quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Doctor Who 2005 - 4x03 - "Planet of the Ood"

Posted on 01:11 by Unknown

O Doutor usa o TARDIS para pousar num ponto ao acaso, no tempo e espaço. Quando ele sai da nave, no meio de uma tempestade de neve, ele e Donna encontram um Ood ferido. Lembram dos Ood? Eles aparecem em um episódio duplo da 2a temporada, "The Impossible Planet" e "The Satan Pit". Pois é, pouco antes de morrer, os olhos desse Ood tornam-se vermelhos, e ele ataca o Doutor, que espanta-se com a sua ferocidade. Nos episódios antes citados, esse fenômeno era estimulado pela presença do demônio por perto. Agora, deve ser algum outro fator diferente.


Continuando a investigação, descobrem o óbvio: Que eles estão no planeta natal dos Ood. Também descobrem o não tão óbvio: Que existe um complexo industrial, controlado pela Ood Operations, que vendem Oods como uma raça serviçal desde 3914, inclusive com atualizações na esfera de tradução que cada Ood porta, como variações na voz. O fenômeno dos "olhos vermelhos" afetam outros Oods no planeta: Várias pessoas foram mortas por Oods enfurecidos recentemente, e os Ood falam que "o círculo deve ser quebrado". A empresa notou um aumento no fenômeno, e o CEO diz ao Doutor que a forma de matar em todos os casos é idêntica.

Ao longo da narrativa, Donna simpatiza com a situação dos Ood e se horroriza com a escravidão com a qual eles vivem. O Doutor também intetessa-se pelos Ood, já que nenhuma raça evolui naturalmente para ser serva, e acha que não os observou apropriadamente no último encontro (na 2a temporada). Eles descobrem no complexo um grupo de Oods que não foram preparados para serem servos: No lugar da esfera de tradução, eles tem um segundo cérebro, que dá a eles individualidade. Uma vez removido, eles tornam-se subservientes. Ou seja, eles sofrem uma lobotomia, o que horroriza o Doutor, e faz ele querer castigar o CEO da empresa.

Apesar do Doutor e Donna terem sido capturados pela equipe de segurança da Ood Operations, os Ood começam uma revolta, e o complexo é evacuado. O Doutor segue o CEO até um armazém trancado, e lá eles encontram um cérebro gigante, o que completa a consciência coletiva dos Ood. Só que o cérebro está tolhido por um campo de força. O CEO pretende matar o cérebro e todos os Ood em decorrência. Mas é impedido pelo Doutor, Donna, Dr. Ryder (que é ativista de um grupo chamado "Amigos dos Ood") e o seu próprio Ood, Ood Sigma. O Dr. Ryder entrou na empresa há 10 anos, e conseguiu infiltrar-se, diminuindo a intensidade do campo de força do cérebro gigante. Ood Sigma, por sua vez, ministrou secretamente ao CEO uma medicação (com a desculpa de que era para queda de cabelo) que alterou-o geneticamente, transformando-o em um Ood.
O círculo é quebrado, os Ood são livres, e unem-se numa coletividade telepática. Ood Sigma diz ao Doutor e à Doona que eles serão cantados pelos Ood como os salvadores do seu povo, mas termina dizendo que a canção do Doutor em breve se encerrará.



Taí, considero esse episódio melhor do que o anterior. Temos a volta dos Ood, que na 2a temporada deixou a impressão de terem sido mal-aproveitados. Agora estamos no planeta-natal deles, e conhecemos um pouco do passado deles, o que eles foram e podem ser. Isso torna a raça mais interessante. A idéia de uma empresa dominando-os, a simpatia e o desespero de Donna pelo que eles passam, é o sentimento legítimo de qualquer cidadão revoltado com a violência, a irresponsabilidade, inabilidade, o crime... E a falta de força para reagir. É tenso.
O cérebro gigante é meio tosco, assim como a transformação de humano em Ood. Mas há elementos que contrabalançam: O 2o cérebro, como a coisa se desenrola e conclui tudo por cerca de 40 minutos depois.
Curiosa a profecia de Ood Sigma, agora quando se cumprirá... Bem, vamos às curiosidades, então:
  • A época em que o episódio se passa é no século XLII (42), durante o Segundo Grande Império Humano (que se estende por três galáxias), e o planeta dos Ood está no mesmo sistema solar que o planeta dos Sensorites, do episódioThe Sensorites, da série clássica do Doutor (1964).
  • A referência à fala de Ood Sigma a "Doutor-Donna" se cumprirá no fim dessa temporada, assim como a fala do sumiço das abelhas.
  • Os autores resolveram falar mais dos Ood porque a visão que o Doutor (e todos nós) era de uma raça dominada pelo demônio. Eles enfatizaram a escravidão dos Ood, Donna mais uma vez ajuda a humanizar o Doutor, a ponto da sua opinião sobre os Ood mudar, do desgosto para a empatia. E a personagem cresceu. Sem contar a universalidade da história, de "libertar pessoas oprimidas", que pode ser aplicado globalmente ou localmente.
  • Vale dizer que os atores que são os Ood não conseguem enxergar com aquelas máscaras, e há um bocado de tecnologia de animação nela. Aliás, usaram CGI à beça nesse episódio.
Bem, é isso. No próximo episódio, a volta de vilões que nunca apareceram na série clássica, e também de uma pessoa muito querida nossa. Allons-y!

No Response to "Doctor Who 2005 - 4x03 - "Planet of the Ood""