhecimento profundo da vida do Doutor, inclusive conhecendo a antiga linguagem Alta Gallifreyana e a habilidade de pilotar o TARDIS ainda melhor do que o Doutor.
  • Aliás, notaram por que o som do TARDIS? O Doutor pilota com os freios puxados! Não é à toa que ele roubou a TARDIS, falta-lhe capacidade de pilotagem... Ou seja, a carteira de habilitação. Um mistério de 40 anos é revelado.
  • Ela mapeia sua vida com o Doutor a partir de um diário (que há quem questione se ele é realmente dela). Aliás, ela alerta a ele dos possíveis "spoilers".
  • Nesse diário há desenhos de todas as regenerações do Doutor. Por isso que ela reconhece o 10o Doutor no primeiro encontro.
  • A queda da Bizâncio é citada no episódio "Silence in the Library", como um evento que já tinha acontecido para River, mas não ainda para o Doutor.
  • As palavras escritas na "caixa preta" da Bizâncio, "Olá docinho!", são as mesmas que ela usa para saudar o 10o Doutor em "Silence in the Library".
  • Sabemos que ela passou um tempo na prisão, algo que o Doutor só descobre no final do próximo episódio, "Flesh and Stone".
  • Teve um incidente menor, que vários fãs reclamaram junto à BBC, que foi a inserção de uma barra de propaganda do programa seguinte da BBC, "Over The Rainbow", sobre alguns quadros do final do episódio, e fez alguns participantes virem a público pedir desculpas pela bobeada.
Então, continuamos no próximo episódio, para ver no que isso vai dar, e como eles irão escapar dos Anjos. Até lá, não pisque. E não olhe nos olhos deles. Gerônimo!

No Response to "Doctor Who 2005 - 5x04 - "The Time Of Angels""