quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Doctor Who 2005 - 2x07 - "The Idiot's Lantern"

Posted on 01:11 by Unknown

O episódio não começa com o Doutor e Rose saindo do TARDIS, mas mostrando um cidadão comum, o senhor Magpie, dono de uma pequena loja, a Magpie Electricals, fazendo a contabilidade durante uma noite de tempestade. Um raio atinge a antena de TV. De repente, a apresentadora que está na TV preto-e-branco começa a falar com o atônito dono da loja, e ele é sugado para a tela.

Depois da abertura, vamos até o TARDIS. O Doutor e Rose chegam pensando que iriam ver um show do Elvis Presley em Nova York, mas na verdade pousaram no bairro de Muswell Hill, Londres, um dia antes da coroação da Rainha Elizabeth II (1 e 2 de junho de 1953). Bem, erraram (novamente) de local (Nova York para Londres) e de data (uns 15 a 20 anos). Normal, né? O jeito é se vestir como o pessoal da época e se misturar, e o Doutor tem até uma lambreta da época (uma scooter, para quem não conhece o termo).

Uma família, os Connollys, são mostrados, e a mãe, Rita, está preocupada com a avó, que tem algum problema relacionado ao rosto. E não é só ela: Um homem coberto por um cobertor é levado por uma van da polícia. Tommy Connolly (o filho) diz que as pessoas estão virando monstros ao longo da rua. Mas o pai, Eddie, puxa o garoto para dentro de casa. O Doutor se passa por um representante do governo (graças ao papel psíquico) e entra na casa. Tommy os leva ao quarto da sua avó, que não tem mais o rosto. Simplesmente sumiu tudo. A mente está vazia, limpa. Nenhuma atividade cerebral. A polícia chega, derruba o Doutor e leva a senhora sem rosto embora. No meio da confusão, Rose fica para trás enquanto o Doutor persegue a van da polícia, e nota a TV com raios esquisitos saindo dela. Eddie Connolly coloca ela para fora, e ela vai até a loja do senhor Magpie. Afinal, ele está vendendo televisores a um preço muito barato (5 libras, contra 70 a 80, que era o preço médio), e todo mundo está comprando. Ela conversa com o lojista, que desconversa. Lá ela vê a anunciante da televisão, que se apresenta como A Rede, conversa com Rose, diz que tem fome... E sim, suga o rosto de Rose também.

Nisso, o Doutor descobre onde estão as pessoas que perderam o rosto, e com a ajuda de Tommy Connolly, descobrem que A Rede é uma entidade alienígena que foi executada pelo seu próprio povo, mas fugiu na forma de um raio, e vagou pelo espaço até entrar por uma antena de TV. Assim que ela devorar mentes suficientes, poderá tomar a sua forma original, e planeja atingir todas as casas de Londres, já que todos irão ver a coroação de Elisabeth II. O senhor Magpie está nesse rolo todo por ter tido o rosto poupado, e a promessa de libertação que ela o deu. Ela vai para um televisor portátil, mas antes nocauteia todo mundo.

O Doutor e Tommy acordam e pegam peças de eletrônica para contra-atacar. Enquanto acontece a coroação de Elisabeth II, o senhor Magpie sobe até a torre de transmissão (com A Rede babando para se alimentar, apressando-o). Mas a engenhoca feita pelo Doutor é ligada na sala de controle da torre, e ele no alto consegue ligar o cabo, fazendo com que os tentáculos de energia criados por A Rede fossem sugados de volta. Ela ainda mata o senhor Magpie, mas devolve o rosto das vítimas, além de libertar as novas vítimas, presas já na televisão. Segundo o Doutor, ela foi gravada numa fita de vídeo-cassete Betamax, e ele depois gravaria por cima para ter certeza de que não seria recuperada.

Depois disso tudo, as festividades da coroação, a conclusão de uma crise familiar entre os Connollys, e é isso.


Quem disse que todo episódio de Doctor Who é bom? Esse é um dos fracos da 2a temporada - tem mais. O episódio parece uma maneira simples de mostrar um fato marcante da história recente da Grã-Bretanha (a coroação de Elisabeth II), e unir a isso uma historinha meio sem graça e previsível. A subtrama paralela, da crise familiar dos Connollys (o pai é ex-combatente da 2a Guerra Mundial, como lidar com a velhice, etc), é mais interessante. Mas eu, pelo menos, considero o episódio fraco. E não foi o último dessa temporada.

Algumas curiosidades:
  • A senhora que faz a "avó sem rosto" trabalhou na série clássica do Doutor;
  • Tem uma citação a Kylie Minogue (a cantora), que aparecerá no especial de Natal da 3a temporada do Doutor;
  • A empresa de Magpie, a Magpie Electricals ainda aparece no século XXI: Na 3a temporada, tem um episódio em que é citado o seu nome, como fabricante (ou vendedor) de TVs;
  • O autor desse episódio, Mark Gatiss, também escreveu o 3o episódio da 1a temporada, e atuou na 3a temporada. Logo, ele é o primeiro autor a ser também ator em Doctor Who;
  • Torchwood é mais uma vez citado, como a maior parte dos episódios dessa temporada.
Acho que é isso. Na semana que vem, mais um episódio duplo, só que agora no futuro... E com a presença do coisa-ruim. Allons-y!

No Response to "Doctor Who 2005 - 2x07 - "The Idiot's Lantern""