terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Torchwood - 2x07 - "Dead Man Walking"

Posted on 01:11 by Unknown

O episódio começa com todos em estado de choque: Martha está preparando-se para fazer a autópsia de Owen Harper. Jack ordena todos deixarem-no em paz até que ele retorne. E ele cai até uma vidente, que lhe mostra uma carta de tarô com o seu rosto, e diz a ele para achar o que ele está procurando. Ele sai, e ela é vista com uma carta com a Morte estampada.

Jack chega numa igreja abandonada, que é a casa de muitos Weevils. Ele acha uma caixa com o item que ele quer, e volta à base. Para o espanto de todos, ele traz uma das manoplas da Ressureição, no caso a esquerda, que ninguém sabia onde estava. Vale ressaltar que a manopla direita foi usada com Suzie e Gwen, na temporada passada. Gwen opõe-se ao que ele está fazendo, e relembra-o do que ocorreu com Suzie. Jack ignora e pretende reviver Owen por 2 minutos, para pelo menos dizer adeus. Owen é revivido, e está confuso e assustado. Tosh confessa que o ama, e Jack pede os códigos para o necrotério. Owen para de responder, Jack acha que ele realmente morreu... Mas ele responde.

Owen voltou da morte permanentemente, só que dessa fez sem uma fonte óbvia. Nenhuma energia foi drenada de Jack, mas ele está recebendo energia de alguma fonte. Ele fala de visões, dele envolvido na escuridão e suspiros ao pé do ouvido. Temporariamente ele perde o controle do próprio corpo, quando suas pupilas dilatam e ele fala uma língua estranha. Owen é colocado em quarentena, mas ele vai a um bar, onde ele descobre que ele não pode digerir nada, ou ter o sangue bombeado. Seus processos corporais pararam todos. Jack chega, discute com ele, e ambos são presos por brigarem no bar. Na prisão, Owen vomita o que bebeu, e começa a entrar em pânico. Jack diz que a sua imortalidade não é tão boa quanto Owen acha que é. Eles então saem, enquanto Jack declina alguns pensamentos a respeito da imortalidade. Weevils os encontram, e os perseguem até o telhado de um prédio. Eles surpreendem-se ao ver os Weevils reverenciarem Owen, e ele dirige-se a eles numa língua estranha.

Owen é analisado, e vê-se que suas células estão em mudança. Algo irá acontecer quando a transformação completar 100%. Pesquisas levam a uma lenda, que dizem que a Morte voltou junto com a pessoa revivida, e procurou por 13 vítimas, cujas almas consumidas permitiriam que a Morte continuasse no mundo. A história detalha que a "Fé" preveniu esse terrível fato. Será que a lenda repete-se? Owen sugere que seus padrões neurais sejam paralisados, e um processo para que isso ocorra é deflagrado. Durante esse processo, a manopla da ressureição é ativada. A equipe espalha-se para achá-la, enquanto Ianto pega um taco de hóquei. A manopla ataca Martha, drenando sua força vital e envelhecendo-a rapidamente. Owen atira na manopla antes das suas células mudarem completamente, e ele perde o controle. A Morte então fala: "Eu irei caminhar sobre a terra para sempre, e a minha fome não cnhecerá limites", antes de matar Jack (oh).

Após reviver, Jack descobre que eles foram para um hospital, para tratar do que aconteceu com Martha. Um doutor diz que as chances dela sobreviver são bem poucas. A equipe evacua o hospital enquanto a Morte, após ceifar doze vidas, vai até um jovem paciente de leucemia, que foi deixada para trás. Owen salva a criança e ajuda ele e Tosh a escapar. Ianto monitora Martha, e explica que a "Fé" que na verdade é uma criança revivida chamada Faith (fé). Owen diz que ele é o único que pode enfrentar a Morte, já que ele está morto. Ele beija Tosh e luta com a Morte, consumindo a sua energia vital e forçando-a a voltar para a escuridão, e também trazendo Martha de volta à sua idade original.

Na base, Martha explica que a energia que mantém Owen "vivo" está dissipando, e ela não sabe quanto tempo vai durar. Jack explica a Tosh que você nunca pode vencer a morte, apenas enganá-la. Owen pede a Jack pelo seu emprego novamente, já que ele sente que deve algo para as pessoas que morreram, e que é capaz de fazer o seu trabalho, apesar de estar morto. Jack considera o fato, e o episódio encerra-se.



O episódio é todo do Owen, e podemos ver que o ator, Burn Gorman, melhorou na atuação, embora continue fraco, sem muita expressão (ou nenhuma). A idéia da morte dele, e do seu estado de "imortalidade", é quase uma condenação para ele: Ele não pode comer, não pode ter sexo, não pode viver normalmente. Mas ele estava morto, e agora está vivo. Não, ele não é um zumbi, e nem quer comer cérebros ou carne humana. É o mesmo Owen de sempre, só que ainda mais depressivo e soturno. O episódio em si fala da Morte como uma entidade, revive uma lenda e traz mais mortes. Nada de muito novo, e sinceramente, até um pouco fraco. Mas a gente começa a simpatizar com o chatonildo do Owen, devido à sua situação.

Vamos às curiosidades:
  • A segunda manopla da ressureição aparece, e com isso temos um monte de referências, à Suzie Costello, e os episódios "Everything Changes" e "They Keep Killing Suzie". Ianto relembra a sua frase: "Isso é o fato sobre luvas - elas vem em pares..."
  • "Dead Man Walking" era o nome do especial "Torchwood Declassified" (uma espécie de extras de cada episódio) que acompanha o episódio "Random Shoes", da 1a temporada.
  • A equipe sabe de uma horda de Weevils morando em Cardiff, mas Jack sabe onde fica o ninho deles. Mesmo assim não há nenhum diálogo que deixa claro que a equipe planeja capturar e ou matar todos os Weevils. Isso é contraditório a todos os episódios que relacionam Weevils - especialmente "Combat", da 1a temporada, onde Tosh é incrédula quanto a Jack soltar Janet (um Weevil) nas ruas de Cardiff como uma isca.
  • A língua estranha que Owen fala durante sua possessão usa palavras trazidas das Crônicas de Thomas Covenant, por Stephen R Donaldson: Melenkurion abatha, duroc minas mill khabaal. Owen recita as últimas quatro palavras repetidamente, e o tradutor de Tosh relaciona a palavra "duroc" com fome. Nas novelas de Covenant, essas palavras são um encantamento de benção solicitados sobre a magia benigna da Earthpower.
E, no próximo episódio, mais Owen. Até lá.

No Response to "Torchwood - 2x07 - "Dead Man Walking""