quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Doctor Who 2005 - 3x05 - "Evolution of the Daleks"

Posted on 01:11 by Unknown

Continuando a partir do episódio anterior, agora temos um híbrido humano-Dalek. O Doutor e os outros tentam fugir quando o Doutor usa a sua chave de fenda sônica em um rádio para gerar uma frequência alta e causar dor aos Daleks. Daleks Jast e Caan começam a perseguí-los, mas o híbrido Dalek Sec os impede. O grupo volta para Hooverville, e Solomon quer tentar negociar com eles. Logo vê-se que é impossível já que ele mesmo é morto por Dalek Caan num ataque dos Daleks e dos seus Porcos Escravos. O Doutor ira-se e exige que ele seja morto também, mas Dalek Sec (o híbrido) manda que tragam o Doutor até ele. Martha quer ir junto, mas o Doutor pede a ela que fique com as pessoas, e ele e Laszlo seguem com os Daleks.

O laboratório Dalek fica no Edifício Empire State, e o Doutor descobre que o plano de Dalek Sec é continuar a existência dos Daleks usando humanos altamente inteligentes, injetando uma mistura de DNA humano e Dalek, permitindo que suas mentes sejam programadas como Daleks. O fato exige mais energia do que a tecnologia humana daquela época pode produzir, e Dalek Sec quer usar a radiação gama produzida por uma labareda solar que irá acontecer em alguns minutos como fonte de energia. O Doutor é forçado a ajudar, mas descobre que Sec quer na verdade extirpar o conceito de supremacia desses novos Daleks. Basicamente, esses híbridos seriam capazes de conviver com outras raças sem quererem exterminá-las. Jast e Caan acreditam que Sec é um traidor da raça, e começam um motim, mudando a composição do DNA para apenas Dalek.

No meio da confusão, o Doutor e Laszlo tentam fugir para o alto do prédio, e tentam encontrar-se com Martha, Tallulah e Frank, que conseguiram entrar no prédio com o papel psíquico (que o Doutor deixou com Martha anteriormente). Todos reunidos, a investigação pelas plantas do Empire State começa para saber como ele quer coletar essa energia. Martha acha os painéis no mastro do Empire State, e o Doutor sobe para desmontá-los. Martha consegue montar com os outros um grande condutor de eletricidade que mata todos os Porcos Escravos que vem pelo elevador, mas o Doutor não consegue remover as placas... E o novo exército Dalek acorda.

O grupo foge para o teatro, tendo o exército de humanos-Daleks perseguindo-os pelos esgotos. Quando são cercados, vemos que Dalek Thay e Jast prenderam Dalek Sec. Quando eles preparam-se para exterminar o Doutor, Sec sacrifica-se para salvá-lo. Os Daleks então mandam o exército atacar e matá-lo, mas eles resistem: No momento em que o Doutor foi exposto à radiação gama, impregnou-se um pouco do seu DNA nas "cascas" humanas, e elas tornaram-se livres do controle dos Daleks. Jast e Thay são mortos pelo exército, mas Dalek Caan, vendo tudo de longe, aciona um mecanismo de emergência e mata o resto do exército. O Doutor volta ao laboratório, oferecendo ao último sobrevivente misericórdia e ajuda, mas Caan foge usando um mecanismo de viagem temporal de emergência.

No final do episódio, Laszlo começa a morrer, mas o Doutor consegue estabilizá-lo, mas sem conseguir reverter a sua forma de Porco Escravo. Frank avisa que o povo de Hooverville irá recebê-lo independente da sua fisionomia. E o Doutor e Martha voltam à Estátua da Liberdade e ao TARDIS, enquanto o Doutor relembra que em algum momento no futuro, o caminho dele e daquele Dalek irá se cruzar novamente.


O episódio começou fraco, e terminou fraco. A produção está bem-feita, mas a história é pobre de doer: Na Terra, tem zumbis (os Porcos Escravos), Daleks com crises de consciência (o que é uma perspectiva interessante, mas dada ao fracasso desde o início)... As melhores cenas são com os sem-teto de Hooverville, na minha opinião.

Numa pesquisa descobri que esse papo de humano-Dalek não é novidade: Já foi abordado na série "clássica" do Doutor, assim como a destruição do planeta Skaro. Ou seja, nada de muito novo. E lá vamos nós com algumas referências:
  • O Doutor usa a chave de fenda sônica junto com outra coisa, assim como fez no último especial de Natal.
  • Essa é a segunda vez que o Doutor usa a expressão "Allons-y" (que eu uso no final de cada resenha).
  • A idéia dos humanos serem "os grandes sobreviventes" retorna no fim da temporada.
  • Os Daleks metem o tempo em rels, que equivalem em unidade a um segundo.
  • Houveram vários episódios onde ocorreram combinações de humanos e Daleks, a saber, foram: The Evil of the Daleks, Revelation of the Daleks, Dalek, The Parting of the Ways, sendo os dois últimos já
  • No clímax, os Daleks são derrotados por suas criações. Isso ocorreu também no episódio da série clássica The Dalek Invasion of Earth.
  • Os Daleks mostraram uma fraqueza para as suas próprias armas, conforme visto anteriormente em The Evil of the Daleks, Planet of the Daleks e em The Five Doctors.
  • Davros, o criador dos Daleks, é mencionado pela segunda vez.
  • Algumas cenas foram filmadas em Nova York com a segunda unidade, para depois remover a arquitetura moderna digitalmente, para parecer que é a Nova York de 1930.
Bem, é isso. É um episódio fraco, como a maior parte da temporada. Um bocado de clichês mal costurados (na minha opinião) que acabam da maneira esperada. No próximo, mais um episódio que eu não gosto, e eu ainda considero pior do que essa dupla aqui. E continuamos em frente, na esperança de melhorar. Allons-y!

2 Response to "Doctor Who 2005 - 3x05 - "Evolution of the Daleks""

.
gravatar
Dri Pepper Says....

Essa temporada é a de Blink, o que prova que sempre há esperança ♥

.
gravatar
Unknown Says....

Blink contrabalança toda uma temporada de média a fraca. Nossa.