terça-feira, 15 de setembro de 2009
Torchwood - 1x01 - "Everything Changes"
Torchwood é um spin-off da série Doctor Who (que eu já falo por aqui), e é centrada nos acontecimentos de Torchwood Três (Torchwood Three), uma representação do Instituto Torchwood em Cardiff, País de Gales. Vale lembrar que Torchwood Um foi destruído na Batalha de Canary Wharf, Torchwood Dois é um escritório administrativo em Glasgow, Escócia (com "um sujeito bem estranho" trabalhando por lá), e Torchwood Quatro sumiu, mas "um dia a gente encontra". Como temos uma fenda espaço-temporal
Mas não espere a "série para toda a família" que é Doctor Who. Torchwood é uma série adulta, e portanto, é pesada: É escura, muitas cenas de noite, temática adulta, violência, sexo (inclusive homossexual)...
- Jack Harkness - Sim, o nosso capitão inglês favorito está de volta! Lembram dos incidentes em "The Parting of The Ways", final da primeira temporada da nova versão de Doctor Who? Ele morreu mas foi trazido de volta à vida pela Rose (como Bad Wolf). E como o Jack foi parar em Cardiff, em Torchwood Três? No futuro isso é explicado. O ator continua sendo o John Barrowman, que é inglês mas tem sotaque americano.
- Gwen Cooper - Ela é uma policial de Cardiff, e funciona como o ponto de vista do espectador dentro da série. O primeiro episódio é basicamente a entrada dela na equipe. A atriz é a Eve Myles, que vocês talvez lembrem do episódio "The Unquiet Dead", de Doctor Who.
- Owen Harper - O médico da equipe e agente de campo de Torchwood Três. Owen também é um sujeito promíscuo, narcisista e com uma grande fila de conquistas, incluindo agentes de Torchwood. Se bem que tem gente que trabalha com ele que nutre sentimentos por sua pessoa, mas Owen a ignora solenemente.
- Toshiko "Tosh" Sato - Especialista em computadores, não é agente de campo, embora pela falta de efetivo vez por outra faz trabalhos externos. É vista como o gênio dos computadores, quieta mas muito capaz, e outros adjetivos. A personagem aparece pela primeira vez no episódio "Aliens of London" de Doctor Who, examinando um alienígena. No final da segunda temporada, ficamos sabendo que ela estava na verdade substituindo o Owen, que estava inalcançável, numa ressaca daquelas.
- Ianto Jones - Aquele que cuida de toda a parte administrativa,
o "faz tudo", inclusive manter Torchwood sob mistério. Ele chega a acompanhar a equipe em algumas missões de campo. - Rhys Williams - O namorado de Gwen Cooper, vive com ela mas desconhece durante um bom tempo o real emprego da namorada (que vira esposa). Ele é o ponto principal de contato do mundo real com o universo fantasioso de Torchwood, e também diretor numa empresa de transportes de carga.
- Suzie Costello - Ela aparece em poucos episódios. Ela é a segundo em comando de Torchwood Três, e só até o fim do primeiro episódio.
O episódio começa com Gwen Cooper e seu parceiro da polícia (Andy Davidson) atendendo um chamado de homicídio, e a equipe de Torchwood chega para investigar. Eles usam uma manopla de metal que traz as pessoas de volta à vida (por 2 minutos), para descobrir quem as matou. Gwen resolve investigar, e no dia seguinte ela é atacada por um Weevil no hospital. Jack a salva, e ela segue o SUV de Torchwood até o centro de Cardiff, e depois segue Jack a pé, mas perde ele de vista.
Ela consegue entrar em Torchwood se passando por uma entregadora de pizza, a partir de uma passagem secreta em um ponto de encontro para turistas. Jack se rende e a leva para beber e conta tudo sobre Torchwood a ela. O papel principal deles é controlar o fluxo de criaturas que caem pela fenda espaço-temporal

No final das contas, a manopla é guardada, e o corpo da Suzie é colocada no necrotério da base, a salvo do pterodáctilo (o bichinho de estimação). Jack explica que ele morreu uma vez, mas foi trazido de volta à vida, e desde então ele é imortal, até ele achar pelo menos o doutor certo para explicar a sua condição. No século XXI é quando "tudo muda", e ele concorda com Gwen, que diz que Torchwood pode fazer mais para ajudar as pessoas. No final, ela aceita a oferta de emprego, no lugar de Suzie.
É um episódio que explica a série e funciona para introduzir todos os personagens. Gwen torna-se membro da equipe, conhecemos a base pela primeira vez, entendemos o que aconteceu com Jack (ele não envelhece ou morre), essas coisas. É econômico em efeitos, mas a história é bem amarrada, sendo a vilã uma membra da própria equipe. Funciona para atrair o interesse de todos. Algumas curiosidades:
- Quando Gwen entra na base, vemos um conteiner transparente com uma mão cortada. É a mão do Doutor, cortada no episódio especial de Natal, "Christmas Invasion". Ela ainda é vista em outros episódios da primeira temporada.
- Referências a episódios de Doctor Who na primeira e segunda temporadas são feitas na conversa entre Jack e Gwen.
- O pterodáctilo veio pela fenda, e tornou-se o animal de estimação da base.
No Response to "Torchwood - 1x01 - "Everything Changes""
Postar um comentário