quarta-feira, 31 de março de 2010
Doctor Who 2005 - 4x12 - "The Stolen Earth"
No início do episódio, que vem em sequência ao episódio anterior, "Turn Left"—a Terra é transportada para longe da sua localização espacial, imediatamente depois do Doutor e Donna chegarem para investigar o aviso que Rose deixou. O Doutor entra em contato com a Proclamação das Sombras (uma espécie de força policial universal), para saber o que aconteceu. Eles retornam que não só a Terra, mas 27 planetas (entre eles a Terra, Adipose III, Pyrovillia e a Lua Perdida de Poosh) foram roubados, e rearranhados próximos uns aos outros. Donna menciona o sumiço das abelhas na Terra contemporânea, o que permite que o Doutor rastreie a localização dos planetas, até a Cascata Medusa, que é uma fenda espacial entre universos.
Na Terra roubada, há uma invasão de... Daleks! Sim, os mesmos saleiros ambulantes de sempre, só que agora liderados por nada mais nada menos que o seu criador. Sim, pessoas, Davros está de volta, e junto com o Dalek Supremo vermelho, rapidamente dominam a Terra. Bases militares e instalações são destruídas. Entre elas, o quartel general da UNIT em Nova York e o porta-aviões voador, o Valiant. Todos pensavam que Davros tinha morrido no início da Última Guerra Temporal, mas foi salvo por Dalek Caan, o último dos membros do Culto de Skaro. Vale lembrar que a Última Guerra Temporal tinha uma trava temporal, logo nenhum viajante do tempo poderia entrar no conflito ou sair. Dalek Caan usou muita energia no salto temporal de emergência que fez para fugir, durante a terceira temporada (episódio The Evolution of The Daleks), e ele conseguiu entrar e trazer Davros de volta. Ele ganhou ainda poderes de precognição e clarividência... Mas ficou completamente louco. Perdeu completamente a sanidade (a pouca que um Dalek ainda tem).

No fim do episódio, o Doutor vai até esse universo, e recebe imagens dos seus amigos na frequẽncia da sub-onda. Davros intercepta o sinal e canta vitória sobre o Doutor, já que ele "reviveu" e tem tudo para ser vitorioso. O Doutor rompe comunicações e decide reunir todos os seus companheiros, pousando o TARDIS numa rua onde Rose está lá, à sua espera. Ele corre para abraçá-la, mas leva um tiro de um Dalek. Jack destrói o Dalek e ajuda uma desesperada Rose a levar o Doutor ferido para dentro do TARDIS, onde ele começa a se regenerar... E fim do episódio.
Caramba, que episódio! A coisa esquenta, com o ressurgimento de Davros (que não é visto na série há muitos anos, desde 1985 pelo menos), um Dalek louco (Dalek Caan), Rose reaparece, assim como (quase) todos os amigos do Doutor. Aliás, segundo Russell T. Davies, esse episódio foi preparado há muito tempo, como o fechamento da 4a temporada, mas também como um grande apanhado de toda a série até então. A lista de aparições e de elementos é impressionante, olha só:
- Gwen Cooper (cuja mesma atriz, Eve Myles, aparece no episódio "The Unquiet Dead");
- Jack Harkness;
- Rose Tyler;
- "Bad Wolf";
- Martha Jones;
- os Slitheen (episódios vários da 1a temporada, além de episódios esporádicos em Sarah Jane Adventures);
- Sarah Jane Smith (de volta na 2a temporada, episódio "School Reunion");
- Harriet Jones (ex-Primeiro Ministro);
- o planeta Pyrovillia (4a temporada, episódio "The Fires of Pompeii");
- a Cascata Medusa (4a temporada, episódio "Midnight");
- a Proclamação das Sombras;
- o planeta dos Autons (1a temporada, episódio "Rose");
- Adipose III (4a temporada, episódio "Partners in Crime");
O episódio também é o primeiro crossover da série com seus dois spin-offs, Torchwood e Sarah Jane Adventures, e toda a grandiosidade desse fechamento de temporada é para compensar o que ocorreu em 2009: 4 especiais (que começaremos a analisar em 2 semanas), para a série ser retomada em 2010 (por ocasião do lançamento dessa resenha, daqui a 3 dias, u-hu!) com novo Doutor (Matt Smith) e novo produtor (Steve Moffat). Se formos olhar bem o episódio, a sua grandiosidade, a quantidade de alienígenas existentes, o interior da nave Dalek, a presença de tantos personagens... E Davros, o criador dos Daleks, sumido da série desde 1985. É para cair para trás. É o meu fechamento de temporada favorito, e é difícil não ficar babando com ele.
Vamos às curiosidades que faltaram falar:
- Alonzo, o "marujo" que salva o Titanic espacial junto com o Doutor no especial de Natal de 2007, era para aparecer, como um membro da Proclamação das Sombras, mas não foi incluído.
- Donna quase não foi a acompanhante do Doutor na 4a temporada: Seria uma nova personagem, chamada Penny Carter. Ainda bem que não foi a... Penny. Penny. Penny. Penny. Penny. (sim, isso foi uma piada com essa série aqui).
- A coisa foi tão premeditada que os contratos dos atores que saíram da série (como Freema Agyeman - Martha Jones e Billie Piper - Rose Tyler) previram esses dois últimos episódios, para que elas voltassem e os fizessem.
E, na semana que vem... O fechamento. O Doutor começou a regenerar-se, será que é o adeus a David Tennant? Veremos. Allons-y!
No Response to "Doctor Who 2005 - 4x12 - "The Stolen Earth""
Postar um comentário