quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Doctor Who 2005 - 2x06 - "Age of Steel"

Posted on 01:11 by Unknown

O episódio segue como sequência do episódio anterior, "Rise of the Cybermen". Como vocês leram no meu último post, John Lumic, o vilão megalomaníaco de plantão, quer transformar toda a humanidade em Cybermen. Na sua ótica distorcida, ele está fazendo um favor à humanidade, preservando-a da mortalidade. O Doutor consegue usar uma célula de energia do TARDIS para desintegrar os Cybermen que estão do lado de fora. Pete tentar voltar para resgatar Jackie, mas o Doutor faz-o desistir, dizendo que todos morreram lá dentro. Pete também se apresenta aos "Pregadores" como a fonte deles de dentro das Indústrias Cybus. Os Pregadores seguem rumo à cidade para tentar alertar a população.

Os EarPods são usados conforme todos nós pensamos, e todos os afetados caminham até a Estação de Energia de Battersea, incluindo Jackie Tyler. Os Cybermen começam a fechar as cidades, e o grupo decide se separar para aumentar as chances de fugir da infestação de Cybermen. Ricky (a versão de Mickey nesse universo paralelo) é morto pelos Cybermen.

O senhor Crane, braço-direito de Lumic, acaba traindo-o e tentando matá-lo ao desligar o suporte de vida da cadeira. Sim, ele é morto pelos Cybermen, que propõem a Lumic a atualização. Ele recusa, mas é forçado a fazê-lo. Mickey fala aos Pregadores da morte de Ricky, e o grupo remanescente decide que a maneira melhor de impedir o ataque final é sabotar a transmissão que é feita a partir do zepelin de Lumic.

Jake e Mickey invadem o zepelin, Rose e Pete entram disfarçados, e o Doutor e a senhora Moore entram pelos túneis de refrigeração. Essa senhora trabalhou nas Indústrias Cybus, mas descobriu o que não devia, e tornou-se uma perseguida por Lumic. Rose e Pete entram, são reconhecidos pelo Cybermen que era Jackie e são capturados, levados ao Cyber Control. O Doutor e a senhora Moore encontram um Cyberman, desativam-na (era uma mulher) e descobrem um inibidor emocional no peito. Se desativarem o inibidor emocional de todos os Cybermen, teremos uma grande confusão. A senhora Moore morre, e o Doutor é capturado - também.

Mickey e Jake decidem chocar o zepelin com o solo, mas disparam um alarme no caminho. O Doutor encontra Rose e Pete, e são apresentados ao Cyber Controlador, a nova forma de John Lumic. O sinal é desativado no zepelin (sem ter que cair com ele), as pessoas acordam do transe e fogem com medo. O Doutor tenta arrancar informações do Cyber Controlador, de forma que Mickey (que está vendo através de uma câmera) entende, faz a busca, descobre o código e repassa ao celular de Rose, via SMS. E o celular é conectado aos sistemas, o que causa um grande reboliço com os Cybermen, que finalmente descobrem que foram... "Atualizados" à força. Tudo trava (pau no Windows? Talvez).

Tudo começa a pegar fogo, o Doutor, Rose e Pete fogem por uma escada de cordas lançada pelo zepelin, e ainda com tempo para derrubar o Cyber Controlador de lá de cima, graças à chave de fenda sônica e Pete. De volta à TARDIS, o Doutor coloca a célula de energia, que reacende a nave. Ele também fala a Pete que Rose é sua filha, e o verdadeiro nome da senhora Moore a Jake. Mickey decide ficar para ajudar a matar os Cybermen restantes e ficar com sua avó cega. Para quem não sabe, ela é que criou Mickey, e ele sente-se culpado pela sua morte (no nosso universo), porque ele não pregou corretamente um tapete na escada, e ela rolou, quebrando o pescoço. Rose e Mickey tem um momento de despedida, o Doutor avisa que essa mudança não tem volta (ah, tá bom...), e pronto, de volta ao universo certo.




Não há muito o que acrescentar sobre esse episódio, além de algumas curiosidades:

  1. No final, no universo paralelo, Mickey fala para Jake que eles lembrarão Ricky lutando em nome dele. Jake está cético quanto a vitória, mas Mickey tranquiliza-o, dizendo que ele mesmo já salvou o universo com um caminhão grande e amarelo. Esta é uma alusão ao episódio "The Parting Of The Ways", no final da 1a temporada.
  2. O surgimento dos Cybermen nesse universo não contradiz o surgimento deles no nosso universo. A forma foi diferente, mas o destino foi o mesmo.
  3. Mickey continua fazendo referência a si mesmo como o "cão de lata", alusão ao cachorro robótico K-9, companheiro do Doutor.
  4. Pela primeira vez, mulheres são convertidas para Cybermen.
  5. Mickey sai por vontade própria, e é o primeiro companheiro do Doutor a fazê-lo. Adam Mitchell foi "posto para fora". Jack Harkness ficou para trás.
  6. O climax entre Rose e Mickey relembra o final de Casablanca, inclusive com o direito da citação a Paris...
Ainda teremos novidades quanto a esse universo paralelo. Aguarde e confie. Por hora, allons-y!

No Response to "Doctor Who 2005 - 2x06 - "Age of Steel""