terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Torchwood - 2x03 - "To the Last Man"

Posted on 01:11 by Unknown

Tommy Brockless é um soldado jovem, da Primeira Guerra Mundial, é mantido adormecido por criogenia em Torchwood Três desde 1918. Sim, Torchwood usa criogenia alienígena desde a Inglaterra vitoriana. Segundo foi passado pelo próprio Tommy no futuro, ele é a chave para salvar o mundo. Logo, ele é mantido congelado há 90 anos, e um dia por ano é descongelado para checagem médica e para ter um dia livre também, como precaução, caso ele precisasse.

Há uma fratura na fenda espaço-temporal (sempre ela), e está portanto previsto que o ano de 1918 e o ano atual irão colidirem entre si num futuro não previsto, e quando isso acontece... Bum, vai-se tudo para o maneta. Tommy, nessa história toda, é quem irá "costurar" os fragmentos de 1918 no seu lugar certo no tempo.

Passaram-se 90 anos, e parece que finalmente os fragmentos de 1918 surgiram, num velho hospital abandonado (ainda bem, já pensou se fosse dentro de um shopping center?). Nesse meio tempo, Tosh apaixona-se por Tommy (a lenga-lenga do amor impossível). Owen percebe a proximidade de ambos, e avisa ela sobre a necessidade de dizer adeus (afinal, ele já passou por isso).

Tommy é instruído sobre o que fazer - o que não deixará-lo ver Tosh novamente - inicialmente recusa-se. Mas ela o encoraja, e ele resolve fazê-lo. Tosh reluta também, mas Jack explica que Tommy seria mandado para a corte marcial e fuzilado por covardia, por causa da sua reação lá atrás, em 1918, na Primeira Guerra Mundial (ele desertou). E aí vem aquela conversa do "bem maior", etc.

Então, vem a falha, e Tommy convence à equipe de Torchwood Três daquela época que ele deve ser levado sob custódia. Assim, na próxima falha, ele despede-se de Tosh (com lágrimas), e volta ao seu próprio tempo, onde ele retrocede ao estado de choque, e esquece tudo a respeito de Torchwood, Tosh e o resto, inclusive porque ele tem a Chave da Fenda com ele. A fratura na fenda ainda continua, e com isso, Tosh transmite uma mensagem a Tommy no passado, e encoraja ele a usar a chave. Ele coloca a chave no equipamento que controla a fenda, vira... E tudo se resolve.



Melhor do que o episódio anterior, eu diria. Pelo menos eu gosto mais desse. Alguns acham um episódio para meninas, por causa do romance água-com-açúcar de Tommy e Tosh. Ficou um pouco esticado? Sim, poderia ter subtramas para encher o tempo e não esticar a trama principal. Mas ficou muito nela, o que acabou ficando um pouco com "encheção de linguiça". Mas ainda é divertido, vale ver e se divertir.

Curiosidades? Temos algumas...
  • Tosh e Tommy passeiam no Penarth Pier, construído em 1894, o mesmo ano em que Tommy nasceu.
  • Tommy fala que é ridículo ter que salvar o mundo de pijamas. Se bem que o Doutor já faz isso, no episódio "The Christmas Invasion", e disse que isso era muito "Arthur Dent."
  • "Tommy" é um nome comum, uma gíria para os soldados ingleses durante a Primeira Guerra Mundial.
  • Jack fala que o Real Exército Britânico executou mais de 300 soldados por covardia durante a Primeira Guerra Mundial. Bem... Foram 346 execuções, sendo que 40 foram por assassinato ou motim; 266 por deserção, 18 por covardia e 22 por outras ofensas. Apesar de que a maioria estivessem em estado de choque, todos foram oficialmente perdoados pelo governo britânico em 2006.
Bem, é isto. Agora, só em 2010, e voltamos com um episódio sobre... Carne. Até lá!

No Response to "Torchwood - 2x03 - "To the Last Man""