quarta-feira, 8 de julho de 2009

Doctor Who 2005 - 2x02 - "Tooth And Claw"

Posted on 01:11 by Unknown

O Doutor convida Rose para assistir um show de Ian Dury, em 1979. Para quem não sabe, Ian Dury and the Blockheads, junto com os Talking Heads e outras bandas (The Police) inauguraram o estilo New Wave, dentro do rock n' roll, e também é autor da música Sex & Drugs & Rock & Roll. Ou seja, um cara que vale a pena ser visto. Só que, como o Doutor pilota mal o TARDIS, foram ambos parar em outro tempo e outro lugar: Escócia, 1879.

Ao sair, no caminho encontram uma carruagem, e nada mais nada menos do que a Rainha Vitória a bordo da mesma. Sem escolta pomposa, sem nada? Bem, ela estava de trem a caminho do Balmoral Castle (residência de campo da realeza britânica, adquirido pelo Príncipe Albert, esposo da mesma), quando uma árvore caiu e interrompeu a linha próximo a Aberdeen. Suspeitando de ser mais um atentado (ela já tinha sofrido seis), a Rainha segue numa carruagem com escolta leve para o seu destino. O Doutor usa o papel psíquico e se passa pelo Doutor James McCrimmon (esse era na verdade o nome de um companheiro do Segundo Doutor), e é convidado pela Rainha (ele e Rose) para pousarem em Torchwood Estate, fazenda de um amigo do do falecido Príncipe Albert.

Ao chegarem, são recebidos por Sir Robert MacLeish, que os recebe e estranhamente encoraja-os a seguir em frente, não pararem ali. A Rainha insiste em passar a noite por lá, meio que a contragosto do dono da propriedade. Então são alojados e depois temos o jantar. Rose vai trocar de roupa, vestir algo mais apropriado para a época, e encontra uma criada que está escondida no armário. Ela fica sabendo que o resto da criadagem está presa no sótão. Dias antes, Torchwood Estate foi atacada por um grupo de monges lutadores (lutam com bastões), e todos os criados e a esposa de Sir Robert são presos no sótao. Os monges tomam o lugar dos criados. O líder do grupo, padre Angelo, toma o lugar do mordomo, inclusive.

Também ficamos sabendo da aposta de Rose com o Doutor, de que seria capaz de fazer a Rainha falar uma expressão que não era do seu tempo, mas algo mais contemporâneo (uma gíria, talvez). E também ficamos sabendo da inteligência e capacidade do pai de Sir Robert, em várias áreas do conhecimento humano (até então), e a fascinação dele pelas histórias locais de um lobisomem.

Bem, ambas são presas, o Doutor fica sabendo da história, e o plano dos monges é criar o "Império do Lobo", fazendo com que o lobisomem (sim, ele existe!) morda a Rainha Vitória, e ela torne-se num também. Na verdade, o lobisomem é uma inteligência alienígena que estava a bordo de um corpo celeste que caiu em 1540 perto do monastério, e de lá até então, veio trocando de hospedeiros para se fortalecer, e agora possuiu o corpo de um rapaz da região. No jantar, ficamos sabendo que os monges são desse monastério, que abandonou a fé em Deus para idolatrar o lobo, e dos estudos do pai de Sir Robert a respeito dos fatos que cercam a história do lobo. A ação começa, o homem transforma-se em lobisomem, mata uma porção de gente (inclusive Sir Robert), descobre-se que o visco é uma arma contra o lobo, e também começamos a ver a engenhosidade do pai de Sir Robert: As paredes da biblioteca eram banhadas com óleo de visco, justamente para evitar a invasão do lobisomem.

A Rainha busca um local para esconder o seu item mais precioso, trazido com ela: O diamante Koh-i-Noor, até então o maior diamante conhecido pelo homem, e um dos maiores da história. Ela transportava-o para que fosse cortado e dividido por joalheiros. No final das contas, o diamante funciona como um prisma, que junto com o telescópio, focaliza e emite um facho intenso de luz lunar sobre o lobisomem e o mata, mas não sem antes ele arranhar a Rainha. No dia seguinte, o Doutor e Rose são sagrados Cavaleiro e Dama do Império Britânico, mas imediatamente banidos por ordem real, por não serem aquilo que dizem ser. Ambos voltam para o TARDIS, divagando se realmente a Rainha tem algo do lobisomem, depois daquele arranhão (os filhos tem hemofilia, mas poderia ser um eufemismo para licantropia), e a Rainha resolve fundar o Instituto Torchwood, para o estudo e a proteção do Império Britânico do desconhecido.


O episódio é bom (nada de espetacular), mas é uma desculpa para fundar o Instituto Torchwood, que dará origem a um bem-sucedido spin-off da série Doctor Who, em 2007. Torchwood já tinha sido citado no especial de Natal de 2005 (2 posts atrás), e ainda apareceria mais um pouco em outros episódios. O lobisomem está bem-feito, com computação gráfica, e as atuações convincentes. Só não sabemos que o Doutor e Rose conseguiram ver o show de Ian Dury, em 1979...

Existem algumas curiosidades, como a atriz que faz a Rainha (Pauline Collins) ter aparecido na "série clássica" do Doutor; o ator que é o hospedeiro do lobo (Tom Smith) ter estudado Arted Dramáticas com David Tennant. Não é a primeira vez que o Doutor encontra-se com a Rainha Vitória, já que ele esteve na sua coroação. O lobo vê em Rose algo do lobo nela, uma alusão ao arco de histórias da primeira temporada, o lance do "Lobo Mau", essas coisas. O nome do episódio é uma alusão a um poema de Lord Tennyson que confortava a Rainha Vitória depois da morte do esposo. A mesma Rainha ainda sofreria mais 2 tentativas de assassinato depois.

O próximo episódio também é interessante, com atuações da "série clássica" de volta.

No Response to "Doctor Who 2005 - 2x02 - "Tooth And Claw""