quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Doctor Who 2005 - 2x12 - "Army of Ghosts"

Posted on 01:11 by Unknown

O episódio começa com uma narração em flashback, de Rose dizendo como a vida dela ao lado do Doutor era empolgante, e ela desejava que nunca parasse. Mas aí, veio os fantasmas, Torchwood, a guerra... E começa o fim do relacionamento deles.
Corta para o Doutor e Rose chegando à Inglaterra contemporânea, pouco depois do episódio "Love and Monsters" (que queremos esquecer). Aqui, eles se dão conta de que as pessoas estão acostumadas com a aparição do que eles chamam de fantasmas: Tem a forma de humanos, mas não pode-se ver o seu rosto, ou sua silhueta exata. E cada vez mais desses fantasmas aparecem por todo o mundo. Jackie Tyler (mãe da Rose), por exemplo, tem seus "fantasmas de estimação", chegando ao ponto de olhar um fantasma e dizer que aquele era o avô de Rose. Ao assistir a televisão, o Doutor e Rose descobrem que os fantasmas estão na Terra já há alguns meses. A sociedade os aceitou como algo normal, e eles tem uma característica curiosa: Surgem com hora marcada. Rastreando a origem deles, chega-se a Canary Wharf Tower, um arranha-céu do centro de Londres (235 metros, 50 andares) e... É a sede secreta do Instituto Torchwood para investigação do sobrenatural.
Ao chegar lá, o Doutor é detido por ser considerado um inimigo do Império Britânico (lembram do episódio com a Rainha Vitória? Então), e ali deu-se a fundação de Torchwood. Jackie Tyler é trazida prisioneira também, mas Rose consegue escapar. O Doutor é levado para para opinar sobre outra aparição estranha: Junto com os fantasmas, surgiu uma esfera metálica bem grande. Essa esfera não tem peso ou campo gravitacional, ou seja, fisicamente não existe.
Vemos também que uma parte de Torchwood One está em reformas, e estranhamente algumas pessoas somem nos corredores em obras, e depois reaparecem com apetrechos familiares (a nós) nos ouvidos. A coisa está esquentando... Rose consegue escapar da detenção, disfarça-se de uma empregada, explora Torchwood One, consegue chegar até a esfera e começa a interrogar o Doutor Singh, que está examinando-a. Ele desconfia e descobre que ela é uma impostora, e pede ajuda ao seu colega, Samuel, que sele as portas. Samuel, que na verdade é o bom e velho Mickey Smith (Rose e todos nós o reconhecemos) faz o serviço.

No final do episódio, entendemos tudo:

  1. A esfera não tem massa ou campo gravitacional porque na verdade ela existe entre dois universos paralelos: O nosso e o que foi visitado nos episódios Rise of The Cybermen e Age of Steel. Essa esfera é na verdade uma "nave do limbo", que viaja entre esses dois universos.
  2. A fenda aberta pela nave finalmente abre-se completamente, e os fantasmas revelam-se Cybermen desse universo paralelo, que estão fugindo de lá e vem atacar o universo "de cá". Logo, todo o planeta está recheado de Cybermen, "deletando" pessoas. Os Cybermen vieram no rastro dessa nave. Mas quem a construiu? Eles teriam tecnologia para isso? Isso resolve-se no tópico de baixo.
  3. A esfera abre-se, e o que sai de lá? Daleks. Sim, Daleks, os malditos e fedidos Daleks (segundo o próprio Doutor). Quatro deles, que depois descobrimos são membros do Culto de Skaro, uma organização secreta criada pelo próprio Imperador Dalek, cujo objetivo era assegurar a supremacia dos Daleks para sempre. Uma espécie de "Forças Especiais" dos Daleks. Sabemos então que os 4 Daleks restantes (Dalek Sec, Dalek Caan, Dalek Thay e Dalek Jast) eram sobreviventes da Última Grande Guerra do Tempo, e fugiram com essa nave, que permite vagar entre universos paralelos. Os Cybermen vieram então no rastro dela.
  4. Mickey veio do outro universo para o nosso para deter os Cybermen, que fugiram ao perder a guerra. Só que ele não sabia dos saleiros ambulantes, os Daleks.



Ou seja, Daleks, Cybermen, Torchwood, universos paralelos e o Doutor, todos juntos num final de temporada. O que vai sair daí... Só vendo no último episódio.



Esse é o início e parte do meio de um dos melhores finais de temporada que eu já vi em qualquer série de TV. Dois dos maiores inimigos do Doutor (os mais populares, pelo menos) encontram-se, com a Terra no meio do fogo cruzado. E ele tendo que resolver isso tudo. Fantástico!

Vamos às (poucas) curiosidades:
  1. Freema Agyeman, companheira do Doutor na 3a temporada (Martha Jones) faz uma aparição nesse episódio. A sua atuação do lado de David Tennant interessou o produtor (Russell T. Davies), e ele a convidou para ser a companheira do Doutor na 3a temporada. Para resolver a questão, nesse episódio ela faz o papel de Adeola, uma prima de Martha que é funcionária de Torchwood One e é morta naquela que ficou conhecida como a "Batalha de Canary Wharf".
  2. O final da temporada seria em Cardiff (País de Gales), mas por já estarem usando as locações para filmar os primeiros episódios de "Torchwood", mudaram para Torchwood One, que fica em Londres. Depois saberemos que Cardiff hospeda Torchwood Three (ou Três, como queiram).
A maioria surge no próximo episódio, que corta a nossa respiração e faz a gente ficar ansioso por saber como tudo acaba, e porque a narrativa em flashback de Rose. Na semana que vem, fechamos a temporada. Allons-y!

PS: Se tiverem curiosidade, visitem o site First Brazilian Unofficial Doctor Who Page. O site é feio, mas a informação é de primeira.

No Response to "Doctor Who 2005 - 2x12 - "Army of Ghosts""