terça-feira, 6 de outubro de 2009

Torchwood - 1x04 - "Cyberwoman"

Posted on 01:11 by Unknown

É um dia comum, e todo mundo sai para beber, menos Ianto, que fica para trás. Ele traz um especialista em cibernética (Dr. Tanizaki) para ir até uma cela no fundo da base, e encontrar lá uma mulher parcialmente convertida para a forma de Cybermen. Ela está ligada a uma unidade de conversão e com equipamentos que a mantém viva.

Sabemos então que ela chama-se Lisa, e é a namorada de Ianto quando ambos trabalhavam em Torchwood Um, em Londres. Na invasão dos Cybermen ela foi parcialmente convertida, e Ianto conseguiu salvá-la, mantendo-a viva no porão da base, mas sem falar nada para ninguém. Sua esperança é que o Dr. Tanizaki consiga desfazer a conversão e torná-la humana novamente. Eles a levam para o laboratório de autópsia, mas rapidamente voltam, já que os outros membros estão voltando para a base. O Dr. Tanizaki leva-a para a cela, mas o lado Cybermen dela fala mais alto, e ela resolve retribuir o favor do Dr. Tanizaki, "atualizando-o". Sim, ela o mata.

A equipe voltou por causa de um OVNI, e há uma flutuação na energia da base. Ianto disfarça, joga a culpa nos geradores e se oferece para "dar um jeitinho". Na cela, ele encontra o Dr. Tanizaki morto, e Lisa sobre ele. O corpo é removido e escondido por Ianto, e Lisa, na unidade de conversão, começa a puxar mais energia da base, que descobrem que algo está errado. Eles acham a unidade de conversão, mas Lisa nocauteia Owen e coloca Gwen na unidade, para ser "atualizada". Jack quase atira em Lisa, mas Ianto impede, deixando que ela fuja.

A energia é sugada mais ainda para que Lisa recrie um exército de Cybermen, e Jack cobra explicações de Ianto. Ele explica, aos prantos, que a ama e que acredita que ela pode ser curada. Jack diz que não há cura, mas Ianto pede para tentar argumentar com Lisa, antes da equipe atacá-la novamente.

Ianto tenta lembrá-la da sua humanidade, mas ela mostra-se insatisfeita com o que vê, ainda meio-humana. Ela oferece a ele o implante do cérebro dela nele: Para ela, o amor verdadeiro é compartilhar a mesma vida. Ianto recusa, horrorizado, e é declarado incompatível pela Cybermen que está em Lisa. Ele desmaia, e o resto da equipe age. Tosh vai até a superfície para recarregar as células de energia de emergência; Gwen e Owen procuram por armas que possam retardar Lisa. Ela eletrocuta Jack duas vezes, e Gwen e Owen conseguem fugir do laboratório de autópsia para o salão central da base, para encontrar Jack ainda vivinho da silva. Ele borrifa Lisa com um "molho especial de churrasco", que faz o pterodáctilo atacá-la. Enquanto isso, eles fogem através do elevador invisível (que os deixa no meio da praça). Ianto soca Jack e tenta voltar para a base, mas Jack o ameaça: Ele tem 10 minutos para matar Lisa. Se ele falhar, ambos morrerão. E Ianto volta para a base.

Sem que ninguém saiba, uma entregadora de pizza passou pela entrada principal da base, encontrou o pterodáctilo no chão e Lisa surge atrás dela. Quando Ianto entra, ele encontra Lisa no chão, cercada de sangue, e a entregadora de pizza com um grande corte na cabeça, circundando toda ela, e toda ensanguentada. Ela alega que é agora Lisa, que removeu o seu cérebro do corpo parcialmente "atualizado" para o corpo da entregadora de pizza, e agora eles podem ficar juntos. Ianto fica confuso e chocado: Aponta-lhe a arma, abraça-a, mas depois aponta a arma de novo. Ela tenta explicar que fez isso por Ianto, e promete que eles podem ser atualizados juntos. O resto da equipe, ao entrar, ouvem isso e abrem fogo contra a garota, matando-a. O episódio termina com Ianto chorando sobre o corpo de Lisa.




Eta episódio pesado. Sim, eu achei um pouco pesado, essa história toda de "pega e mata", esse "Dr Jeckyl e Mr. Hyde" que vemos... Só que com um pouco mais de sangue e sem finais escancaradamente felizes. Tecnologia como uma ameaça, algumas semelhanças com Metropolis (do Fritz Lang)... Pelo menos escapou da obviedade e terminou de uma maneira mais... Plausível. Uma das coisas legais desse episódio é a continuidade: Ele tem ligação direta com o episódio final da 2a temporada de Doctor Who: Ianto tirou Lisa dos destroços de Torchwood Um e levou-a para Torchwood Três, em Cardiff, para aonde ele (pelo visto) foi transferido. Logo Ianto trabalhou em Canary Wharf, e acompanhou a batalha entre humanos, Cybermen e Daleks.

Algumas curiosidades são:
  • Dr Tanizaki era o diretor do Instituto de Cibertecnologia de Osaka, criado em 2007, depois da invasão dos Cybermen, para monitorar e estudar a partir do que foi feito pelos invasores "de lata".
  • Pelo visto, esses Cybermen também sabem transplantar cérebros humanos para corpos cibernéticos, ao contrário de outros tipos de Cybermen, mas a conversão de Lisa foi pelo "método tradicional".
  • Muitos dos humanos semi-convertidos foram tragados para o Vazio, no fim da segunda temporada de Doctor Who, mas alguns ficaram, pois seus implantes foram originalmente criados "deste lado" do Vazio. A grande maioria desses morreram, já que Torchwood não sabia lidar com essa tecnologia.
  • Gente parcialmente convertida não é tão incomum assim, já ocorreram várias vezes na série clássica do Doutor. No episódio "Doomsday", Yvonne Hartman, diretora de Torchwood Um, mesmo completamente convertida preservou parte da sua personalidade.
  • A entregadora de pizza, que não tem nome, é creditada como Annie, nos créditos, e é interpretada pela atriz Bethan Walker.
No próximo, um episódio realmente amedrontador. Até lá!

No Response to "Torchwood - 1x04 - "Cyberwoman""