quarta-feira, 16 de junho de 2010

Doctor Who 2005 - 5x05 - "Flesh And Stone"

Posted on 01:11 by Unknown

Continuando a partir do episódio anterior, a destruição do globo de gravidade permite que o Doctor, Amy, Dr. River Song, Padre Octavian e seus clérigos saltem e sejam pegos pela gravidade localizada, no casco da Bizâncio. Dessa forma eles escapam da horda de Anjos Lamentadores que estão cada vez mais próximos. Os Anjos os seguem até a nave, onde o Doutor redireciona todo mundo para a fábrica de oxigênio: Uma floresta dentro da nave! E com árvores modificadas. Antes de sair da sala de controle secundária, o Doutor vê uma rachadura (semelhante à que ele viu no quarto da Amy), e descobre que o que está alimentando os Anjos na verdade é o vazamento de energia temporal que emana da rachadura.

Reagrupando na floresta, o Doutor e River Song encontram Amy lutando como uma imagem de um Anjo dentro do seu cérebro, o que quase causa a sua morte. O Doutor instrui Amy a manter seus olhos fechados, e assim parar o Anjo que formou-se dentro da sua mente. Só que, com isso, ela tornou-se lenta demais para mover-se com o grupo, e divide-se em dois grupos: O Doutor, River e o Padre Octavian seguem para alcançar a sala de controle primária, do outro lado da floresta, e lá eles podem teleportar Amy e os 4 clérigos que sobraram. Aí entendemos que a Doutora e o padre Octavian na verdade são prisioneira e carcereiro: Ela está presa, e está sob os cuidados do padre. Ela será perdoada do seu crime se e somente se ela executar a sua missão.


Octavian dá a sua vida para distrair um Anjo, e assim permitir que o Doutor e River entrem na sala de controle principal. Amy e os clérigos, deixados para trás, aguardam o resgate, e a rachadura na sala de controle secundária abre completamente, fazendo com que os Anjos fujam dela. Quando alguns dos clérigos aproximam-se dela para investigar, eles somem completamente, desaparecem na existência, a ponto de ninguém lembrar que eles existiram. Isto é, Amy lembra. Os clérigos é que não. Rapidamente Amy é deixada sozinha, de olhos fechados, no meio de uma floresta escura, e cheia de Anjos Lamentadores. E o Doutor ainda pede que ela confie nele...

O Doutor instrui a ela (via um rádio-comunicador) para mover-se em frente, até a sala de controle primária, mantendo os olhos fechados mas agindo como se estivessem vendo tudo, para iludir os Anjos. Amy tropeça, cai... E os Anjos percebem que ela está momentaneamente cega. Mas a Doutora River Song consegue fazer o teleporte funcionar, e trazê-la para a sala de controle primária.

Segundo o Doutor, a rachadura é devido a uma explosão em algum lugar no tempo, uma data que pode ser determinada. O Doutor avisa que qualquer um que cair nela, terá a sua existência apagada, como aconteceu com os clérigos. Por isso os Anjos estão apavorados com a rachadura. A única maneira de fechá-la temporariamente é tendo algum evento complicado de espaço-tempo sendo lançado dentro dela. As opções presentes são o Doutor e todos os Anjos. Os Anjos então sugam energia da nave, e tentam usar o Doutor para fechar a rachadura. O Doutor vê que dá para resolver os seus problemas, mandando Amy e Song segurarem firmes, enquanto ele desliga a gravidade artificial da nave. Os Anjos são sugados para dentro da fenda, fechando-a. Com a partida dos Anjos, o Anjo que está na mente de Amy nunca existiu, e ela pode abrir os olhos novamente. Song é recapturada pelos clérigos, e revela que o seu crime foi matar "o melhor homem que ela já conheceu". Ela promete ao Doutor que irá vê-lo novamente, na abertura de "Pandorica", mas o Doutor despreza, dizendo que é apenas um "conto de fadas".

Finalmente, dentro do TARDIS, Amy pede para voltar para logo depois de quando ele a levou, para que ela acerte a cabeça antes de voltar a viajar. No seu quarto, ela revela que irá se casar com Rory no dia seguinte, e tenta seduzir o Doutor, que fica muito alarmado com o fato (mulher tarada!). Já que ela não tem nada a perder mais... Aí é que ele liga as coisas: O dia do casamento de Amy e Rory, 26 de junho de 2010, é o mesmo dia que ocorre o epicentro da explosão que deu origem à rachadura no espaço-tempo. Ele coloca Amy (ainda suspirando pelo Senhor do Tempo) dentro do TARDIS e sai, para investigar melhor o que está acontecendo.



O episódio continua quente, e ainda melhor: As árvores dentro da nave (uma floresta!), o Doutor que ainda não é confiável plenamente, a verdade sobre River Song que começa a aparecer... Mas em compensação, a gente viu os Anjos se mexendo, o que não gostei e deixei claro no episódio episódio 5 do Universo Who Podcast, o que vocês podem ouvir e entender melhor o que a gente achou, inclusive se o Doutor devia pegar a Amy ou não. Vamos logo para as curiosidades:
  • As rachaduras são a razão de Amy não conseguir lembrar os eventos dos episódio "The Stolen Earth" e "Journey's End" (4a temporada), além dos incidentes com o Cyber-Rei no episódio "The Next Doctor", na Inglaterra vitoriana. Ele ainda menciona o lago de patos sem patos, do episódio "The Eleventh Hour".
  • Antes do Doutor, River Song e o Padre Octavian deixar Amy e os clérigos, o Doutor retorna rapidamente para consolar Amy e perguntar-lhe se ela confia nele. Ele ainda reafirma o que disse a ela quando ela era uma menina. Curioso é que o Doutor, nessa cena, está usando o seu paletó (que ele tinha perdido para os Anjos recentemente), e um relógio de pulso com correia preta, ao invés de uma correia dourada. Falha de continuidade, ou seria um Doutor do futuro, vindo só para falar com a Amy? Bem.... Veremos até o final da temporada.
  • A Pandorica foi também citada pelo Prisioneiro Zero, em "The Eleventh Hour".
  • Os Anjos riem do Doutor, que não sabe o que causou a rachadura, mas o Prisioneiro Zero sabia.
  • O Doutor é também chamado de um Evento de Tempo-Espaço Complexo, numa história curta do Moffat, "Continuity Errors", no Terceiro Decálogo: Consequências.
  • A data citada como o centro da explosão temporal, 26/06/2010, é também o casamento da Amy com Rory, e também a data do episódio final da temporada, "The Big Bang".
  • Alguns fãs puritanos (os mesmos que reclamam do tamanho da saia da Amy) reclamaram que estão tentando "sexualizar" a série, para atrair mais fãs adultos... Sim, foi por causa da Amy, atiradinha para cima do Doutor.
Tá bom? Eu gostei muito. Semana que vem, Veneza, ótimo ambiente para uma lua-de-mel... E vampiros. Até lá, e... Gerônimo!

No Response to "Doctor Who 2005 - 5x05 - "Flesh And Stone""