quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Doctor Who 2005 - 3x04 - "Daleks in Manhatan"

Posted on 01:11 by Unknown

O Doutor e Martha Jones, depois de sair de Nova Nova York, visitam a primeira Nova York, em novembro de 1930 (no auge da Grande Depressão) materializando o TARDIS na basa da Estátua da Liberdade. E, para variar, eles tropeçam num mistério: Gente sumindo do nada. Logo, vão os dois até uma favela montada no meio do Central Park (conhecida como Hooverville, um nome para as favelas surgidas durante a Grande Depressão), e conhecem Solomon, o líder dos residentes, e ouvem explicações.

O jeito é investigar, e quando um homem de negócios cheio do dinheiro, o Sr Diagoras chega querendo contratar pessoas para uma obra num esgoto, o Doutor, Martha, Solomon e Frank (um jovem do Tennessee) entram. No esgoto, o Doutor encontra matéria orgânica alienígena, que ele pretende analisar depois, e depois fogem de um grupo de Porcos Escravos, mas Frank é capturado.

Na fuga, acabam achando uma escada e saindo numa tampa de esgoto que dá para dentro de um teatro, onde são acuados por uma arma que está na mão de Tallulah, uma dançarina que quer saber o que aconteceu com Laszlo, um rapaz com quem ela estava saindo. Após as devidas explicações, o consolo a Tallulah por causa do sumiço de Laszlo e uma engenhoca feita pelo Doutor para analisar aquela matéria orgânica alienígena... O show deve continuar, e ela vai dançar no show. Um Porco Escravo aparece, Martha o persegue e ela é capturada. O Doutor e Tallulah seguem-na, mas só para encontrar Lazslo, que era o Porco Escravo que estava dentro do teatro. E eles também encontram quem está por trás dos desaparecimentos e está no título do episódio: Um Dalek. A matéria orgânica vem de Skaro, o planeta natal da raça que deu origem aos Daleks. Lazslo explica a eles que os Daleks transformam os pouco inteligentes em Porcos Escravos, e os mais inteligentes são preservados para um "experimento final".

Eles encontram-se debaixo do edifício Empire State, e conseguem entrar para achar Martha. Quando eles conseguem achar Martha e Frank, tudo se esclarece: O Culto de Skaro (aquela "tropa de elite" dos Daleks) estão trabalhando em experimentos para fundir as raças humana e Dalek, de forma que os Daleks continuam. O Sr. Diagoras está dando assistência para eles, e Dalek Sec planeja sacrificar-se para provar que essa "evolução" é possível. Então, usando energia coletada por painéis de "Dalekanium" colocados no mastro do Empire State, Dalek Sec funde-se ao corpo do Sr. Diagoras, criando um híbrido, um "Dalek Humano", o futuro dos Daleks e essa gracinha aí do lado.



A sensação é que nesse episódio tentaram amarrar a maior parte das referências possíveis aos EUA pós-crack-de-1929 de forma a juntar tudo: Hooverville, a Grande Depressão, o Empire State, a Estátua da Liberdade... E esqueceram de fazer uma história boa. Até aqui o episódio é de regular para fraco. Mostra-se o que aconteceu com os Daleks fedidos que fugiram da Batalha de Canary Wharf, os últimos remanescentes, o que é interessante. Mas tem algumas coisas meio que soltas, incompletas... Pobres, como o foco do Empire State na história.

Os Daleks, como raça, são mutação de outra raça do planeta Skaro, e muita manipulação genética, cortesia de um cidadão chamado Davros, o "pai" das "crianças". Logo, dá para entender por que eles querem fazer essa nova mutação: Preservação da espécie, afinal só sobrou os Daleks do Culto de Skaro. Mas daí fundir a um humano... É estranho, no mínimo para dizer.

Bem, lá vamos nós com algumas curiosidades:
  • Tallulah pergunta à Martha se ela já atuou, e ela diz: "Sim, alguma coisa de Shakespeare" ("The Shakespeare Code").
  • Quando o Doutor sabe que os Daleks estão por trás de tudo, ele diz: "Eles sempre sobrevivem, enquanto eu perco tudo". E os Daleks sobreviveram à extinção 6 vezes: The Daleks, The Evil of the Daleks, Remembrance of the Daleks, a Última Guerra do Tempo, "Dalek", "The Parting of the Ways" e "Doomsday".
  • O membros do Culto de Skaro (Dalek Caan, Jast, Sec e Thay) são os únicos Daleks individuais que tem nomes, e que aparecemr regularmente na série.
  • Esse é o primeiro episódio da série (reiniciada) em que Skaro é referenciado claramente como o planeta natal dos Daleks.
  • A carcaça dos Daleks é feita de... Dalekanium. Engraçado que já foi dito que era policarbono, inclusive policarbono unido...
  • Não é a primeira vez que o Doutor e os Daleks "visitam" juntos o Empire State... Isso também já aconteceu com o primeiro Doutor, em 1965.
  • Esse é o primeiro episódio que os Daleks não gritam "Exterminate!".
  • O episódio é o primeiro escrito por uma mulher na série nova, e o primeiro, em toda a série, em que uma mulher escreve sobre Daleks.
  • Existiu uma Hooverville no Central Park, entre 1931 e 1933.
  • Tallulah é baseada no personagem da Jodie Foster, no filme Quando As Metralhadoras Cospem.
  • A Ilha do Doutor Moreau, Frankenstein e O Fantasma da Ópera são as fontes de inspiração para essa história.
  • Uma piadinha no guia de episódios chama esse episódio de "Sec's in the City" (Sec está na cidade, alusão ao Dalek Sec), referenciando o sitcom Sex and the City, que se passa em Nova York.
Na próxima semana, o fechamento da história, principalmente falando no que deu aquele híbrido esquisito... Allons-y!

No Response to "Doctor Who 2005 - 3x04 - "Daleks in Manhatan""