quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Doctor Who 2005 - 3x11 - "Utopia"
Na falta de um posto de gasolina, o TARDIS pousa em Cardiff, País de Gales, para abastecer-se a partir da fenda espaço-temporal
E eles chegam lá, no ano 100 trilhões (100.000.000.00
E começa a exploração. Eles encontram uma cidade morta e os Futurekind, humanóides cabinais que estão caçando um ser humano. O humano quer chegar até um edifício, onde há um foguete de transporte até "Utopia", a última esperança da raça humana.
Na base, o Doutor, Martha (que não fez nada de grandioso até agora) e Jack encontram um cientista idoso, Professor Yana e sua assistente insectóide, Chantho. Todos estão desesperados por ajuda. A nave para Utopia não pode partir devido a problemas com o seu motor, que usa uma tecnologia experimental. E, apesar da tecnologia nada familiar, o Doutor resolve o problema, e Jack dá o toque final, fazendo os preparativos numa sala cheia de radiação. Jack faz isso, e ele e o Doutor discutem da impossibilidade
Não, não acabou. Em paralelo à trama principal, mostra-se que o professor Yana ouve continuamente uma batida de tambores dentro da sua mente, algo que acontece com ele desde que ele se entende por gente, e com o agravante dos tambores estarem mais barulhentos ultimamente. Palavras como "regeneração", "TARDIS" e outras, típicas do vocabulário dos Senhores do Tempo, fazem o problema dos tambores aparecerem muito mais. Quando Martha fala com o professor Yana, e mostra preocupação com seu estado, ele revela uma grande preocupação com o tempo, e mostra a ela um relógio de bolso, que ele ganhou quando criança. Esse relógio é exatamente igual ao relógio de John Smith, que aparece nos episódios "Human Nature" e "The Family of Blood". Preocupada com as possíveis implicações, Martha corre para avisar ao Doutor.
Quando o Doutor ouvir a respeito de Yana, uma sequência de flashback com as letras Y-A-N-A surge, mostrando a frase em inglễs: "You Are Not Alone". Sim, Yana é um acrônimo para "Você Não Está Sozinho", a frase que a Face of Boe disse ao Doutor antes de morrer. Yana abre o relógio, soltando a sua essência de Senhor do Tempo. Excitado e aterrorizado, o Doutor corre até laboratório do professor Yana, mas descobre que ele se trancou na sala, além de abrir as portas e permitir que os Futurekind entrem na base. Yana revela a sua verdadeira identidade para Chantho: Ele é o Mestre, o grande arqui-inimigo do Doutor, e que já deu a volta na morte muitas vezes. Ele a eletrocuta, mas ela ainda consegue atirar nele antes de morrer.
O Doutor entra no laboratório de Yana assim que o Mestre entra no TARDIS, levando junto a mão decepada do Doutor (que Jack recolheu depois dos eventos de "The Christmas Invasion", e passou a levar consigo sempre). Ele sela as portas do TARDIS, para que o Doutor não conseguisse entrar. Como está morrendo devido ao tiro, ele regenera para um corpo mais jovem, cuja voz Martha reconhece. Depois de tentar, tripudiar e irritar o Doutor, ele se cansa e foge no TARDIS, largando os três para trás, no futuro distante, e os Futurekind quase derrubando a porta.
Hmmmm, então o vilão da 3a temporada é o Mestre, antigo adversário do Doutor, o Senhor do Tempo que é do mal, coisas assim desse tipo. O ator que assume a batuta é John Simm, que é mais conhecido como Sam Tyler, da série inglesa "Life on Mars" (e que ganhou uma versão americana recentemente), e que tem a ver com acontecimentos da 3a temporada - no próximo episódio vocês entenderão melhor.
Quanto ao episódio, é bacana ver Jack Harkness novamente em Doctor Who, e o futuro mais do que distante da humanidade. Agora, só os humanos sobreviveram até aqui? E os outros povos? Todo mundo extinto? Pois é... E os Futurekinds, são só isso? Parecem apenas humanos com dentes afiados e caras pintadas... Mas o episódio termina conforme foi falado, e algumas perguntas continuam, como por que Jack não usou o manipulador de vórtex para fugir para o futuro, ao contrário de ficar todo o século XX esperando pelo Doutor. E só. De bom MESMO, a atuação do ator que faz o professor Yana (Sir Derek Jacobi).
Curiosidades? Há algumas:
- Esta é a terceira vez que Derek Jacobi tem envolvimento com a série do Doutor, sendo que as anteriores foi num audiodrama, e num webcast. Esta é a primeira na série mesmo, na TV.
- O líder dos Futurekind apareceu em The Sarah Jane Adventures.
- Chipo Chung, que faz Chan-Tho aparece como uma personagem secundária num episódio da 4a temporada.
- Lembram que Jack saiu correndo, com a jarra contendo a mão decepada do Doutor, no final da 1a temporada de Torchwood? Pois é, porque ele ouviu o som do TARDIS, e sabia que era essa a sua chance. O Doutor notou a atividade recente da fenda, que foi aberta com a saída do demônio Abaddon dela, no mesmo episódio de Torchwood.
- Jack usou um manipulador de vórtex para vir do ano 200.100 para o século XIX. Essa tecnologia (roubada) foi também usada pela Família de Sangue, no episódio "Human Nature", para seguir o Doutor através do tempo.
- A mão decepada do Doutor foi recolhida por Torchwood Um depois dos incidentes com o Sycorax em "The Christmas Invasion", e é um item recorrente no cenário de fundo da base de Torchwood Três. Este episódio comprova quem é o dono dessa mão!
- Essa é a quinta regeneração do Mestre que o Doutor encontra na tela, e John Simm é a sexta. Alguns dizem que "Mister Saxon" é um anagrama intencional para "Master No. Six" (Mestre No. Seis), mas Russell T Davies disse que não era intencional.
- Essa é a primeira vez que vemos o Mestre se regenerando. Foi visto em outros momentos o Mestre tomando posse de corpos de outras pessoas, mas isso não é regeneração. E mostra também, pela segunda vez em toda a série, um Senhor do Tempo que não o Doutor se regenerando.
- O Doutor compara o manipulador de vórtex de Jack a um pula-pula, enquanto o TARDIS, segundo ele, é um carro esporte.
- Martha pergunta sobre um terremoto em Cardiff alguns anos trás, e o Doutor diz que teve um pouco de trabalho com os Slitheen. A referência é ao episódio "Boom Town". Ele também diz que era outro homem naquela época (cabelo mais curto, mais magro, alto, orelhudo... Christopher Eccleston!).
- O Doutor fala a Jack que ele sabia que Rose o trouxe de volta à vida, desde que eles saíram do Satélite 5, e no especial do Children in Need isso fica claro.
- O Doutor fala das ações de Rose no final da 1a temporada como "o último ato da Guerra Temporal".
- Esse episódio tem cenas de vários episódios, como "The Parting of the Ways", "The Christmas Invasion", "Human Nature" e "Gridlock". Há também sons dos Mestres anteriores, quando o professor Yana está reticente em abrir o relógio.
- A verdade sobre Utopia e o destino dos humanos será explicado até o final da temporada - dessa!
2 Response to "Doctor Who 2005 - 3x11 - "Utopia""
Minha teoria pessoal é que a Tardis foi de propósito pro "fim do universo", usando o Jack como... hm... como impulso. Porque é uma Tardis, sem conceitos de bem ou mal, e uma Tardis não deixaria um Time Lord jogado como humano lá no fim dos tempos.
A TARDIS tem vontade própria, então... Bem, o Gaiman tornou muita coisa canônica a respeito da "sexy" no 4o epiśodio da 6a temporada.
Postar um comentário