terça-feira, 2 de março de 2010

Torchwood - 2x12 - "Fragments"

Posted on 01:11 by Unknown

O episódio começa com a equipe recebendo sinais de vida não identificada, e todos vão investigar. Todos não, Gwen está atrasada e Rhys lhe dá uma carona. Procurando num edifício abandonado, a equipe toda descobre que foi presa, e o edifício explode. Essa explosão faz com que todos fiquem presos nos destroços, sem conseguir falar um com o outro. Gwen e Rhys chegam no local e começam a removê-los dos escombros. Enquanto isso ocorre, a vida de cada um passa diante dos seus olhos, revelando como cada um foi recrutado para ser membro de Torchwood Três.

Jack
O capitão Jack Harkness é recrutado pela equipe de Torchwood Três ainda na era Vitoriana (século XIX). Quem o recruta são duas mulheres, Alice Guppy e Emily Holroyd. Ela notaram a imortalidade de Jack e suas inúmeras referências em público ao Doutor, inimigo da Coroa Britânica (segundo a Rainha Vitória). Elas examinam-o e tentam matá-lo. Ele reconhece que a tecnologia empregada no interrogatório é superior à da época, na Terra, e elas identificam-se como membras do Instituto Torchwood. No fim, oferecem a ele um emprego. Ele de cara não aceita, já que, para elas, o Doutor é uma ameaça. No final, ele topa, já que se ele não topasse, seria considerado uma ameaça à Coroa Britânica também (persuasivas, não?). Ele sai em campo para capturar um alien, mas entra em desacordo quando um dos oficiais atira na cabeça do alienígena sem avisos, e ele se recusa a continuar. Ao encontrar uma cartomante num bar, ela insiste em ler as cartas para ele (ainda bem que não foi a mão, ele não tem a linha da vida!), e ela o diz que ele irá ver o Doutor novamente, mas não no próximo século. Então, já que ele precisa encher o tempo por mais de 100 anos... Ele topa ser empregado de Torchwood Três, como agente de campo.

Em 1999, Jack volta à base, tentando parar o Bug do Milênio (que ele afirma ter "18 pernas e um ferrão venenoso"), descobre que Alex, o líder atual da equipe, matou todo o resto do time por ter medo do futuro. Óbvio, ele cometeu suicídio também. Ele diz que viu o futuro ao olhar dentro de um medalhão, e matou a todos como num ato de misericórdia, e pede desculpas a Jack por não fazê-lo também. Ele diz que o século XXI é onde tudo muda, e que Torchwood não está preparado. Assim, Jack recebe como presente Torchwood Três, "uma recompensa por um século de serviço", e ele precisa de uma equipe nova.

Toshiko
Tudo começa com ela 5 anos antes, quando ela trabalhava para o Ministério da Defesa. Seu chefe saiu uma noite, e ela entra numa sala segura (não tão segura assim), e copia as especificações de um Modulador Sônico. Ela constrói uma versão inicial e rudimentar, e quando pronta, leva para um local desconhecido. Ela o dá para uma mulher, uma das que sequestrou a sua mãe: O Modulador Sônico foi a moeda de troca, pela liberdade da sua mãe. Vendo o potencial de Tosh, os captores querem que ela trabalhe com eles, o que ela prontamente se recusa. Logo, eles ativam o Modulador Sônico, que envia um som lancinante, o que gera dor nos ouvidos e as veias do corpo pulsarem violentamente. Tosh e sua mãe caem no chão, sofrendo muito.

Nisso, um esquadrão de soldados da UNIT entram e prendem todos. Tosh é presa e é dito que ela não tem nenhum direito. A comunicação dela com outros é negada, e nenhuma informação sobre sua mãe lhe seria dada. Jack vai visitá-la, depois de um tempo. Ele dá-lhe uma oferta: ou ela sai e vai trabalhar com ele, ou vai ficar presa indefinidamente. Jack reconhece o talento de Tosh, já que ela montou o Modulador Sônico, principalmente porque as especificações estavam propositalmente erradas: Ela praticamente fez o aparelho do zero. Ela então sai, aceita a oferta de trabalhar com ele por 5 anos e é solta.

Ianto
Ianto encontra Jack quando ajuda-o contra um Weevil, quase 2 anos antes (21 meses). Ianto pede um emprego, mas Jack recusa-se, já que sabe que Ianto trabalhou em Torchwood Um (Londres). No dia seguinte, Ianto oferece café a Jack quando ele sai da base, e Jack levanta a ficha dele, já que ele reconheceu um Weevil. Ianto de novo pede um emprego, já que o antigo emprego foi perdido na Batalha de Canary Wharf. Jack recusa-se novamente, já que ele cortou laços com Torchwood Um.

Naquela noite, Ianto fica na frente do SUV de Torchwood Três, e Jack ameaça atropelá-lo, mas Ianto diz que ele está perseguindo um pterodáctilo. Uma longa batalha se sucede, eles sedam a criatura e... Rola um clima, mas não acontece nada. Ianto pede desculpas, e Jack manda ele apresentar-se no trabalho no dia seguinte.

Owen
Owen, acreditem, já foi normal. Ele é médico, e estava planejando casar-se. Isso quatro anos antes dos eventos desse episódio. Sua noiva, Katie, estava começando a mostrar sinais do Mal de Alzheimer, e foi descoberto que ela tinha um tumor no cérebro, e deveria ser operada. Jack dá suas condolências a Owen, e Owen segue-o. Ele diz que um parasita alienígena tinha se alojado no cérebro de Katie, e soltou um gás tóxico quando ameaçado. Resultado: Todos mortos, ela e os cirurgiões. Jack tenta levar o cérebro dela, mas Owen protesta. Jack então usa clorofórmio, faz ele adormecer, e quando ele acorda no hospital, não há nenhuma evidência de que Jack lá esteve.

Owen recebe uma licença de três meses (já que os colegas médicos dizem que ele está sofrendo muito), e vai até o túmulo de Katie, onde encontra Jack e o confronta. Ele não estava vendo coisas. Vendo o seu potencial e seu amor pelo trabalho, Jack convence-o a unir-se a Torchwood como o médico de campo.

Finalmente
A equipe escapa do prédio abandonado e destruído, percebe que o SUV sumiu novamente (de novo?!), e Jack recebe uma mensagem holográfica, onde aparece o Capitão John Hart, que revela que ele colocou as bombas, e mostra a Jack a imagem do seu irmão, Gray, que jurou destruir Jack, só assim ele irá ter um tempo com ele.


O legal desse episódio (que é uma preparação para o final da temporada), é a explicação sobre o passado de cada um da equipe, como cada um foi parar lá. Bem, todo o mistério sobre Jack Harkness já se foi nesse momento, p/ a gente. P/ os personagens da série... Ainda não. Mas só vale por isso mesmo, as explicações. Curioso como Owen já foi normal, Ianto foi persistente, e Tosh é capaz. E Jack... Que foi agente de campo por 1 século, credo. Divertido, mas não tão bom, dá para o gasto.

Curiosidades:
  • A cartomante reaparece nesse episódio. Ela apareceu antes no episódio "Dead Man Walking".
  • A mãe de Tosh reaparece nesse episódio. Antes ela foi vista em "End of Days".
  • O Modulador Sônico guarda semelhanças superficiais com a chave de fenda sônica do Doutor, e o efeito nos ouvidos é conseguido com dois dispositivos semelhantes próximos um ao outro. Dá para ver isso no episódio "Partners in Crime", da 4a temporada do Doutor.
  • Finalmente, o Doutor é explicitamente citado na série.
  • O alienígena que é morto na sequência de flashback do Jack é o mesmo que foi visto no 1o episódio dessa temporada, "Kiss Kiss, Bang Bang".
  • Ianto disse que a sua namorada, Lisa Hallett, morreu na Batalha de Canary Wharf. Mas ela é vista no episódio "Cyberwoman", da 1a temporada.
E, na semana que vem, fechamento da 2a temporada. Até lá!

No Response to "Torchwood - 2x12 - "Fragments""