terça-feira, 13 de outubro de 2009

Torchwood - 1x05 - "Small Worlds"

Posted on 01:11 by Unknown

Na base (onde ele mora), Jack acorda de um pesadelo, onde ele via soldados mortos dentro de um comboio de trem, com pétalas de rosas nas suas bocas. Ao ir até a sua mesa, ele encontra uma pétala sobre a mesma, e Ianto informa-o de padrões estranhos de clima sobre Cardiff. No dia seguinte, Gwen acompanha Jack na visita a uma velha amiga dele, Estelle, que está palestrando sobre fadas, em especial o famoso caso das fotografias das Fadas de Cottingley, e compara com fotos que ela mesma tirou no dia anterior. Essas fotos tiradas por Estelle provam a existência de tais criaturinhas. Depois da palestra, Jack e Estelle discutem sobre as fotografias e as naturezas das fotos, e ao ir embora, Gwen deduz tudo: Jack teve um caso com Estelle durante a Segunda Guerra Mundial, mas ele sumiu (já que ele não pode envelhecer), e depois reapareceu, dizendo que, na verdade, ele era filho daquele homem de mais de cinquenta anos atrás. Estelle comenta que ele anda e fala como seu "pai", inclusive (óbvio, né?).

Na volta para a base, Jack explica que as fadas são criaturas do início dos tempos, não se prendem ao tempo linear, e podem ser muito perigosas. Jack instrui Toshiko a procurar por padrões estranhos de clima, para assim encontrar as fadas. Nesse intervalo, uma menina, Jasmine Pierce, volta sozinha da escola porque o namorado da mãe não chegou a tempo de pegá-la. Ela encontra um homem que tenta sequestrá-la, mas um vento forte e vozes etéreas forçam-no a fugir. A menina continua no seu caminho, brincando com as suas protetoras (adivinhem quem são?), no bosque próximo. O homem ainda é atacado por algo invisível no mercado de Cardiff, e cospe pétalas de rosa. Ele tenta ser preso, se apresenta como pedófilo para ir para a cadeia e lá sentir-se seguro. Não dá certo, e no dia seguinte, na cadeia, amanhece morto, asfixiado, sufocado com pétalas de rosa - conforme a equipe de campo de Torchwood o encontra. Jack confirma que as fadas o mataram, por estarem protegendo aquela que elas chamam de "A Escolhida", uma criança que tornar-se-á uma fada, se Torchwood não achá-la primeiro.

De noite, Estelle começa a ouvir vozes estranhas, chama Jack, mas quando ele chega, Estelle está morta, afogada com uma chuva fortíssima... Que caiu somente sobre ela. Todo o resto em torno está seco. Jack realmente a amava, e lamentou muito a sua perda. Depois, ele explica o pesadelo (lá do início do episódio): Ele estava num trem a caminho de Lahore, Paquistão, em 1909, comandando uma tropa de soldados (15 homens). Pouco antes de embarcarem no trem, numa bebedeira, alguns da tropa atropelaram e mataram uma garotinha. Uma semana depois todos amanheceram mortos, com pétalas de rosa nas suas bocas. Jack concluiu que a menina morta era uma Escolhida pelas fadas. Gwen chega em casa e a encontra toda revirada, com folhas e galhos espalhados. Torchwood vê que as fadas estão mais protetoras agora, e mais agressivas.

Na escola no dia seguinte, Jasmine é atacada por duas meninas maiores, e as fadas causam um grande rebuliço. A única a não ser afetada foi ela mesma, mas ninguém se machucou - dessa vez. Depois, a mãe dela e o seu namorado estão fazendo um churrasco (à moda inglesa - de hambúrgeres) para festejar 5 anos juntos. Jasmine começa a ser evasiva e misteriosa às perguntas da mãe. O namorado da mãe fez uma cerca para impedir que a menina vá até o bosque que tem atrás da casa. Jasmine discute com Roy (o namorado da mãe), e raivosamente morde-o, que a bate e xinga. Um vento forte vem, as fadas tornam-se visíveis a todos, e matam-no. A equipe de campo de Torchwood consegue chegar a tempo e evitar o pior, mas a menina foge com as fadas. Jack tenta argumentar, mas as fadas dizem que Jasmine é A Escolhida, e se ela não for com as fadas, muitos mais irão morrer. Vendo que não tem jeito, Jack deixa a menina ir, desaparecendo com as fadas. A mãe, Lynn, chora desesperadamente abraçada a Jack, que não tem outra palavra a não ser lamentar profundamente: "O que mais poderíamos ter feito?"

De volta à base, Gwen examina as fotos do caso e topa com uma das fotos das fadas de Cottingley, tiradas em 1917. Ampliando a imagem, ela encontra, entre as fadas, o rosto de Jasmine, sorrindo. O episódio encerra-se com um trecho do poema The Stolen Child, de W. B. Yeats, sendo falado por uma voz sussurante e macabra.



Esse é um dos episódios mais pesados da primeira temporada de Torchwood. Lembro-me que minha esposa não conseguiu assistir sozinha o episódio, e teve que manter a luz acesa: Ela morreu de medo. É um episódio apavorante, mesmo com poucas cenas no escuro. É interessante falar também na história das fadas de Cottingley: São 5 fotos tiradas por duas meninas em 1917, que depois admitiram (em 1981) terem falsificações (embora uma delas sustentava a existência das fadas). Elas enganaram até Sir Arthur Conan Doyle, criador do personagem Sherlock Holmes.

As fadas, como vistas, parecem mais goblins (de O Senhor dos Anéis) do que a Sininho, do Peter Pan. Dão medo. E nesse episódio, Torchwood "perde": O objetivo inicial, de salvar a garota, não foi atingido. É também interessante ver um pouco do passado de Jack, e tentar entender o que aconteceu com ele, por que ele está desde 1909 na Terra (ou antes!), o que aconteceu para ele cair por aqui há tanto tempo, desde os acontecimentos de The Parting Of The Ways. Como disse, é pesado. Mas é um bom episódio. E o próximo... Continua sendo pesado. Como eu disse lá no início, Torchwood não é Doctor Who, e deve ser por isso que faz mais sucesso nos EUA do que o seu famoso predecessor.

Até lá!

No Response to "Torchwood - 1x05 - "Small Worlds""