quarta-feira, 10 de março de 2010

Doctor Who 2005 - 4x09 - "Forest Of The Dead"

Posted on 01:11 by Unknown

Presos no planeta-biblioteca, o Doutor, Strackman Lux, Doutora River Song e sua equipe estão fugindo dos Vashta Nerada (que falamos no episódio passado). E o Doutor tenta compreender o mistério: Como os Vashta Nerada chegaram até a Biblioteca, e o que aconteceu. O que ele descobre: O avô de Lux construiu a Biblioteca para a sua filha, Charlotte Abigail Lux (o "CAL" que eles viram antes nos monitores do sistema computacional do planeta), que sofria de uma doença incurável. O plano era que quando a Biblioteca estivesse pronta, Charlotte seria colocada no núcleo do computador principal, para que a sua consciência passasse toda a eternidade por entre os mundos virtuais criados por todo o conhecimento e literatura humanas. Ela seria observada por um outro programa, que estaria num sistema secundário, instalado na lua do planeta. O papel desse programa é ser uma espécie de anti-vírus do núcleo principal.

Acontece que o papel dos livros criados para a Biblioteca foram tirados de florestas onde os Vashta Nerada colocaram seus ovos. Quando eles acordaram, começaram a atacar as pessoas que estavam lá. O sistema (CAL) salvou os 4022 sobreviventes no seu núcleo, o que gerou muito "estresse" para todo o sistema, e mesmo o antivírus (o Dr. Moon) não conseguia resolver. O Doutor conclui então que a Donna também foi "salva" pelo sistema.

O Doutor primeiro permite aos Vashta Nerada que consultassem a Biblioteca para que eles soubessem quem ele é. Feito isto, ele negocia com os microscópicos seres (usando um "dado fantasma"): Permita que ele salve todas as pessoas que estão guardadas no núcleo do computador, e remova-as do planeta, no prazo de 1 dia, e os Vashta Nerada terão todo o planeta para eles, por toda a eternidade, e jamais serão novamente perturbados. Os monstrinhos topam.

Lux prepara tudo para a evacuação, o Doutor e a Doutora River Song montam um dispositivo que irá trazer estabilidade ao núcleo do computador, conectando o Doutor diretamente a ele. Assim, todos poderão ser resgatados. Só que a Doutora percebe que o Doutor morrerá durante esse procedimento. Ela então nocauteia ele antes que ele possa fazê-lo, e toma o seu lugar. Quando o Doutor acorda, ele está algemado a um poste, e a Doutora Song pronta para sacrificar-se. Ela está fazendo isso para que não ocorra um paradoxo: Se ele morre aqui, eles não se encontrarão no futuro dele (e passado dela). E assim ocorre, começa o resgate.

Enquanto isso, dentro do mundo criado pelo computador, Donna conhece um dos sobreviventes, Lee. Ela se casa com ele (era pressa!) e tem dois filhos. Só que para a perspectiva dela, tudo está acontecendo rápido demais. E ela só percebe que é realmente uma simulação ao encontrar a senhorita Evangelista, que era da equipe da Doutora Song, e a primeira a ser consumida pelos Vashta Nerada. CAL salvou o que pode dela, o que a deixou desfigurada, mas incrivelmente inteligente (acho que o contrário do mundo real), e capaz de ver e entender além do alcance). Donna começa a duvidar, e seus filhos somem. A Doutora Song liga o dispositivo, e Donna e Lee correm um para o outro, com toda a sua realidade desabando ao redor.

Com a ajuda de Lux, as pessoas são salvas; Donna tenta achar Lee, mas não consegue. Song morre e o Doutor encontra seu diário e sua chave de fenda sônica. Mas, antes deles partirem, ele pensa... E lembra que a chave de fenda sônica contém o seu "dado fantasma". Logo, ele injeta essa informação no CAL antes da degradação do sinal. Logo, Song é reconstruída dentro do CAL, e junto com sua equipe completa (incluindo uma senhorita Evangelista completamente restaurada), Charlotte e o Dr. Moon agradecem ao Doutor. E eles partem, mas não sem antes o Doutor tentar abrir as portas do TARDIS com um estalar de dedos... E conseguir.




Em qualquer continuação, o segundo episódio explica o primeiro e encerra o que ficou aberto. O Doutor perdeu a luta para os Vashta Nerada, e resolveu simplesmente bater em retirada. É sábio saber quando se perde, e tolo achar que sempre há vitória. Então, ele fecha um acordo, e consegue ser bem-sucedido, mas não sem antes algumas baixas, como a da sua própria futura esposa, River Song (sim, ela é esposa dele! No futuro dele, claro). E na prática, o Doutor encontra-se com Matrix, já que todo mundo vive num universo virtual, dentro da CAL. Com a diferença de que ele tira todo mundo de lá (ou quase todo mundo). É um bom fechamento para o episódio, embora não seja tão bom quanto o primeiro. Mas é sim, mais um episódio que dá medo.

Curiosidades? Algumas:
  • Na casa de Charlotte tem um quadro com uma moça loura e um lobo. Alusão ao quê: Bad Wolf, isso mesmo.
  • Josh e Ella, os filhos de Donna, são na verdade os nomes do filho de Steven Moffat e de um amigo dele.
  • Várias cenas foram filmadas na Brangwyn Hall, de Swansea, incluindo o local onde o TARDIS pousou e a escadaria por onde o Doutor e Donna contemplam toda a biblioteca vazia.
  • O núcleo da biblioteca foi filmado numa subestação elétrica de uma fábrica abandonada, em Waunarlwydd, Swansea.
  • O vestido que Catherine Tate usa é o mesmo do episódio "The Runaway Bride".
Só isso por hoje. Semana que vem... Um episódio também assustador, embora clichê: O que os humanos são capazes quando estão acuados? Allons-y!

2 Response to "Doctor Who 2005 - 4x09 - "Forest Of The Dead""

.
gravatar
Bruno Says....

"Então, ele fecha um acordo, e consegue ser bem-sucedido, mas não sem antes algumas baixas, como a da sua própria futura esposa, River Song (sim, ela é esposa dele! No futuro dele, claro)." Como alguém posta spoilers tão descaradamente em uma review? Engraçado que o episódio até fala sobre isso.

Mas mesmo assim ótima review.

.
gravatar
Unknown Says....

Bruno, o futuro mostra q River Song NÃO é esposa do Doutor, por + q eu achasse q fosse. Mas n eram spoilers, eram suposições. O Moffat falou categoricamente q River Song n é esposa do Doutor.

Mas exagerei. Foi mal.