quarta-feira, 27 de maio de 2009

Doctor Who 2005 - 1x10 - "The Doctor Dances"

Posted on 01:11 by Unknown

Onde paramos mesmo? Ah, sim, no Doutor, Rose e Jack acuados num hospital abandonado, com um exército de zumbis vestindo máscaras de gás e comandados pelo irmãozinho da Nancy, Jamie. Todos procurando a mãe. E o que o Doutor faz? Manda Jamie de castigo para o seu quarto, dando-lhe uma bela duma bronca! Bem, se são crianças, entendem o que é uma bronca. E todos os zumbis voltam para as suas camas, seguindo o "líder". Rose ainda tenta fazer o Doutor dançar, mas não dá tempo.
O Doutor foge junto com Rose, e são resgatados por Jack, que usa a música "Moonlight Serenade", do músico Glenn Miller (meu pai adora Glenn Miller) para interferir com Jamie, evitando que o garoto líder do exército de zumbis use o rádio para descobrir onde estão o Doutor e Rose. Jack conta o que o levou a ser um renegado entre os Agentes do Tempo (2 anos das suas memórias foram apagados, e ele os quer de volta), e um corte que o Doutor tem é cicatrizado pelos nanogenes da nave de guerra Chula.
Bem, encurtando a história para não revelar muita coisa: A contaminação agora vai pelo ar, Nancy chantageia um comerciante para garantir a sua liberdade (ele a pegou com a boca na botija, furtando comida na sua casa, e prendeu-a para levá-la à polícia), foge mas é capturada pelo Exército. A chave são os nanogenes que tem dentro da nave Chula e também dentro do cilindro de metal. Lembram que eu disse que o irmão da Nancy foi a única vítima da queda do cilindro? Pois é, daí vem tudo, e eu não vou explicar para não cortar o mistério.
No final, tudo bom, tudo bem... Jack usa a nave Chula para evitar que uma bomba alemã mate a todos naquele local (2 horas depois cairia uma bomba, lembra?), mas o Doutor sabota a nave Chula para que houvesse uma explosão no local, e os indícios históricos não fossem alterados. Jack entende que a autodestruição da nave é iminente, abre um champagne... Mas na última hora é resgatado pelo TARDIS, e com isso torna-se um novo companheiro do Doutor e Rose. No final, o Doutor mostra a Rose que ele sabe dançar, e com isso dá-se o nome ao episódio, fechando a história.




O episódio solto não tem valor, é na verdade para ser visto como uma segunda parte. Há algumas trívias interessantes, como a questão da dança como uma maneira suave de tocar em... Sexo. Sim, o Doutor é heterossexual, e isso fica mais claro com o 10o Doutor (sem spoilers ainda, por favor). Chula é na verdade o nome de um restaurante indiano em Londres, uma discreta homenagem. Há uma citação ao "Bad Wolf" aqui também, na bomba alemã está escrito "Schlechter Wolf" (Bad Wolf, em inglês). E como disse o Doutor, "Life is just nature's way of keeping meat fresh" (Vida é apenas uma maneira da natureza de manter a carne fresca). Ah, a outra música do Glenn Miller ouvida no episódio é In The Mood.





PS: Se você gostou das aventuras do Doutor e está atrás de informação a respeito dele em português, recomendo-lhe a visita a dois blogs:
  1. No blog Universo Who, você tem notícias sobre a série (a caminho da 5a temporada), sobre as séries derivadas (Torchwood, que iremos resenhar no futuro, por exemplo), e outras conversas sobre o "Whoniverso".
  2. No blog Doctor Who Brasil, temos conversas sobre a série, e resenhas sobre episódios que eu mesmo resenhei, mas sob um ponto de vista diferente, de outra pessoa. Pode ajudar você a formar a sua opinião.
Visitem! E allons-y!

No Response to "Doctor Who 2005 - 1x10 - "The Doctor Dances""