quarta-feira, 15 de julho de 2009

Doctor Who 2005 - 2x03 - "School Reunion"

Posted on 01:11 by Unknown

Tudo começa com uma escola comum, a Deffry Vale School, onde o diretor (Sr. Finch) tem progressos com técnicas para aumento do desempenho escolar dos alunos, incluindo lanches de graça com batatas fritas especiais. Bem, já dizia o sábio que não existe almoço gratuito, logo aí tem coisa. O Doutor e Rose são avisados por Mickey de que alguns acontecimentos estranhos estão ocorrendo nessa escola, inclusive OVNIs foram avistados nas redondezas. Investigação é com eles mesmos: O Doutor se passa por um professor de ciências (disfarçado sob o extremamente comum nome de "John Smith", o nosso João da Silva) e fica assombrado com a inteligência incomum dos estudantes. Enquanto isso, Rose passa-se por uma nova ajudante da cozinha da escola, e repara que o óleo em que as batatas são fritas geram reações adversas às pessoas da cantina.
Claro que, mesmo na Inglaterra, onde o lema principal da sociedade é "não faça nada para aparecer", esse fato seria notícia. E uma repórter investigativa, Sarah Jane Smith, vai lá averiguar. Todos nós que começamos a ver a série a partir da sua retomada, em 2005, não conhece a Sarah. Mas os que viram a série clássica, Sarah Jane (papel da atriz Elizabeth Sladen) foi companheira do terceiro e quarto Doutores. E sim, é a mesma atriz. Legal, não? No início, o Doutor finge que não a conhece, mas ela descobre o TARDIS dentro da escola, e aí tudo se revela, para alegria dela e chateação de Rose. Sarah também traz o K-9, um cão-robô que pertenceu ao Doutor, e que está com defeito (seria a bateria com "efeito memória"?). Rose rói-se de ciúmes ao saber que o Doutor teve outros companheiros (e companheirAs), questiona-o, e ele admite que, apesar dela poder passar a vida toda dela com ele, ele não irá passar a vida toda dele com ela. Afinal, ele tem uns 900 anos, e ela, 20, no máximo. Sarah e Rose discutem, cheias de ciúmes uma da outra, num dos momentos mais engraçados (e cheios de citaçõesa episódios antigos) de toda a série.
Voltando ao problema: no escritório do diretor, pouco mais de uma dúzia de criaturas parecidas com morcegos são vistas. K-9, já consertado, descobre que o óleo onde as batatas são fritas tem origem no povo Krillitane. Descobre-se que o diretor e outros membros do corpo docente e de funcionários da escola são Krillitanes, uma espécie que pega características desejáveis de outras raças para si. Sua intenção é usar os estudantes com a inteligência desenvolvida para que, com os computadores da escola, resolvam o Paradigma Skasis, que é definida no episódio como a Teoria de Tudo, o Fazedor de Deuses... Quem resolver essa equação (que necessita também de imaginação para encontrar a resposta, daí a necessidade de crianças), terá controle sobre tempo, espaço, matéria... Tudo. Para quem perdeu todo o seu planeta e seu povo, é tentador usar esse resultado e trazê-lo de volta. E o Sr. Finch tenta o Doutor,
No final das contas, Sarah convence o Doutor do contrário, Mickey derruba a porta da escola, e desconecta os computadores, e K-9 toca fogo no óleo, destruindo tudo, inclusive ele (mas claro, de uma forma muito mais divertida do que estou relatando aqui). O Doutor despede-se direito agora de Sarah (que agradece o convite de uma nova viagem por aí, no TARDIS, mas recusa) e dá-lhe de presente um novo K-9. Mickey toma coragem e se oferece para viajar com o Doutor e Rose, e Sarah faz as pazes com Rose, oferecendo ajuda, caso precise.



O episódio funciona como uma grande desculpa para trazer de volta uma companheira do Doutor muito querida pelos fãs: Sarah Jane Smith. Parece que fez tanto sucesso que resolveram fazer um novo spin-off de Doctor Who, chamado The Sarah Jane Adventures, com um foco mais infantil. É um episódio muito divertido: Temos Mickey se questionando ("Eu sou o cão de lata!"), a volta de dois antigos companheiros do Doutor (Sarah e K-9), e uma trama simples, mas que funciona. Outra curiosidade, é que o Sr. Finch é interpretado pelo ator Anthony Head, mais conhecido como Giles, o mentor de Buffy, no seriado Buffy, a Caça-Vampiros.

Tudo bem, o cachorro de lata é ridículo, eu concordo. Os próprios produtores sabiam disso, que o personagem não se sustentaria (e ainda pensaram no passado em fazer um spin-off do K-9, acreditem!). Mas a idéia de trazer um companheiro antigo do Doutor é uma idéia muito interessante. A atriz não queria, mas acabou voltando, e gostaram tanto que o spin-off entrou em produção meses depois. Mesmo assim, concorreu ao prêmio Hugo de melhor apresentação dramática de forma curta - mas perdeu para outro episódio de Doctor Who, por acaso o próximo que iremos falar. Fiquem ligados.

No Response to "Doctor Who 2005 - 2x03 - "School Reunion""