quarta-feira, 30 de junho de 2010

Doctor Who 2005 - 5x07 - "Amy's Choice"

Posted on 01:11 by Unknown

O Doutor, Amy e Rory encontram-se experimentando eventos de duas realidades, dormindo em uma realidade, e acordando em outra:

  1. Em uma, estamos na Terra, e passou-se cinco anos das viagens da Amy com o Doutor, que vai visitá-los. Amy e Rory estão casados, e ela está grávida. Eles moram em Leadworth, Rory cursou Medicina e está usando rabo-de-cavalo. Eles são perseguidos pelos Eknodines, uma raça alienígena que está toda disfarçada como os velhinhos da cidade e que transformam em pó quem receber uma baforada deles.
  2. Na outra realidade, os três estão na TARDIS, que está desligada e à deriva, flutuando em direção a uma estrela fria, que irá matá-los rapidamente.
Durante essa experiência de duas realidades, eles encontram o Dream Lord, ou o Senhor dos Sonhos. Esse cidadão diz a eles que ele criou esse desafio, e que eles só poderão escapar se morrerem na realidade falsa: A morte na realidade verdadeira será permanente. Eventualmente, o Dream Lord acorda Amy na realidade do TARDIS enquanto o Doutor e Rory dormem e vão para a primeira realidade. Ele a questiona, sobre quem ela irá escolher:
  • Rory simboliza uma vida pacata e tranquila, quase tediosa... Mas segura e estável.
  • O Doutor simboliza, por sua vez, uma vida cheia de aventuras e emoção.

Amy volta para Leadworth, ajuda ambos a defender a sua casa do ataque dos Eknodines. Rory acaba sacrificando-se para protegê-la, e é transformado em pó. Amy decide que essa é a realidade falsa (já que ela não conseguiria viver s/ o Rory), e decide arriscar a sua própria vida para provar que está certa, e que Rory não morreu em vão. Ela e o Doutor pegam uma van e atiram-na contra o muro de tijolos da casa, matando a eles mesmos e os Eknodines dentro.

Os três acordam dentro do TARDIS, e são parabenizados pelo Senhor dos Sonhos, que reativa o TARDIS, possibilitando a fuga. Só que o Doutor ativa o mecanismo de auto-destruição (não foi um Jammy Dodger), matando a todos a bordo. Só que...

Os três acordam novamente dentro do TARDIS, s/ nenhuma ameaça ou perigo p/ eles. O Doutor descobre que ambas as realidades são falsas, e eles foram influenciados por um pólen psíquico, que caiu dentro da nave e eles absorveram. Isso criou as realidades... E o Senhor dos Sonhos? O Doutor explicou: Ele é uma manifestação do seu lado mais sombrio, que apareceu num momento como esse. Amy e Rory fazem juras de amor mútuas, mas o Doutor, privadamente, preocupa-se com a possibilidade do Senhor dos Sonhos aparecer novamente.


O episódio é quase filosófico, com questões de id, ego e superego, o que é realidade e o que não é... Rende conversa, e isso foi o que fizemos no episódio 7 do Universo Who Podcast. Vá lá e confira.

Vamos às curiosidades:
  • O Senhor dos Sonhos provoca o Doutor em vários momentos, como por exemplo, quando ele o chama de "A Tempestade que se Avizinha" ("The Oncoming Storm"). Isso é um título que os Daleks deram para o Doutor, e que foi usado pela segunda vez na série de TV - tem origem num livro, chamado Love and War, e no último episódio da 1a temporada, "The Parting of the Ways".
  • O Senhor dos Sonhos tenta-o, dizendo "Aposto que você é vegetariano!", estando ambos dentro de um açougue. E realmente, o Doutor foi vegetariano por um tempo: Começou no episódio The Two Doctors, mas pelo visto não deu mais em nada - o Doutor pede um bife num episódio da 1a temporada, "Boom Town".
  • O Dream Lord menciona o relacionamento do Doutor com Elizabeth I, o que virou uma piada recorrente, desde o episódio da 3a temporada "The Shakespeare Code", e foi citado nos episódios "The End of Time" e "The Beast Below". Fica claro que o Doutor conheceu Elizabeth I intimamente durante o período em que estiveram casados: "O Doutor já falou sobre Elizabeth Primeira? Bem... Pelo menos ela pensava que era a primeira!"
  • O lado obscuro do Doutor já foi explorado na série clássica, no (longo) episódio The Trial of a Time Lord, com um personagem chamado Valeyard. É dito que esse personagem surge depois da última (e décima-segunda) regeneração do Doutor, Há uma "similaridade temática" entre o Senhor dos Sonhos e o Valeyard, embora não haja nenhuma conexão oficial.
No próximo episódio, veremos vilões que não aparecem há muito tempo, um episódio duplo e... Uma broca. Gerônimo!

No Response to "Doctor Who 2005 - 5x07 - "Amy's Choice""