terça-feira, 24 de novembro de 2009

Torchwood - 1x11 - "Combat"

Posted on 01:11 by Unknown

Jack persegue umWeevil através das ruas de Cardiff, e passa pelo restaurante onde Gwen e Rhys estão jantando. Ela acaba ajudando-o na caçada, largando o namorado (isso ainda vai dar m****). Os dois seguem o Weevil até um estacionamento, onde ele é sequestrado pelos integrantes de uma van branca... E eles não tem como fazer nada.

De volta à base, Ianto reporta um alto índice de feridos em hospitais, cujos ferimentos são semelhantes ao causados pelos ataques dos Weevils. Jack nota que os Weevils estão também ganhando imunidade ao "spray anti-Weevil" que eles estavam usando..

Enquanto isso, Owen não atende o seu celular. Ele está num bar, ainda bebendo e tentando esquecer Diane Holmes, e entra numa briga com o namorado da atendente do bar. Na base, Tosh fala para Gwen do caso que Owen teve com Diane.

Nas celas, o Weevil capturado que Torchwood Três estava estudando, começa a uivar (ou algo assim desse tipo). Jack conta a Ianto da teoria que Owen tem, que os Weevils compartilham uma conexão telepática de baixo nível. Se isso está valendo, aquele Weevil está compartilhando a dor de outros. E Tosh consegue rastrear a van branca, até as docas de Cardiff.

Na manhã seguinte, Jack e Tosh acham um armazém vazio e um corpo de um homem que foi atacado e morto por Weevils. Jack pega o celular do defunto e uma voz distorcida manda ele não se meter no que eles não entendem. Jack responde dizendo que irá caçá-los, e a ligação cai. Jack pede a Ianto para rastrear as ligações do celular, mas ele está limpo.

Owen é chamado à base para executar a autópsia. O corpo é de Dan Hodges, um empresário do ramo de software. Ele confirma a causa mortis, mas observa hematomas no corpo, como se ele tivesse sido socado por humanos antes do ataque do Weevil. Jack intui que estão usando Weevils para cometer assassinatos, e assim não podem ser rastreados até humanos.

Gwen dá a triste notícia à família do morto, e fala com Owen sobre Diane. Ele não responde e resolve encerrar seu caso com Gwen. De volta à base, Tosh nota que a van entrou direto no armazém: Logo, os integrantes do veículo sabiam que ele estava vazio. Ou o grupo era dono do armazém, ou tinham contato com uma das corretoras, a Lynch Frost. Logo, Owen (que ninguém dos posíveis vilões conhecia) iria disfarçado como um empresário querendo estabelecer-se em Cardiff.

Owen visita Mark Lynch e planta um dispositivo no computador dele, de forma que Torchwood poderia monitorar o micro (seria esse um LogMeIn?). Ele pergunta sobre o armazém, e Mark mente, dizendo que está vendido. O mesmo propõe conversarem sobre outras possibilidades após um drinque mais tarde. Owen sai, e Tosh monitora Mark. Ele vai comprovar a história de Owen na Internet, e ela redireciona-o para uma página falsa sobre Owen.

Jack e Ianto vão a um hospital falar com uma vítima dos Weevils, mas ele se recusa, com medo de que "eles" o matem. Jack toma uma decisão louca: Solta a "Janet" (o Weevil que eles mantém em cativeiro), colocam um rastreador nas suas roupas e vão ver se ela é capturada por esse grupo. Tosh e Ianto tem reservas quando à decisão do chefe ("reservas" é pouco, ficaram desesperados!), mas Jack assegura que irá acompanhar Janet de perto. Tudo ocorre como o planejado, e vêem ela ser capturada.

Owen e Mark estão bebendo quando o ciumento namorado das noites anteriores aparecem com um amigo. Sim, sai uma briga, eles ganham, e Mark nota a brutalidade de Owen, e se interessa (não, nada homossexual). Ambos voltam para a casa de Mark, que comenta da raiva de Owen, e que ele não é o único frustrado raivoso. Eles podem ser bem sucedidos, mas não é tudo, tem muito mais por aí para ser visto. E ele diz que algo está lá fora, na escuridão, e está vindo.

Gwen confessa seu caso com Owen para Rhys, mas droga ele com uma pílula de amnésia. Assim, ela tem o seu perdão sem que ele lembre-se de nada. Ele ainda a xinga de vagabunda egoísta (é, ele não está de todo errado, mas eu discordaria do "egoísta"...) e desmaia. Ela não consegue o que queria falar, volta para a base e chora.

Owen acha uma porta trancada no apartamento de Mark no caminho para o banheiro. Abrindo-a, acha um Weevil acorrentado ao teto. Mark entra, e conta que achou o Weevil nas ruas, sem saber o que ele é. Mark acha que é o futuro da humanidade, quando tudo o que sobrar será a sua raiva. Ele revela-se como um dos que foram chamados de "eles", que Hodges não foi assassinado, e oferece a Owen uma vista privilegiada do que está acontecendo.

Jack, Tosh e Ianto descobrem que o localizador ficou para trás, e Gwen vê no celular de Hodges um SMS com um CEP. Ela rastreia até uma das propriedades da Lynch Frost e informa Jack, que a busca para irem até lá.

Enquanto isso, Mark leva Owen para o edifício em questão, onde dezenas de homens está lá. Vários estão lutando entre si, e Mark diz que é o "aquecimento". Esse é um local onde os homens buscam o sentido para a vida, retornando aos seus instintos mais básicos. O principal acontecimento é lá dentro, onde há uma jaula onde um homem é trancado lá para lutar contra um Weevil ("Janet", no caso). Muitos ficam dentro e saem se quiserem, mas Dan Hodges não, ficou até o final.

Owen decide dar um fim em tudo, e Mark coloca uma arma na sua cabeça, levando-o até a jaula. Owen faz uma contraproposta: Abaixe a arma e ele irá para a jaula por vontade própria. Assim é feito, e ele encara Janet, que o olha desconfiada e o circula. Owen sorri.

Jack e a equipe de campo de Torchwood entram, com tiros para o alto: Janet se assusta e ataca Owen, mordento seu peito e pescoço. Ela é alvejada no braço por Jack, e Owen é tirado da jaula. Jack termina com a "festinha". Mark assombra-se com o fato que Owen não teve medo, e resolve entrar e enfrentar Janet. Jack tenta impedir, mas Mark diz que "é o fim". Jack abaixa a arma, e Mark é morto por Janet.

No hospital, Owen diz que não queria ser salvo. Naquela jaula, por alguns segundos, ele estava em paz - até eles chegarem. Owen ainda pergunta se Jack tem todas as respostas, e sabe realmente o que é o melhor. Jack responde que o quer de volta ao trabalho no dia seguinte.

De volta, Owen vai até as celas, encarar os Weevils. Eles rosnam, mas Owen range os dentes e rosna como se fosse um Weevil. Ambos gemem e recuam para o fundo das sua celas. Owen sorri, e o episódio se encerra.




Este é um episódio centrado no Owen, principalmente no vácuo emocional que ele está depois da partida de Diane Holmes, no episódio passado. Mesmo assim, acho Burn Gorman (o ator) muito inexpressivo, e aquela boca plana dele não ajuda em nada para expressar a angústia e a raiva que o personagem está sentindo. Não considero esse um episódio brilhante por ser uma cópia da história do filme "Clube da Luta" (que eu não vi, mas conheço a história). Mas pelo menos temos os Weevils fazendo alguma coisa além de rosnar e matar (ei, eles fazem algo diferente?), e uma continuidade, além do caso de Owen e Gwen chegando ao fim. Em resumo, um episódio... Médio, na minha opinião.
Vamos às curiosidades:
  • O site que Mark usa para pesquisar informações sobre Owen existe, é esse aqui. Se funciona ou não... Não experimentei. Ele apareceu também em Doctor Who, mais notadamente no primeiro episódio da nova série.
  • "Algo está vindo, algo no escuro". Suzie Costello falou a mesma coisa há alguns episódios atrás. Alguns dizem que isso é referência ao final da 1a temporada de Torchwood. Outros já dizem que é o final da temporada 2009 de Doctor Who. Só sei que... Nada sei a respeito.
  • Jack fala a Tosh "o Weevil pousou", uma referência ao livro "A Água Pousou", de Jack Higgins, e ao pouso do homem na Lua, em 1969.
  • A empresa Lynch Frost, tem o sobrenome dos dois criadores da série Twin Peaks. Sim, foi de propósito.
  • Quem escreveu esse episódio foi Noel Clarke, que os fãs de Doctor Who lembram como Mickey, o ex-namorado de Rose que foi parar num universo paralelo.
Sem mais, nada mais... E Jack Harkness na berlinda, no próximo episódio. Até lá!

No Response to "Torchwood - 1x11 - "Combat""