terça-feira, 23 de março de 2010
Torchwood - 3x02 - "Children Of Earth Day Two"
O episódio é sequência do anterior, com uma bomba implantada no abdômen de Jack Harkness sendo detonada na base de Torchwood Três, e fazendo tudo ir pelos ares. Gwen é pega por membros do "esquadrão da morte", e arrastada para uma ambulância, mas consegue fugir. Sob a mira da arma de Gwen, um dos homens confessa que trabalha para o Governo, o que é um absurdo: Torchwood é do Governo. Ela foge para casa, para encontrar seu esposo, Rhys.
No dia seguinte, o que sobrou de Jack é encontrado nas ruínas da base: Um braço e a cabeça. Esses restos são levados para um armazém em Londres, onde lá ele começa a reconstruir-se. Enquanto isso, Ianto envia um cartão para a sua irmã, marcando um encontro no parque onde ele acidentalmente quebrou a perna quando criança, e para trazer um laptop.
Gwen e Rhys pegam uma carona num caminhão cheio de batatas para Londres. Durante a viagem, Rhys sabe que vai ser pai. Quando eles chegam a Londres, ela tenta falar com John Frobisher, mas a sua chamada vai parar nos ouvidos de Lois Habiba. No MI5, Frobisher, Bridget e Lois presenciam a criação de um dispositivo feita por Dekker segundo as especificações enviadas pelos 456. Lois encontra com Gwen e Rhys, e fala que foi Frobisher que emitiu a ordem de execução de Jack, assim como outras pessoas cujos nomes Gwen não reconhece. Lois dá para Gwen informações sobre onde Jack está preso, e sugere uma maneira de entrarem, como agentes funerários.
Jack, agora reconstituído, é selado em concreto por Johnson para evitar a fuga dele. Afinal, ele não pode ser morto. Gwen e Rhys vem como agentes funerários para pegar o corpo do médico morto, Rupesh Patanjali, que também está no complexo. Eles são descobertos na tentativa de libertação de Jack, mas são ajudados por Ianto, que acabou de chegar. Ele rouba uma escavadeira, que leva a cela onde Jack está (com cimento e tudo), e foge do complexo.
Gwen e Rhys escapam junto com Ianto, que joga o bloco de concreto num precipício para que ele se quebre. Jack é liberto, finalmente. De volta ao MI5, o dispositivo é completo: Uma câmara envidraçada e selada, que é preenchida com um gás venenoso para seres humanos. E as crianças de todo o mundo novamente páram e falam: "Nós estamos chegando - amanhã".
A sequência continua, com a improvável destruição da base de Torchwood Três (é preciso quebrar uns ovos para termos numa omelete), o início do mistério que começa a revelar-se, com a câmara envidraçada e o gás... E a única constante na série toda: Jack não pode morrer. Aqui o foco é mais a equipe de Torchwood Três tentando entender o que está acontecendo... E a gente junto.
Curiosidades:
- A perna de Ianto foi quebrada acidentalmente por seu pai quando ele era criança.
- O governo presume que Torchwood Dois desertou mas não tem certeza.
- Johnson usa o nome 'Lázaro' para descrever a imortalidade de Jack. Na Bíblia, Lázaro foi um amigo de Jesus, irmão de Marta e Maria, que ele trouxe de volta à vida.
- É a 2a vez que Jack aparece nu. A primeira vez foi em Doctor Who (Bad Wolf).
- Lois faz a pesquisa no computador por Torchwood, e a MacLeish Estate (primeira sede do Instituto Torchwood), e Canary Wharf são citadas.
- Gwen e Rhys se passa por uma agente funerária. O irônico é que a atriz já foi uma auxiliar de um agente funerário: Gwyneth, no episódio de Doctor Who: The Unquiet Dead. Sua antepassada foi citada também no episódio Journey's End, da 4a temporada.
- Note que Jack pode reconstruir grandes partes do seu corpo, mesmo com destruição física. Não é um processo rápido nem indolor, mas não há perda de memória.
No Response to "Torchwood - 3x02 - "Children Of Earth Day Two""
Postar um comentário