terça-feira, 16 de março de 2010

Torchwood - 3x01 - "Children Of Earth Day One"

Posted on 01:11 by Unknown

O episódio começa em 1965, na Escócia, onde um grupo de crianças é conduzido num ônibus escolar até um local descampado. Lá, o ônibus para, elas descem e seguem na direção de uma luz, que fica mais brilhante conforme elas se aproximam. Uma criança hesita, e foge.

Tempo atual: Gwen está tirando dinheiro num caixa eletrônico quando nota duas crianças paralisadas, sem responder a nenhum estímulo. A coisa é maior, são todas as crianças do Reino Unido que estão assim, por um minutos. Quando passa esse tempo, elas voltam a se mexer, como se nada tivesse acontecido. Gwen vai para a base, investigar o incidente. Enquanto isso, Jack e Ianto encontram um médico,Dr. Rupesh Patanjali, que tenta salvar uma vida, mas não é bem-sucedido. Eles então se passam pelos vizinhos do morto e pedem um tempo a sós. Jack usa um bisturi laser para abrir o homem e extrair um órgão alienígena. O médico aparece, vê o objeto e pergunta se eles são Torchwood. Jack nega, mas o Dr. Patanjali fala do sumiço dos corpos de 5 homens nos últimos 2 meses. Jack responde que isso é um problema da NHS (O INPS deles), e vão embora. De volta à base, Gwen conta o que viu.

Enquanto isso, Lois Habiba, uma jovem funcionária de escritório começa a trabalhar para Bridget Spears, a assistente do Secretário Permanente para o Ministro do Interior, John Frobisher. Ele recebe a visita do Coronel Oduya, da UNIT, que fala a ele que as crianças "pararam" simultaneamente em todo o mundo, o que a equipe de Torchwood Três descobriu também. Oduya diz que a UNIT está em alerta amarelo, apesar de não saber se o fenômeno é de procedência extraterrestre.

Dr. Patanjali surge, vagando na praça sobre a base de Torchwood Três. Gwen vai falar com ele, e, enquanto eles conversam, as crianças novamente param. E todas começam a gritar, e depois repetir, a uma só voz: "Nós estamos chegando." Torchwood Três descobre também que um paciente adulto de uma instituição mental de East GrinsteadTimothy White — também para e fala as mesmas palavras das crianças. Torchwood também descobre que todas as crianças falam as mesmas palavras, em inglês.

O Sr. Dekker, chefe da divisão de tecnologia do MI5, fala para John Frobisher que os alienígenas chamados Os 456 entraram em contato novamente, pela primeira vez desde 1965, e transmitiram uma grande quantidade de informação comprimida, na frequência 456. Frobisher encontra-se com o Primeiro Ministro inglês, Brian Green, e sugere que "seria melhor que alguns eventos históricos fossem tirados dos registros." Green concorda, mas recusa assinar uma "folha em branco": Ele não quer o seu nome envolvido. Green também coloca Frobisher à frente da crise, já que assim ele pode "tirar o corpo fora" caso algo não dê certo.

Lois atende uma ligação de Jack Harkness, e quando ela verifica no sistema, descobre que ele está relacionado a algo confidencial (Torchwood). Curiosa, ela loga no sistema como se fosse a chefe dela, e descobre que Torchwood foi criada para defender a Terra de ameaças extraterrestres.

De volta à base, Jack e Ianto decidem interrogar uma criança, e cada um vai numa direção: Jack vai atrás da sua filha, Alice Carter, e seu filho, Steven. Sim, Jack é pai e avô, só que o neto não sabe disso, o chama todo o tempo de "Tio Jack". Alice não deixa Jack usar Steven. Enquanto isso, Ianto visita sua irmã, Rhiannon Davies, e tenta convencê-la a levar as crianças para passear, mas ela desconfia e recusa-se. Aí ela aproveita e pergunta sobre uma vizinha que o viu jantando com um homem. Ianto admite seus sentimentos por Jack, e seu carro é roubado enquanto ele estava a visitando (que azar!).

Gwen visita Timothy White, que a gente vem a saber que ele é a criança que fugiu do grupo que caminhou até a luz, em 1965. Seu nome verdadeiro é Clement (Clem) MacDonald, e ele tem um olfato apuradíssimo: Com base no odor, ele diz que sabe da volta dos alienígenas, pois vem farejando-os faz tempo. Ele também diz que Gwen está grávida, de 3 semanas. Ela sai, fala com Ianto para ele levantar informações a respeito de Clem, crianças perdidas e Escócia. A pesquisa de Ianto dispara um alarme numa estação de monitoramento militar não identificada. Pelo visto, Torchwood era monitorada.

No Ministério do Interior, Frobisher ordena a Briget que ela assine uma folha em branco, o que quer dizer, mandar matar quatro pessoas: Coronel Michael Sanders, Ellen Hunt, Capitão Andrew Staines e... Capitão Jack Harkness. Lois entra no email da chefe, vê a ordem e reconhece Jack na lista.

Jack volta ao hospital de Cardiff esperando conversar com uma criança, e encontra o Dr. Patanjali, que o avisa que mais um homem morreu. Quando Jack vai examinar o corpo, é baleado pelo próprio Dr. Patanjali. Uma mulher, chamada Johnson vem e espera para ver se ele realmente volta à vida (uma prova dos rumores de Jack ser imortal). Ele volta, é morto de novo, e manda a sua equipe implantar uma bomba no seu corpo. O médico, pelo visto, é um espião, que iria infiltrar-se em Torchwood, mas também é executado, para não deixar suspeitas. O seu corpo é deixado do lado do corpo de Jack. Quando ele volta à vida, entende (errado) que ele foi morto, assim como o médico, por algum estranho. Ele volta à base.

Gwen usa um scanner na base, e descobre que Clem está certo - ela está grávida. Jack chega, acaba sendo investigado pelo equipamento, que mostra uma bomba no seu abdômen. Ele manda Gwen e Ianto fugir antes da explosão. Ianto quer ajudar a desarmar a bomba, mas não há tempo. Jack o força a fugir, gritando "Eu posso sobreviver a qualquer coisa!". Ele beija Ianto, vê ele subir no elevador e fala: "Eu voltarei... Eu sempre volto.". A explosão ocorre, com a base indo toda pelos ares e jogando Gwen no chão.

Enquanto isso, todas as crianças do mundo novamente param e começam a falar: "Nós estamos chegando, nós estamos chegando nós estamos chegando... De volta".

Fim da parte 1.




Se tem uma coisa que eu acho interessante em Torchwood é que aquele papo de que personagens principais nunca morrem, ou que tudo acaba bem. Torchwood Três agora está destruída (até o pterodáctilo morreu!), e só sobraram 3 personagens, sendo que um virou churrasco! As crianças falando em uníssono é baseado no controle pelo sangue, que vimos em "The Christmas Invasion" (Doctor Who), e ainda outros mistérios são deixados no ar. Essa temporada foi na verdade uma minissérie de 5 episódios, exibidos durante 5 dias, na TV inglesa. Vamos às curiosidades:
  • Jack e Ianto são comparados por Gwen a uma dupla de humor inglês, "The Chuckle Brothers".
  • Frost Lynch, a empresa que pertencia a Mark Lynch no episódio da 1a temporada Combat, aparece aqui também.
  • Na área de trabalho de Gwen, tem uma foto da Tosh e uma do Owen.
  • Conhecemos nesse episódio as famílias de Jack e Ianto. Jack tem uma filha e um neto.
  • Ianto fala para a irmã que nunca sentiu-se da forma como ele se sente por outro homem, em relação ao Jack.
  • Ah, o Jack morre três vezes nesse episódio.
  • Brian Green é o 5o Primeiro-Ministro a aparecer em séries relacionadas a Doctor Who, desde o reinício, em 2005. Os que antecederam-no foram: Um Primeiro-Ministro morto pelos Slitheen (DW: Aliens of London), Harriet Jones, Harold Saxon, and Aubrey Fairchild. (Tony Blair é citado como Primeiro-Ministro no episódio DW: Rise of the Cybermen.)
  • Curiosamente, Frobisher era o nome de um dos companheiros do Doutor (no caso, do Sexto Doutor) nas tiras de quadrinhos da revista Doctor Who Magazine, nos anos 1980.
Bem, semana que vem, continuamos. Até lá!

No Response to "Torchwood - 3x01 - "Children Of Earth Day One""