quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Doctor Who 2005 - 2x09 - "The Satan Pit"

Posted on 01:11 by Unknown

... E, no capítulo anterior... Não, volta para o post anterior e veja. Aqui vamos em frente.

Então um grupo de Oods avança para cima de algumas pessoas, incluindo Rose, mas os seguranças abrem fogo contra os Ood possuídos, que morrem. Na sala de controle, avisam que a órbita do planeta em torno do buraco negro estabiliza-se novamente. Os Ood remanescentes matam uma guarda feminina com a esfera de tradução, e os remanescentes dos humanos estão entrincheirados na sala de controle, ou com pouca munição. A Estratégia 9 é deflagrada (hein?), e o Doutor, junto com a oficial de ciências, entra em contato com a base. O alçapão está aberto, mas nada saiu do poço, que parece não ter fundo.

Ambos recebem a ordem de reagruparem, já que foi deflagrada a Estratégia 9, mas a oficial de ciências quer ficar. O Doutor fala da curiosidade do ser humano, mas lembra que a besta falou de si mesma como A Tentação - quem sabe, essa tentação é o que aguarda para se libertar. Sabiamente, o Doutor resolve voltar. Enquanto isso, na base, o arqueólogo é colocado sob mira de armas (e é quase morto, mas Rose consegue evitar), mas agora ele tem aparência normal, e eles percebem que o que havia nele, ali não está mais.

A Estratégia 9 é o agrupamento de todos os humanos na sala de controle (lacrada), e a abertura das comportas de ar, que irá tragar os Ood para o espaço profundo. Mas há uma falha de energia no elevador, os Ood possuídos controlam os painéis, e a Besta entra em contato. E o Doutor entrevista-o! Bem, o Doutor pergunta sobre qual diabo ele é, de que religião, já que existem mais religiões do que planetas... E ele diz que é de todos. Os Discípulos da Luz (não sabemos quem são) reuniram-se e trancafiaram-no naquele poço sem fundo, antes mesmo do universo existir. O Doutor retruca que é impossível existir vida antes do início do universo, e a besta diz que essa é apenas uma crença dele, "o assassino de sua própria raça". Depois, como bom (?!) tentador que é, ele começa a se dirigir a cada um da tripulação, falando dos seus medos e inseguranças. E, ainda sobre Rose, ele prediz que ela será perdida em batalha.

Começa o pânico entre os humanos mas o Doutor consegue debelá-lo, enfatizando a força da humanidade, como a união, a coragem, etc e tal. O cabo do elevador rompe-se, e eles caem de volta na caverna, presos e com menos de uma hora de ar disponível. A oficial de ciências quer ir lá investigar o poço, mas o Doutor desce no lugar dela. A Estratégia 9 não pode ser executada apenas com energia de reserva, e os Ood tentam invadir a sala lacrada, onde os humanos estão. O capitão consegue redirecionar energia do foguete, e tem 50% da energia total. O oficial de segurança descobre como derrubar os Ood sem matá-los, que é enviando um sinal telepático que faz com que o campo telepático que os une vá a zero. Ótimo! Mas só pode ser disparado a partir do console central da Habitação Ood. O único acesso é através dos tubos de ventilação desativados (sempre eles!), mas dá para levar ar até eles.

O oficial de segurança esgueira-se pelos túneis, os Ood entram e estão em perseguição, e no meio da confusão morre mais um da tripulação. Vemos também que o arqueólogo ainda está possuído, já que os Ood reconhecem-no (olhos vermelhos) e não o atacam. Bem, os Ood são abatidos pela descoberta do oficial de segurança, o arqueólogo é salvo mas ninguém sabe da verdade... E o Doutor? O Doutor está descendo ao fundo do poço, e divaga com a oficial de ciências sobre o demônio, e acha que ele, no fundo, é apenas uma idéia. Acaba o cabo, ele solta-se do que sobrou do cabo e cai até o fundo do poço sem fundo, para desespero de Rose, quando sabe.

A oficial de ciências conforma-se em não poder ser resgatada, já que todos irão abandonar a base e certificar-se de que ninguém mais volte. Rose quer ficar, mas é sedada e levada para longe. Lá no fundo, o Doutor acorda, com o capacete amassado. Ele ainda consegue respirar, e supõe-se que um colchão de ar amorteceu a sua queda. Rose acorda e tenta dissuadir o capitão (inclusive com uma arma), enquanto o arqueólogo está visivelmente empolgado com a fuga. Rose questiona porque eles estão conseguindo fugir tão facilmente, e o arqueólogo a responde rispidamente. O Doutor encontra inscrições nas paredes, mostrando a história da luta contra a besta, sua derrota e aprisionamento. Também vê 2 lâmpadas que quando acesas, revelam uma criatura gigantesca: Um demônio acorrentado às paredes da caverna, com corpo humanóide e chifres de bode. Só que algo está errado... Cadê a voz? O Doutor admite a existência do Mal, pelo menos fisicamente (ele não aceita o que ele é), mas nota que a voz brilhante, inteligente, maléfica... Não está lá. Assim como a mente. Só sobrou o corpo. SIm, é o que você está pensando até aqui. A prisão é perfeita: Se ele se soltar, o planeta cai no buraco negro. Só que o corpo está lá, a mente não. O diabo, segundo o Doutor, é uma idéia. Mas uma idéia difícil de ser morta.

Como disse, se o corpo for liberto, a gravidade do planeta cessa, o buraco negro suga tudo... Inclusive o foguete onde Rose e os outros estão, como também o arqueólogo, que virou "casinha do capeta". As lâmpadas são quebradas, desestabilizando o campo gravitacional, e o foguete começa a ser sugado. O corpo da besta é queimado e destruído, mas a sua mente toma posse de vez do arqueólogo. Rose dá um jeito, quebrando o vidro ("vai para o inferno!") e deixando que ele fosse sugado pelo vácuo. O sistema de emergência faz seu papel. Os Ood começam a voltar ao normal, mas já é tarde para salvá-los, ou mesmo para salvar-se a si mesmo. Nem tanto: O Doutor encontra no fundo do poço, atrás do corpo em chamas da besta o TARDIS. Assim, ele reboca o foguete, salva a oficial de ciências (que estava morrendo) e o dia. Algum papo entre os personagens, e o episódio encerra-se apoteoticamente.




Esse episódio é continuação direta do anterior, e continua com uma história interessante. Engraçado como as manifestações diabólicas deixam o espectro do religioso para virar algo patente numa série de ficção científica, e de uma forma interessante. Nunca vi um "mocinho" de história enfrentar o mal em nível bruto, como é a besta manifesta nesse episódio. Não há muito o que dizer, além de que esse duplo é bom: Nada de espetacular, mas é bom. Algumas curiosidades que encontrei:
  • O capitão fala em algum momento que a missão da Base Santuário 6 representa o Arquivo Torchwood;
  • A fala da besta a respeito de Rose tem a ver com o fim da temporada - mais 3 semanas e nós chegamos lá;
  • O TARDIS consegue escapar da atração de um buraco negro. Logo, é mais potente do que parece.
  • O Doutor fala que seu povo criou os buracos negros. O Olho da Harmonia, fonte inicial de energia para todos os TARDIS, é um buraco negro controlado pelos Senhores do Tempo.
  • E o Doutor tenta se declarar à Rose, passando pela oficial de ciências, e não consegue! E não é só aí não, tem outros momentos que acontece a mesma coisa.
  • O design da besta tem o dedo do desenhista de quadrinhos Simon Bisley.
  • As cenas da besta e do Doutor foram filmados no mesmo local onde foram filmadas as cenas dentro da nave Sycorax, no especial de Natal "The Christmas Invasion".
  • O nome "Ood" vem de "odd" (ímpar, estranho, diferente, esquisito), em inglês.
Bem, passada esta aventura, vamos para a próxima, que... É uma tranqueira. Vocês entenderão melhor na semana que vem. Allons-y!


No Response to "Doctor Who 2005 - 2x09 - "The Satan Pit""