terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Torchwood - 1x13 - "End of Days"

Posted on 01:11 by Unknown

Durante uma manhã comum, de café da manhã e brincadeiras entre Gwen e Rhys, ambos vêem no noticiário que OVNIs foram avistados sobre o Taj Mahal, na Índia, e que houve uma luta armada entre a Polícia armada inglesa e soldados da Guerra Civil Inglesa (que ocorreu no século XVII). Gwen retorna à base, e descobre que isso tudo é causado por instabilidade na fenda, depois que Owen a abriu para resgatar Jack e Tosh. Torchwood está com as mãos cheias de serviço. Tosh e Owen investigam caso de morte causadas pela peste negra (século XV) em um hospital local. Lá, Tosh tem uma visão da sua mãe. Jack e Gwen encontram um soldado romano numa cela. Gwen tem uma visão de Bills Manger, o dono do salão de dança do episódio anterior. Ianto vê Lisa, sua namorada que foi transformada em Cybermen. E ela tenta convencê-lo a abrir a fenda. Durante uma discussão acalorada, Jack atira em Owen. Depois, num bar, Owen vê Diane (de alguns episódios atrás), que tenta convencê-lo a abrir a fenda (mais um!).

Jack e Gwen vão até a relojoaria de Billis Manger, "A Stitch In Time" (algo como "Uma Costura No Tempo"), onde eles descobrem que Billis pode saltar entre eras no tempo. Jack sai, e ele mostra uma visão a Gwen onde Rhys morre. Gwen corre atrás dele, o droga e o coloca nas celas de Torchwood Três para protegê-lo. Mesmo assim, Billis causa uma queda de energia na base de Torchwood, solta Rhys e o mata. Jack fala a uma Gwen desesperada que não pode trazê-lo de volta, mas ela sabe a única maneira de fazê-lo, e é abrindo a fenda. Todos concordam em abrir, menos Jack, que tenta pará-los, até mesmo apontando-lhes uma arma. Quando ele os insulta e os provoca, eles o atacam e o matam, digitalizam a sua retina e a de toda a equipe, e abrem a fenda.

Quando Jack volta à vida, ele descobre a manipulação que Billis Manger fez com todo o time, para soltar Abaddon, uma criatura semelhante à Besta (demônio, capeta, capiroto, satanás, escolha!), cuja sombra mata quem tocá-la. Esse demônio, inclusive, é citado em Apocalipse 9:11 como o "rei" do abismo. Isso dá a Jack a idéia de atacar o demônio, já que ele não pode morrer. A sombra o ataca, mas uma luz azulada sai do seu peito, e destrói o demônio, aparentemente matando Jack, mas salvando Cardiff.

A fenda está fechada, Rhys está vivo, mas Jack continua morto depois de muitos dias. Gwen dá-lhe um beijo de despedida, e é o que o traz de volta à vida. A equipe o recepciona com abraços (Tosh), beijos (Ianto) e pedidos de perdão (Owen). Depois desse momento, Jack anuncia a Gwen que a fenda está mais volátil e instável do que nunca, e Gwen o questiona o que o tentaria a abrir novamente a fenda. Jack responde: O tipo certo de Doutor. Todos saem para tomar café, enquanto Jack vê a mão direita do Doutor brilhando, e ouve um som familiar de algo se materializando, e sai correndo. O resto da equipe imagina que algo ou alguém o sequestrou...



Um final de temporada muito bom. Há uma vontade de amarrar todas as pontas disponíveis nesse epísódio, de forma que caso não tenhamos 2a temporada, tudo foi explicado. Uma outra coisa interessante é a ponte com Doctor Who: Sim, Jack ouviu o TARDIS, e foi atrás dele. Se você acompanha as resenhas que faço sobre Doctor Who, na semana que vem começa o fim da 3a temporada, em 3 partes... E Jack Harkness é um dos participantes. Sabemos que Jack não vai morrer, mas a volta dele ser com um beijo é bem clichê. Agora, passar 2 semanas como morto, e ainda não se desfazer, o corpo? O serviço da Rose-Lobo-Mau foi bem feito, hein?!

Claro que a aparição do demônio apocalíptico Abaddon ficou meio mal explicada, mas de propósito algumas dúvidas foram deixadas:
  • Simplesmente ele tinha sido selado dentro da fenda? Só isso?
  • Existem outros como ele?
  • Como lidar com essas entidades?
  • O que foi feito de Billis Manger?
  • Porque ele consegue pular entre eras no tempo?
Dúvidas ficam no ar, e espero que algumas delas sejam sanadas nas próximas temporadas. Por enquanto, na semana que vem, começamos a 2a temporada, com a participação especial de um ator de "Buffy, a Caça-Vampiros". Até lá!

No Response to "Torchwood - 1x13 - "End of Days""