terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Torchwood - 2x02 - "Sleeper"

Posted on 01:11 by Unknown

O episódio começa com dois bandidos entrando no apartamento de um casal, cuja esposa é uma senhora chamada Beth. Há uma briga, e os bandidos ficam aterrorizados com uma luz muito intensa que surge como um flash, que invade toda a sala onde eles estão. Logo, Torchwood é chamada para investigar os ferimentos fatais sofridos pelos ladrões.

Beth não lembra-se de nada, e é levada sob custódia para a base, já que desconfiam dela ser uma alienígena. Quando ela é colocada numa cela, no caminho ela passa por um Weevil, que se acovarda na sua presença. Há algo de estranho. Jack decide usar uma sonda mental, o que é um tanto quanto drástico, mas parece ser necessário.

Nenhuma reação inicial, mas depois a sonda faz aparecer no antebraço direito de Beth detalhes que mostram tecnologia alienígena lá escondida. Ela é um ‘agente adormecido’ alienígena, que ainda aguardava para ser ativada. Para ocultar sua identidade real, implantes de memória e uma identidade falsa.

Ao longo da cidade, outros agentes adormecidos são ativados, com seus antebraços direitos transformados em armas semelhantes a baionetas. Todos matam imediatamente alguém próximo a eles - um senhor quebra o pescoço da sua esposa, um paramédico deixa um paciente terminal morrer, e uma jovem mulher simplesmente abandona seu bebê, deixando-o ser atropelado numa rua. Também começam a acontecer ataques suicidas em pontos estratégicos, como um centro de telecomunicações (cortando fora a telefonia da cidade), matando o chefe do Conselho Municipal (que é quem está no comando no caso de uma emergência), e destruindo um túnel subterrâneo de combustível, usado pelos militares para abastecimento em emergências. Dessa forma, eles pavimentam o caminho para o seu líder - o marido - para ir até uma base militar com armas nucleares.

Beth tenta escapar, e vai encontrar o seu marido no hospital. Ela tenta manter-se humana, mas acidentalmente esfaqueia seu esposo na sua cama. Jack e Gwen tentam capturá-la, e convencem-na a ajudar a rastrear a localização de outros agentes adormecidos.

Jack tenta achar o líder dos agentes adormecidos, e vai até a base do exército, chegando lá momentos antes do agente poder detonar as armas nucleares que ele tem sob o seu poder. Jack é esfaqueado no processo, e o agente o alerta que ele não é o único na Terra. Ele explode a si mesmo, e quase mata Gwen e Beth (Jack não morre). De volta à base, Beth fala a Gwen que não pode viver sabendo que um dia ela não será ela mesma nunca mais. Ela usa a arma no seu braço para ameaçar Gwen, forçando a todos os outros a atirarem nela, para matar. Beth usa seu último lampejo de humanidade para dar cabo à própria vida.

O episódio fecha com Gwen informando a Jack que, se houverem mais agentes, Torchwood estará preparado contra eles.



Não é um grande episódio, diga-se de passagem. É quase passável, já que no início a gente já mata todo o mistério. É interessante ver o horror que a personagem tem quando descobre que ela não é o que sempre pensou que fosse, o que traz alguns paralelos com uma certa personagem em Battlestar Galactica (se você viu, sabe quem é). E ela matando o próprio esposo, é assustador. A parte dos vários agentes adormecidos é também interessante, e vários sendo despertos e fazendo um monte de atrocidades. Isso sim, é curioso. Mas nem o sacríficio (previsível) da personagem principal (do episódio) resolve e salva o episódio, na minha opinião. Não achei grandes coisas, tiveram vários melhores.

Vamos às curiosidades:
  • Tem um garotinho no episódio, e ele é quem faz o Mestre, aos 8 anos de idade, no episódio "The Sound of Drums", de Doctor Who (o que eu resenhei na semana passada).
  • Um dos atores que faz o agente adormecido e paramédico também trabalhou em episódios de Doctor Who, mais notadamente da 4a temporada na nova versão.
E é só. Sim, só isso. No próximo episódio, algo mais interessante. Até lá!

No Response to "Torchwood - 2x02 - "Sleeper""