Torchwood tem um novo membro: Adam, que na verdade está na equipe há 3 anos - e a gente não sabia. Só que a sua presença muda a equipe dramaticamente:
- Gwen esquece quem Rhys é, e supõe que ele é um assassino quando ela o vê no seu apartamento. Quando Adam e Jack chegam, eles assumem que a perda de memória da Gwen é por causa de tensão, e Jack pede a Rhys fazer um vídeo detalhando a sua vida a dois.
- Jack é assombrado pelas memórias do seu irmão, Gray, do qual ele foi separado quando criança na Península de Boeshane. Jack sofre e sente-se responsável pelo sumiço do irmão, principalmente depois de ver o seu pai morto após um ataque sofrido na Península.
- Toshiko torna-se mais confiante, e acredia que ela e Adam estão namorando. Ela falha em reconhecer o interesse romântico de Owen por ela.
- Falando em Owen, ele agora age como se fosse um nerd, um pouco diferente do que estamos acostumados.
Gwen começa a recobrar a memória de Rhys, Owen e Tosh examinam uma caixa que eles acham. Owen se confessa a Tosh, que dá-lhe um fora. Ianto vai ver anotações no seu diário, e descobre que não há nenhuma citação a Adam por lá. Adam chega e entendemos o que ele fez, pois ele o faz com Ianto: Implanta memórias falsas na mente de Ianto, fazendo com que ele ache que ele é um serial killer. Jack o encontra transtornado, mas ele recusa-se a aceitar o que Ianto diz que é. Eles reviram os arquivos, e descobrem que Adam implantou memórias falsas em toda a equipe.
De volta à base, Owen continua cercando Tosh, Jack prende Adam, mas Tosh ameaça atirar nele (em Jack!). Jack manda todo mundo tomar pílulas de amnésia, para esquecer as memórias das últimas 48 horas, e com hipnose ele traz cada um de volta ao que realmente é. Aí a coisa fica legal:
- Gwen relembra onde conheceu Rhys, e revela que ama Jack, mas também ama o noivo.
- Tosh relembra seu amor pela Matemática (ueba!), já que ela sempre dá uma resposta exata, e relembra seu primeiro apartamento, a falta de amigos, etc. Ela chora e revela que sempre desejou que alguém dissesse o quão especial ela é. Jack conforta-a.
- Owen relembra seu relacionamento turbulento com sua mãe, e apesar de salvar centenas de vidas, não é o bastante, e pensa quem irá salvá-lo. Jack responde que ele irá salvá-lo.
- Ianto relembra o amor por sua namorada, Lisa, morta dentro da base (na 1a temporada). Vir trabalhar todo dia, e ver o Jack tem trazido significado para a sua vida. Jack beija-o na cabeça.
Cada um toma a sua pílula. Todos adormecem, Jack vai até a cela onde está Adam, que está sumindo devido ao apagamento das memórias. Adam oferece a ela a sua última memória feliz da sua infância, antes do sumiço do irmão, e da morte do seu pai. Ele ainda ameaça, dizendo que se ele morrer, Jack não lembrará da sua infância. Logo... A caixa que falou-se no início guarda as últimas memórias de Jack, e se ele morrer, elas também. Jack pensa... E toma a pílula. Adam some, gritando de dor.
Dia seguinte, tudo normal, memórias apagadas. Jack diz que Tosh tem um admirador secreto, já que há um buquê na sua mesa (Owen deu a ela no dia anterior). Ela diz que o cartão é de Owen, que lê o cartão e o despreza, dizendo que não dá nem flores nem desculpas. Mas devolve o cartão e sorri para ela. Jack devolve o diário de Ianto, e diz que "fitas métricas nunca mentem". Ianto fica envergonhado e vai embora. Jack abre uma caixa de madeira, e lá só encontra areia.
Achava que seria mais um episódio-clichê
, com um "ataque por dentro", com um inimigo íntimo, a descoberta e pronto, tudo resolvido. Só que ele é um pouco mais, e isso é o que é divertido: A mudança de atitude de cada um (principalmente Tosh e Owen), e as revelações íntimas de cada membro da equipe, liberadas devido à hipnose. Isso torna o episódio mais interessante, mas mesmo assim, não é o mais brilhante de todos. É curioso, interessante, e um tanto quanto revelador. Gostei desse.
Vamos às curiosidades:
- A abertura, nesse episódio, é levemente diferente: Adam aparece como um membro de Torchwood nela. Mas só nesse episódio - muito criativo.
- A Península de Boeshane é citada pela primeira vez em Torchwood, assim como ficamos sabendo quem é Gray, que o Capitão John Hart citou no 1o episódio dessa temporada: É o irmão caçula de Jack, que sumiu após um ataque alienígena, onde seu pai morreu. Não se sabe quais são as criaturas Adam diz que morava no limbo, no nada entre as dimensões.
- John Barrowman conta na sua autobiografia que o beijo desse episódio, entre ele e Ianto durou 2 minutos a mais do que deveria, e ambos só se tocaram do fato quando todo mundo no set ficou rindo do fato.
No próximo episódio, a aparição (por 3 episódios) de uma velha conhecida nossa, fãs de Doctor Who. Até lá!
No Response to "Torchwood - 2x05 - "Adam""
Postar um comentário