terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Torchwood - 2x04 - "Meat"

Posted on 01:11 by Unknown

O episódio começa com Rhys Williams (o noivo da Gwen) dirigindo para o trabalho quando seu celular toca. É um colega de trabalho informando que uns dos caminhões da transportadora onde ele trabalha acidentou-se. Ele vai até o local do acidente, e descobre que o motorista, seu amigo, faleceu. Ele também vê a equipe de campo de Torchwood no local, e vê a sua noiva (sim, a Gwen) no meio do grupo.

A equipe confisca a carne que o caminhão levava. Há a suspeita de que essa carne é de procedência alienígena. Gwen reconhece o caminhão como da transportadora onde Rhys trabalha, e a equipe de campo volta à base. Lá, Tosh se passa por uma policial, buscando informações, e liga para a transportadora. Rhys manda um SMS para Gwen, pedindo para que ela viesse para casa. Numa conversa acalorada, ele tenta fazer com que ela explique por que ela estava lá, mas Gwen é evasiva, e escapa "pela tangente".

Rhys começa a seguir a noiva, e a vê encontrando-se com Jack próximo ao elevador invisível que dá acesso à base de Torchwood Três, e que fica bem no meio da Roald Dahl Plass, perto do porto de Cardiff. Ele os segue até uma fábrica, onde ele é capturado por um grupo de homens e levado para dentro. Jack e Gwen vê o fato, e acham que na verdade Rhys está sendo conivente com o incidente da carne alienígena. Os homens mostram a Rhys que eles capturaram uma "baleia espacial" viva (ou, como está na legenda, um gigantesco peixe-boi espacial), que é a fonte da carne vendida. Esse animal vivo continua a crescer, apesar deles cortarem sua carne. Logo, é uma fonte quase ininterrupta de carne para venda. Num ato de auto-preservação, Rhys topa se passar pelo funcionário morto.

De volta ao apartamento do casal Rhys e Gwen novamente discutem, e Gwen finalmente abre o jogo com o noivo: Explica a natureza do trabalho, o que é Torchwood, alienígenas... Rhys não acredita, mas isso só muda quando ela o leva para conhecer a base de Torchwood Três. Ele concorda em ajudar a infiltrar-se na fábrica, para assim libertarem a criatura. A equipe de campo refugia-se numa das vans da transportadora, e ele consegue entrar na fábrica.

Eles localizam a criatura (que tem consciência) e planejam atordoar os homens, para que possam devolver a criatura através da fenda espaço-temporal. Os homens descobrem, lutam, e Rhys é baleado. Com toda a confusão armada, Owen não vê opção senão matar a criatura quando ela torna-se um perigo para todos ali. Eles atordoam os homens, fazem eles tomarem pílulas de amnésia. De volta à base, Owen trata o ferimento de Rhys, e Jack manda que Gwen dê uma pílula de amnésia para ele também, mas ela diz que não. Jack fica desapontado, já que ela não fez o que ele mandou, mas ao mesmo tempo não querendo demití-la pela "insubordinação".



Não é um episódio brilhante, ou fantástico. Aliás, essa temporada de Torchwood é visivelmente mais fraca do que a temporada anterior, em termos de história. Mas é aquele típico onde a subtrama (Rhys e Gwen) é mais importante do que a trama (carne alienígena). Para todos os fãs que vêem e ficam chateados com o Rhys sendo apenas um coadjuvante, a partir desse episódio ele toma uma participação maior, chegando a ser considerado quase um membro da equipe na terceira temporada (e acredite, eles vão precisar de mais gente até lá). Eu gosto disso, em particular, pois não acredito que relacionamentos subsistam com questões tão sérias sendo simplesmente encobertas.

Curiosidades? Bem poucas:
  • O pterodáctilo aparece, e pela primeira vez nessa temporada.
  • Há referências rápidas a Scooby-Doo, Band-Aid e o Capitão Ahab, de Moby Dick.
Bem, é isso. Na próxima semana, rola uma manipulação básica... De memória. Até lá!

No Response to "Torchwood - 2x04 - "Meat""