quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Doctor Who 2005 - 3x00 - "The Runaway Bride"

Posted on 01:11 by Unknown

O especial de Natal começa onde o último episódio da 2a temporada parou: Com uma mulher, vestida de noiva dentro do TARDIS, logo depois do Doutor ter-se despedido de Rose. Ambos estão atordoados com o fato, e a noiva, Donna Noble (guarde bem esse nome) exige que o seu "sequestrador" (o Doutor) a leve de volta à igreja de Chiswick, onde ela iria se casar. Mas o Doutor pousa perto da Oxford Street, o que eu acho que é longe.

Donna sai correndo do TARDIS atrás de um orelhão, para avisar a família, enquanto o Doutor divaga sobre o que aconteceu... E ele reconhece alguns Papais-Noel mascarados... Lembram do especial de Natal do ano anterior? Então. O Doutor consegue distraí-los usando a sua chave de fenda sônica num caixa eletrônico (que começa a cuspir dinheiro e gera uma grande confusão), e segue procurando Donna. Ela conseguiu pegar um táxi, mas o mesmo é controlado pelos Papais-Noel mascarados. O Doutor não tem outra opção a não ser voar com o TARDIS no meio da rodovia, e salvá-la.

doctor who runaway bride Pictures, Images and PhotosO revés obtido foi que o TARDIS precisava ficar parado por um tempo, para se recuperar do esforço. O Doutor dá a Donna um anel para que ela possa evitar aqueles andróides travestidos de Bom Velhinho, e começa a tentar descobrir o que aconteceu para ela ir parar no TARDIS. Ele descobre que ela trabalha numa seguradora, a H. C. Clements, onde ela conheceu o seu noivo, Lance Bennett, e a leva lá, para alívio de todos. A seguradora, na verdade, pertence ao Instituto Torchwood, e graças às fotografias tiradas, o Doutor (e nós) sabemos que ela foi transformada em partículas Huon, uma fonte de energia inexistente há bilhões de anos. Devido a isso, o anel não dá para escondê-las dos vilões, que chegam na sede da seguradora, onde tentam pegar Donna. O Doutor consegue desligá-los usando sua chave de fenda sônica e o sistema de som do prédio, e descobre quem os controla: Uma nave em forma de estrela que está sobre a Londres, mas ele perde o sinal.

O Doutor pede que Lance proteja Donna dentro da seguradora, e começa a pensar: Quem está controlando essa empresa, se Torchwood Um foi dissolvida na Batalha de Canary Wharf (final da 2a temporada)? Bem... Um andar secreto é encontrado, e os três acham um túnel longo que os levam até a Barreira do Tâmisa, que é uma grande estrutura para evitar inundações no centro de Londres. Lá, o Doutor encontra um laboratório onde as partículas Huon são produzidas e armazenadas em estado líquido, e ele percebe que Donna está saturada delas, e por causa da tensão do dia do casamento, elas se ativaram por si só. Ela finalmente foi parar no TARDIS por causa da fonte de partículas Huon da própria nave.

Continuando a exploração, um grande buraco é visto, e o Doutor descobre que foi cavado pela tecnologia laser que o Instituto Torchwood detém. E o dito cujo vai até o centro da Terra. Nisso, uma criatura meio-humanóide, meio-aranha surge. É um dos Racnoss, uma raça alienígena que era para ter sumido há alguns bilhões de anos (é, mas tem uma vivinha da silva ali). Essa daí, chamada de Imperatriz, coseu uma grande teia sobre o poço, com o corpo do dono da seguradora pendendo sobre o mesmo. Lance revela-se: Ele está trabalhando com a aranhona feiosa aí, e saturou Donna com partículas Huon, servindo-lhe café irradiado intencionalmente. Com isso ela se apaixonou por ele e topou se casar, apesar dele não gostar dela, achá-la uma estúpida. Quando o Doutor e Donna (com o coração partido) fogem para o TARDIS, a Imperatriz resolve usar o próprio Lance na sua experiência, entupindo-o de partículas Huon.

O Doutor volta no tempo com o TARDIS, e descobre o plano: No momento da formação do planeta Terra, uma nave dos Racnoss aloja-se no seu interior: O plano da Imperatriz é usar as partículas Huon para acordá-los e destruir a humanidade, fazendo da Terra seu novo lar. Na volta, Donna é capturada pela Imperatriz, o Doutor é detido e a idéia é jogá-la para os Racnoss que estão dentro do buraco, subindo e morrendo de fome. Enquanto isso, Londres é atacada pela nave da Imperatriz.

O Doutor ainda tenta uma última cartada, sem sucesso, de propor aos Racnoss uma migração para outro planeta, e deixar a Terra em paz. Ela recusa, e ele se apresenta: Ele é natural de Gallifrey, um dos Senhores do Tempo, que horroriza a Imperatriz, já que sua raça acusa o povo do Doutor de terem massacrado-os. Explosões ocorrem nas paredes, água do Rio Tâmisa começa a entrar no dique, enche o buraco, e mata os Racnoss afogados. A energia Huon da Imperatriz termina, ela foge para a sua nave, que é abatida pelo Exército inglês, sob comando do Primeiro-Ministro Harold Saxon (guarde bem esse nome). O Doutor estava com desejo de vingança, mas Donna consegue impedí-lo, e eles fogem no TARDIS.

Donna é devolvida à sua família, mas ela está desolada, tendo perdido o emprego e o noivo na mesma noite. Ela recusa um convite de ser companheira do Doutor, mas aconselha-o a procurar uma. Ele fala rapidamente sobre Rose, e some dentro do TARDIS.



O especial de Natal tem o papel de apresentar uma história auto-contida do Doutor, sem ligações imediatas com a cronologia "oficial" do nosso viajante do tempo favorito. Logo, você pode vê-la sem ter visto a série. Na minha opinião, esse é o especial de Natal mais fraco, por conta da história ser um pouco pobre. Esse papo dos Racnoss, de dominação mundial, é meio sem-graça, já vimos antes. Mas temos momentos curiosos, como o Rio Tâmisa ficar seco depois de ter toda a sua água usada para afogar os Racnoss no interior da Terra.

Algumas curiosidades são:
  • A cena inicial é a mesma do final da 2a temporada, mas foi refilmada por diferenças na iluminação.
  • Os robôs Papai Noel e as Árvores de Natal explosivas voltam nesse especial de Natal, mas pela primeira vez vemos eles sem máscara.
  • Essa é a primeira menção às partículas Huon, que é o elemento mais importante encontrado no Coração do TARDIS. O combustível, podemos dizer assim.
  • O Instituto Torchwood tinha uma base secreta embaixo da Barreira do Tâmisa, coisa que o Doutor já viu de monte: A base da Consciência Nestene, perto da roda-gigante (a London Eye), a base da UNIT debaixo da Torre de Londres no especial de Natal passado, os Cybermen na Estação de Energia de Battersea, e a sede de Torchwood Um no endereço 1 Canada Square, num arranha-céu famoso.
  • É a primeira citação ao mundo natal do Doutor, Gallifrey, na série nova.
  • Não é a primeira vez que Harold Saxon é citado na série. No episódio "Love and Monsters", o nome dele aparece no jornal que o Abzorbaloff está lendo. Na terceira temporada ele aparece mais, muito mais.
  • Usar a lâmpada do TARDIS para disparar uma descarga e fazer nevar... É a primeira vez na série.
  • A atriz, Catherine Tate (Donna Noble) é uma humorista famosa no Reino Unido, tendo um programa de entrevistas na televisão, e um outro programa, de esquetes. Ela recusou viajar com o Doutor no TARDIS, mas quem já viu tudo sabe que as coisas mudam.
  • O dinheiro que sai do caixa eletrônico é na verdade falso. São notas de 10 libras, que tem o rosto do Doutor estampado, e as frases "I promise to pay the bearer on demand the sum of ten satsumas" (eu prometo pagar ao portador a soma de 10 satsumas), e "No second chances — I'm that sort of a man" (Não há segunda chance - eu não sou desse tipo), que são citações ao especial de Natal anterior. As notas de 20 libras saíram com o rosto do produtor Phil Collinson, com a frase "There's no point being grown up if you can't be a little childish sometimes" (não há problemas em ser crescido se você pode ser um pouco infantil às vezes), frase do Quarto Doutor, Tom Baker, no episódio Robot (12a temporada).
Quanto ao episódio... É interessante, mas eu acho a história ainda um pouco pobre. A Donna é engraçada, daquele jeito irritadiço e briguento. O Lance é insípido, o Doutor está bom como sempre, e a Imperatriz dos Racnoss... Argh. Dá para o gasto.

Daqui por diante... Terceira temporada. Allons-y!

No Response to "Doctor Who 2005 - 3x00 - "The Runaway Bride""