sábado, 15 de agosto de 2009

Band of Brothers - 1x9 – Why We Fight

Posted on 23:31 by Rodrigo Serrano


“Dizíamos que alemão bom é alemão morto, mas sabíamos que eram só jovens, todos nós éramos”

“Sob circunstâncias diferentes, poderíamos ter sido amigos”


11 de abril de 1945 Thalem, Alemanha

A cidade está destruída, os sobreviventes locais limpas os destroços ao som de um violinista que toca Beethoven.


Um mês antes – Sturzelberg, Alemanha

Com a cidade tranqüila, os soldados da Easy se divertem como podem, uns transam, outros roubam ovos ou peças de prata...Nixon é rebaixado de posto pois não consegue dizer aos pais dos soldados falecidos que eles morreram como heróis, um pouco depois ele recebe uma carta de sua esposa que quer o divórcio e vai levar tudo. A notícia de que 300 mil alemães se renderam é muito bem recebida e os soldados partem para outra cidade. No meio do caminho, os alemães rendidos são escoltados.


Winters pede que façam patrulhas ao redor da cidade para caso eles precisem passar a noite lá. Quando estão andando, acham algo indescritível e reportam aos oficiais, que logo vão ao local. Ao chegarem avistam vários homens muito magros, pálidos e machucados, muitos outros mortos jogados em qualquer lugar, absolutamente incrédulos, os soldados começam dar suas reservas de água e comida aos homens, quando indagado, sobre que tipo de campo era aquele e que tipo de pessoas estavam lá, um homem diz que é um campo de trabalho e que as pessoas que estavam lá eram músicos, intelectuais, médicos, todos pessoas normais, Judeus normais...


Todos se mobilizam para trazer mais comida e água para os Judeus, porém Coronel Sink traz o médico que diz que devem parar de dar comida, pois os mesmos estão em estado de inanição e podem morrer, eles devem ficar no campo à espera de um local onde possam ser tratados. Liebgott deve dizer isso à eles, e ao faze-lo, não consegue conter sua emoção.


Outros campos assim estão sendo encontrados em todo o país, ainda piores, com câmaras de execução e forno para cremação, porém os habitantes dizem que é exagero. A lei marcial é decretada e todos que possuem idade entre 14 e 80 anos devem enterrar os mortos.


Nixon dá a notícia de que Hitler se matou.


“Durante os meses seguintes, os Aliados descobriram muitos campos de concentração. Tais campos eram parte da tentativa nazista de efetuar a ‘Solução Final’ para a ‘Questão dos Judeus’. De 1942 a 1945, 5 milhões de minorias étnicas e 6 milhões de judeus foram mortos – muitos em campos de concentração.”




No Response to "Band of Brothers - 1x9 – Why We Fight"