quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Doctor Who 2005 - 3x10 - "Blink"

Posted on 01:11 by Unknown

Em 2007, Sally Sparrow entra numa casa em ruínas, Wester Drumlins (parece que esse é o nome da casa), para procurar assuntos para fotografar. Só que ela acha apenas estranhas estátuas de anjos, e uma chave comum pendurada na mão de um dele, e a mensagem deixa por alguém chamado "o Doutor", escrito atrás do papel de parede, endereçado a ela, alertando-a dos "Anjos Chorões". Sally volta no dia seguinte com a sua amiga, Kathy Nightingale, para explorar mais a casa, só que Kathy desaparece, e logo depois surge um rapaz. Ele diz que é o neto de Kathy, e a entrega uma carta. A carta explica que, segundo Kathy, na perspectiva de Sally, ela acabou de sumir. Só que ela tinha sido jogada para a década de 1920, na cidade de Hull. Lá ela acabou casando-se e tendo uma vida tranquila. Nessa mesma carta, ela pede a Sally que fale com o seu parente mais próximo, seu irmão Larry, que ela sumiu mas está bem, no passado.

Sally visita Larry, que trabalha numa loja de DVDs, e ele achou vários "easter eggs" em 17 DVDs não relacionados, todos eles com o mesmo homem chamando a si mesmo de "o Doutor" sendo a metade de uma conversa com o espectador. Larry dá a Sally uma lista dos DVDs, e ela vai até a delegacia. Lá, ela conhece o Detetive Inspetor Billy Shipton, que explica que houveram vários desaparecimentos próxima à casa (Wester Drumlins), e mostra a ela que encontraram inclusive carros abandonados próximos à esta casa (alguns deles ligados, e com pertences pessoais dentro), e entre eles uma caixa da polícia falsa, e que está trancada. Sally sai, mas lembra-se da chave que achou e volta. Mas Billy sumiu. Ela recebe um telefonema do hospital. É de Billy. Quando ela lá chega, encontra um homem bem velho, nos seus últimos momentos de vida. Ele explica que após ela ter saído, ele se viu fitando os Anjos que queriam pegar a caixa da polícia. E, de repente, ele se vê em 1969, e lá conhece o Doutor, que pediu a ele para levar uma mensagem para Sally décadas no futuro; Billy depois casou-se e abriu um negócio de vídeo-produção. Logo, ele é o responsável pelos easter eggs nos DVD! Antes dele morrer, ele fala que a mensagem do Doutor é para ela, para ver na lista de DVDs. Sally então descobre que os easter eggs são para ela mesma.

Sally e Larry retornam para os Drumlins com um DVD portátil, para ver todos os easter eggs. Sally descobre que ela pode conversar com a gravação do Doutor, já que, no passado, ele tem uma transcrição completa do diálogo, que está sendo compilado no presente pelo Larry, enquanto eles vêem. O Doutor finalmente esclarece o mistério: Ele e Martha foram enviados ao passado pelos Anjos Chorões, seres que alimentam-se da energia temporal de outros. Os Anjos são travados quanticamente, o que significa que eles movem-se incrivelmente rápidos quando ninguém os está olhando, mas do contrário, estão petrificados, não se movem. E daí o nome do episódio: Ele diz para Sally nem piscar (Blink) quando eles estiverem por perto. O Doutor diz a Larry e Sally que eles querem pegar o TARDIS, para roubar sua energia potencial, o que pode ser catastrófico.

Quando o Doutor termina o diálogo, Sally nota que Larry parou de escrever, por causa da presença de um Anjo na sala, e ambos fogem para o porão. Lá eles descobrem que os Anjos pegaram o TARDIS, e Sally e Larry refugiam-se dentro dela, enquanto os Anjos a cercam. Lá eles usam o DVD para ativar o TARDIS. Ao fazerem isso, a nave do Doutor desmaterializa-se, deixando ambos para trás. Mas, com o sumiço do TARDIS, os Anjos ficam em posição onde um observa o outro, permanentemente congelados como estátuas, presos por toda a eternidade. É só não mexer.

Passado um ano, Sally e Larry estão vivendo juntos, abriram uma livraria e loja de venda de DVDs, embora Sally guarda uma pasta com todos os eventos daquele dia louco, e Larry fica preocupado. Então, Sally um dia vê o Doctor e Martha saindo de um táxi na frente da loja, carregando um arco e flechas... Ela sai correndo para falar com ele. Ele não a reconhece, mas ela entende que os eventos que eles irão experimentar estão no futuro do Doutor e Martha, e ela dá toda a pasta a ele. Ela ainda o avisa que essa pasta será necessária no futuro. Assim, ela completa o paradoxo ontológico. Ambos despedem-se, Sally e Larry voltam para a loja, e o episódio fecha com a frase do Doutor alertando a Sally, dessa vez direcionado aos espectadores, com imagens rápidas de famosas estátuas de bronze e de pedra.


Bem-vindos ao melhor episódio da 3a temporada, e talvez o melhor de todas as temporadas de Doctor Who. "Blink" é um episódio fantasticamente escrito, que usa viagem no tempo de uma forma nova (para mim), e Steven Moffat mereceu, mais do que com The Girl in the Fireplace e The Empty Child, o prêmio Hugo por Melhor Apresentação Dramática em Formato Curto de 2007. Além disso, levou dois prêmios BAFTA, e Carey Mulligan (Sally Sparrow) ainda levou um Constellation Award. Ele foi indicado ao prêmio Nebula, mas perdeu para O Labirinto do Fauno. Algumas pesquisas da BBC apontam esse episódio como um dos 3 melhores de todos os tempos da série.

A história trata a viagem no tempo com reviravoltas e paradoxos, mas sem ofender a mente do espectador: Pelo contrário, é uma história de suspense que usa elementos modernos do dia-a-dia (DVDs, easter eggs, etc), traz um final esperado (o bem vence o mal), mas com conclusões não claras. Afinal, quem esperaria que o Doutor não conhecesse Sally? Logo, esse incidente está no futuro dele. E o que é esperado, ele vir e salvar Larry e Sally não ocorre. Ao menos, surpreende a todos nós.

Os Anjos Chorões estão entre os mais assustadores vilões da série, e olha que eu sou fã dos Daleks. Mas dos saleiros ambulantes nós temos o que esperar. Nesse caso aqui, não. E confesso, passei algum tempo olhando atravessado para as estátuas que vi na rua. Afinal, quem nunca olhou para uma e pensou: "Será que está viva?" Bem, minha esposa assistiu esse episódio de pé, de tão ansiosa que ficou. Daí dá para imaginar a situação.

Vamos às curiosidades:

  • Uma projeção holográfica do Doutor aparece nesse episódio, e outras ocorreram no filme para a televisão, no episódio The Parting of the Ways, e em Doomsday, ambos episódios de fechamento das 2 temporadas anteriores.
  • Não é a primeira vez que o TARDIS desaparece em torno de alguém, como foi com Sally e Larry. Isso acontece com Rose e um Dalek, e também no episódio The Runaway Bride.
  • O Doutor fala que foge de casamentos, especialmente o dele, no final do episódio. Bem, há uma referência a ele ser pai nos episódios The Empty Child e Fear Her, e isso voltará na 4a temporada. Lembremos que o Primeiro Doutor (William Hartnell) viajava com sua neta.
  • Larry dá a Sally a lista de DVDs com um folder com um adesivo da White Star Line colado nele. Essa era a empresa que operava o fatídico navio RMS Titanic. O Nono Doutor foi fotografado em Southampton com uma família que iria viajar no Titanic, e essa foto aparece em Rose. Ainda veremos o Titanic (ou algo parecido com ele) em breve (aguardem mais 1 mês).
  • O Doutor faz referência a esses fatos no futuro, para ser exato vocês lerão isso daqui a alguns meses, quando eu chegar nesse episódio.
  • Larry descreve a casa como uma "Mansão do Scooby-Doo", referência às casas mal-assombradas da série animada. Curiosamente, o Doutor e Martha são jogados pelos Anjos em 1969, ano que começou a passar o desenho do Scooby-Doo.
  • Billy cita que as janelas do TARDIS são do tamanho errado para uma caixa da polícia, e isso é uma brincadeira com alguns fãs mais radicais que reclamaram do tamanho das janelas em fóruns, na Internet.
  • O ator que faz o velho Billy já trabalhou na série clássica do Doutor.
  • O nome da casa, Wester Drumlins, foi tirado do nome da casa onde Steven Moffat (o diretor e autor do episódio) morou no final dos anos 1990. Vale dizer que é comum na Inglaterra casas terem nome.
  • Vale um comentário machista: a Carey Mulligan (Sally Sparrow) é uma gracinha de menina, encantadora... O que é um colírio para os olhos.

Bem, até a próxima semana, quando começamos a fechar a 3a temporada, no primeiro caso de um episódio triplo nessa nova versão da série. Allons-y!

1 Response to "Doctor Who 2005 - 3x10 - "Blink""