quarta-feira, 28 de abril de 2010

Doctor Who 2005 - Especial 2009 - "The Waters of Mars"

Posted on 01:11 by Unknown

Enquanto vaga pela superfície marciana com o seu traje espacial, o Doutor é capturado pelos habitantes da colônia humana Base Bowie Um, sob comando da Capitã Adelaide Brooke. Durante o interrogatório, o Doutor descobre que a data é 21/11/2059, e que segundo a história futura, nessa data a base foi destruída numa explosão, e toda a equipe presente foi morta. Este é um evento fixo no tempo, e o Doutor, que não quer interferir, decide que ele deve abandonar Marte.

Apesar disso, uma crise começa a se desenrolar: Dois colonos, Andy Stone e Maggie Cain, são infectados por uma estranha forma de vida que faz seus corpos esguichar imensas quantidades de água. O vírus espalha-se, com Andy passando-o para Tarak Ital. Maggie é capturada e colocada sob quarentena na ala médica, onde o organismo presente no seu corpo revela seu desejo de atingir a Terra, um planeta rico em água. Adelaide e o Doutor determinam que a água veio da água não-filtrada pega da geleira subterrânea, usada na seção biológica da colônia humana, e os remanescenter ainda não estão contaminados. O Doutor desconfia que o vírus foi colocado na geleira séculos atrás pelos Guerreiros do Gelo. A tripulação decide que é muito perigoso ficar, e vão fugir por um módulo de escape. Antes de partir, o Doutor informa a Adelaide que ela deve morrer hoje, em Marte, senão a história não ocorrerá como deveria ser: Sua morte inspirará suas descendentes a viajar para outros planetas, e estabelecer contatos pacíficos com outras culturas e civilizações. Enquanto o Doutor volta para o TARDIS, Maggie foge do isolamento e infecta Ed Gold, o pilotoe segundo em comando. Antes que ele seja subjugado pelo vírus, Ed dispara o mecanismo de autodestruição do módulo. Assim, a infecção fica detida em Marte, mas deixa o resto da equipe sem ter como fugir. Presenciando a explosão, o Doutor volta atrás, decide mudar o tempo e volta atrás, para salvar os outros.

Andy e Tarak vão para o casco superior da base, e começam a jogar água, que penetra e vai até o centro de controle. Lá, Roman Groom e Steffi Ehrlich são infectados. Parece que é inevitável a destruição de tudo e de todos, e a história segue impávida, sem alterações... Já que a Capitã Adelaide dispara a sequência de auto-destruição da base. Enquanto isso, o Doutor usa um robô de controle remoto (GADGET), que acessa o TARDIS, opera os seus controles e transporta a nave para o centro de controle. Ele assim resgata Adelaide, Yuri Kerenski e Mia Bennett, pouco antes da base ser destruída.

O TARDIS materializa-se do lado de fora da casa da Capitã Adelaide, na Terra. Yuri e Mia estao chocados com a experiência, e vão embora. O Doutor então explica a Adelaide por que ele interferiu: Como ele é o último dos Senhores do Tempo, ele não precisa seguir as leis do seu povo, e diz que tem total autoridade sobre o tempo, autoproclamando-se o "Vitorioso Senhor do Tempo". Assim, ele pode garantir a sobrevivência, se quiser, de figuras fundamentais na história, como Adelaide, e de "pessoas pequenas", como Yuri e Mia. Adelaide repreende-o por sua arrogância, e declara que o "Vitorioso Senhor do Tempo está errado", e depois, dentro de casa, comete suicídio. Dessa forma, os danos à linha do tempo são mínimos: Adelaide morreu, só que na Terra, ao invés de Marte; Yuri e Mia viverão com os eventos do episódio na sua memória, e as circunstâncias exatas do que ocorreu na Base Bowie Um é conhecido da Terra.

O Doutor é tomado pela emoção, percebendo tarde demais que a sua arrogência trará consequências. Ood Sigma aparece na rua. O Doutor, visivelmente abalado, pergunta a ele se finalmente ele foi longe demais - se chegou a hora dele de morrer. Ood Sigma não fala nada e some, e o Doutor cambaleia de volta ao TARDIS, onde ele ouve o som agourento do Sino que ele tem dentro da nave (o Cloister Bell). Com um "Não" gritado em tom desafiador, o Doutor furiosamente começa a operar os controles.




É... Com grandes poderes, vem grandes responsabilidades, já dizia o Tio Ben, tio do Peter Parker. E dessa vez o Doutor foi longe demais. Mas, vamos ao episódio, e esse é um que dá medo. A frase do Doutor é marcante: "A água sempre vence". E eu uso isso como um mantra quando vejo um vazamento no telhado, ou uma mancha d'água na parede, graças a um vizinho que fez besteira...
O episódio é, em si, sob ótica trekker, um Kobayashi Maru do Doutor: Não há solução, e o jeito é perder com honra, retirar-se e deixar acontecer: O fato ocorrido com a Base Bowie Um é um ponto parado na história da humanidade, e deve acontecer, de um jeito ou de outro. Mas o Doutor, assim com o Capitão Kirk, trapaceia e faz o que não deve: Muda a história. Cabe à própria Adelaide resolver o problema, da pior maneira possível. Mas resolve.
E o lance da água é assustador mesmo. Vocês viram a carranca do sujeito infectado? Dá medo. Sem contar que não há como evitar ou fugir. Não tem jeito.
Lembram que eu disse que sem um companheiro humano, o Doutor tende a ficar descontrolado? Então, ele está descontrolado MESMO, depois de 4 temporadas se dizendo ser o Maioral, que não está atrelado a nenhuma lei, que faz e acontece. Engraçado que aqueles "nazguls" do episódio "Father's Day", lá na primeira temporada, deveriam ter aparecido...

Curiosidades...
  • Os Guerreiros do Gelo são uma raça que é vilã da série, e embora não apareçam nesse episódio, são lembrados como os possíveis criadores da praga.
  • O evento é um ponto fixo no tempo, assim como o acontecido em Pompéia, no episódio "The Fires of Pompeii" (4a temporada).
  • "Haverão 4 batidas", assim foi dito. E o Doutor tenta garantir que não ocorra a quarta. Nesse episódio isso ocorre, quando ele eletrifica a porta.
  • A roupa do Doutor já foi vista em episódios anteriores, como "The Impossible Planet"/"The Satan Pit" (2a temporada).
  • O nome da base é Bowie por causa de David Bowie. Sim, o cantor. Por quê o cantor? Não sei.
  • A atriz que interpreta a Capitã Adelaide é Lindsay Duncan, e segundo os produtores, " a mais inteligente e de personalidade forte entre as companheiras do Doutor". Eu lembro dela a partir da série "Roma", já que ela interpreta a mãe de Brutus, Sevillia.
  • Nos EUA, o episódio teve audiência de mais de 1 milhão de telespectadores, segundo a BBC America.
Bem, acho que é isso. E daqui por diante, só se agrava a situação do Doutor, com direito a velhos inimigos, surpresas e um final triste, o que iremos ver a partir da semana que vem. Allons-y!

No Response to "Doctor Who 2005 - Especial 2009 - "The Waters of Mars""