terça-feira, 30 de março de 2010
Torchwood 3x03 - "Children of Earth: Day Three"
O episódio começa com a equipe de Torchwood Três, em Londres (Rhys está junto) fixando base numa antiga fábrica usada como depósito por Torchwood Um (E o Rhys chama de "Base 2"). E, já que o governo os considera criminosos, Gwen sugere que todos ajam como criminosos para obter equipamentos que sejam necessários ao trabalho deles. Como ela foi policial, conhece tudo da malandragem. Logo, todos roubam celulares, cartões de débito, notebooks e outros itens de pessoas comuns. Jack rouba um carro. Logo, a base tem o que é necessário, e enquanto eles pesquisam as outras pessoas listadas como alvos para assassinato premeditado pelo próprio Governo, Jack choca-se, parece que ele reconhece-os (ao contrário do resto), e sai.
Em Cardiff, Alice (a filha de Jack) tenta ainda falar com ele. Ela pega um celular emprestado para ligar para a polícia da cidade, mas o Governo rastreia a menção do nome de Jack Harknesse, e começa a procurar a conexão entre eles. Johnson é enviada para trazer Alice e Steven para "ajudá-los" a localizar Jack. De repente, Steven e todas as outras crianças do mundo começam a apontar na direção de Londres.
Um pilar de luz aparece no céu e entra pela sala onde está a câmara de contenção, enchendo-a violentamente. Frobisher e Dekker falam com os alienígenas, que são chamados de "456". Frobisher faz eles prometerem não mencionar a sua última visita à Terra, em 1965.
Gwen encontra Lois Habiba num restaurante, e tenta convencê-la a usar lentes de contato especiais. Dessa forma, a equipe de Torchwood pode ver tudo o que ela ver. Lois protesta, diz que tem medo de ser acusada de traição, presa e condenada, mas ainda leva as lentes. Gwen liga par ao seu amigo na polícia de Cardiff, Andy Davidson, para tirar Clem da custódia policial e levá-lo para a base.
Jack entra na casa de Frobisher, e rouba o celular da esposa dele. Jack liga para ele, tendo feito a conexão entre as crianças e os eventos de 1965. Ele ainda ameaça de "jogar tudo no ventilador" (usando um termo bem nosso). Mas Frobisher informa a Jack que sua filha e neto estão sob custódia deles, e irão matá-los se ele o fizer. Jack ameaça fazer o mesmo, com a família de Frobisher, mas eles diz que o nosso imortal favorito não faria isso, e encerra-se a ligação.
De noite, Frobisher, Bridget Spears e Lois Habiba entram na sala com a câmara de contenção, onde tudo está sendo transmitido para uma sala de conferências, onde a UNIT, um general americano e o Primeiro Ministro estão vendo. Frobisher pede que os 456 parem de usar as crianças, e os alienígenas exigem algo em troca: 10% das crianças do planeta Terra.
De volta à "Base 2", Clem fala para Gwen que ele pode sentir o cheiro do homem que levou as crianças para os aliens, que revela-se ser Jack, quando Clem aponta, tremendo. Gwen protesta, diz que ele é um dos "mocinhos", mas Jack confirma tudo, dizendo que as crianças foram dadas aos 456 "como um presente".
Mais um episódio pesado, com uma revelação que deixou John Barrowman preocupado sobre como os telespectadores veriam Jack Harkness depois dessa revelação. É claro que isso traz mais nuances ao personagem, que teve somente numa 3a temporada regular revelado que tem uma filha e um neto (conveniente, não?).
Quanto ao resto do episódio, ele traz um sentimento de inabilidade muito grande: Ninguém sabe direito o que fazer, e os 456 ditam as ordens, mandam e desmandam. Lois Habiba está com medo, assim como muita gente. Afinal, foi um contato extraterrestre que TODA a humanidade viu. Sem contar as consequências de atender as exigências dos alienígenas: 10% das crianças é MUITA criança, e crianças não são mercadoria. Bem... A coisa piora nos outros episódios. E isso é bom, tira um pouco do clichê que é habitual.
Vamos às curiosidades:
- Esta é a segunda vez no "Whoniverso" que um alienígena exigiu por 10% da população. : O primeiro foi no episódio The Sound of Drums, quando o Mestre mata 10% da população da Terra. E ambas as histórias envolvem Jack Harkness.
- Lois usa lentes de contato com a mesma habilidade de que Martha tinha em Reset.
- O Doutor é citado, e o último episódio de Torchwood onde houve menção foi Fragments.
- Existem várias falhas de continuidade, alusivas às lentes de contato especiais. Não vou listá-las por aqui.
No Response to "Torchwood 3x03 - "Children of Earth: Day Three""
Postar um comentário