quarta-feira, 21 de abril de 2010

Doctor Who 2005 - Especial 2009 - "Planet of the Dead"

Posted on 01:11 by Unknown

O episódio começa com um furto de um museu. A responsável é uma jovem (e bela) ladra, Christina de Souza, que rouba um cálice de ouro, outrora pertencente ao Rei Athelstan. Ela consegue fugir da polícia, pegando um ônibus londrino (vermelho, 2 andares). E quem está lá? O Doutor. Ele, e mais algumas pessoas comuns, que irão passar por um "buraco de verme" localizado dentro de um túnel, e vão parar, junto com o ônibus, no planeta desértico de San Helios. Enquanto isso, a polícia aguarda o ônibus sair do túnel, sem sucesso. Ele sumiu.

O Doutor e os outros passageiros descobrem que o buraco de verme ainda está presente; que voltar à pé é impossível (o motorista do ônibus morreu ao tentar). Logo, percebe-se que o ônibus funcionou como uma Gaiola de Faraday. O corpo do motorista saiu do outro lado da fenda como um esqueleto queimado, e com isso, a polícia chama a UNIT. Um destacamento comandado pela Capitã Erisa Magambo e apoiado pelo consultor científico Malcolm Taylor (esse já é um caso à parte), é enviado, para fechar o buraco de verme.

De volta a San Helios, descobrimos quem é quem: Temos Angela, que é uma mãe de meia-idade, voltando para ver sua família; Lou e Carmem, que ganham 10 libras toda a vez que jogam na loteria, graças às habilidades psíquicas de baixo nível de Carmem; Barclaym que estava indo para a casa de uma amiga, para chamá-la para sair; e Nathan, que estava a caminho de casa para ver televisão. O Doutor e Christina vão investigar o planeta, enquanto Nathan e Barclay tentam consertar o ônibus. Nisso, eles vêem uma tempestade aproximando-se. No caminho, o Doutor e Christina conversam mais, ele sabe da história confusa dela, e simpatiza-se com ela. De repente, encontram-se com os Tritovores, uma espécie insectóide antropomórfica (parecem moscas), que levam-os para a sua nave espacial avariada.

Após alguns desentendimentos, os Tritovores explicam que eles estavam vindo para tratar de uma compra de alimentos com San Helios quando eles caíram nesse deserto. O que é mais estranho é que o planeta tinha 100 bilhões de habitantes, e um ecossistema bem desenvolvido. Os Tritovores enviam então uma sonda para investigar a causa, e encontram o motivo daquela tempestade no horizonte: Um enxame de alienígenas com a forma de arraias metálicas, que chegam num planeta, devoram tudo, transformando-o em deserto, e depois abrem um buraco de verme e vão para outro planeta, fazendo a mesma coisa. O Doutor suspeita que a Terra seja o próximo alvo, já que eles passaram por um buraco de verme, e decidem que devem voltar a todo custo para a Terra.

Christina rouba um cristal que energiza a nave (junto com um pequeno pedestal onde esse cristal está), e acaba com isso acordando dois desses alienígenas que estavam inativos dentro da nave dosTritovores. Dois deles são devorados pelas arraias metálicas. O Doutor encaixa partes do pedestal no ônibus e usa o cálice de Athelstan como uma interface para a tecnologia dos Tritovores (para desespero de Christina). Assim, eles conseguem voar com o ônibus através do buraco de verme, e as arraias voando atrás, numa perseguição feroz. Malcolm Taylor consegue fechar o buraco de verme, mas não sem deixar entrar um desses seres metálicos, que é abatido a tiros pela UNIT.

Os passageiros são salvos e Barclay e Nathan são recomendados pelo próprio Doutor para serem empregados pela UNIT. Christina quer seguir com o Doutor, mas ele rejeita, dizendo que não quer perder outro companheiro. Ela então, é presa pela polícia. Carmem tem uma premonição que incomoda o Doutor:

"Não, mas tenha cuidado. Porque sua música está terminando, senhor. Está voltando. Está voltando através das trevas. E então, Doutor... Oh, mas então... Terão quatro batidas."
—Carmen, "Planet of the Dead"
Como um ato final de bondade, o Doutor usa a sua chave de fenda sônica para libertar Christina das algemas, o que permite que ela fuja no ônibus voador, e o Doutor entra no TARDIS e se desmaterializa.

Esse é o primeiro dos quatro especiais do Doutor que ocorreram em ocasiões especiais de 2009, e é a despedida de David Tennant do papel que o consagrou como o Senhor do Tempo favorito de todos nós. Esse episódio foi ao ar na Páscoa, e nos dá a grata surpresa de encontrar Michelle Ryan (a Mulher Biônica, da série de mesmo nome) como a companheira do Doutor nesse episódio. Pois é, ela é inglesa.

Em linhas gerais, o episódio é divertido: Malcolm Taylor é um cientista maluquinho, e por isso divertidíssimo (disseram até em fazer uma série com ele); a aparição da UNIT foi certa, e os Tritovores são novidade na franquia, mesmo assim bem-vinda. As arraias metálicas são um pouco exageradas (um grande enxame que pula de planeta em planeta abrindo buracos de verme?), mas não foram esquisitas demais. Diálogos inteligentes, uma fuga miraculosa... Enfim, tudo muito divertido.

Uma coisa que começa a permear os 4 especiais é que a falta de um companheiro humano ao Doutor acaba fazendo mais mal do que bem a ele. Nesse episódio, o Doutor, no final dá a liberdade à Christina de Souza, uma conhecida ladra que o faz mais pela aventura do que pelo dinheiro. Mas isso não a faz ser uma "Robin Hood" feminina, continua sendo criminosa. E ele a liberta, permitindo a sua fuga, num ônibus voador. Nesse episódio vemos o Doutor começando a perder os limites, e no próximo episódio, a coisa fica bem mais séria.

Vamos às curiosidades:
  • Este é o primeiro episódio da série relançada que foi escrito por duas pessoas: Russell T. Davies e Gareth Roberts.
  • Não há ênfase no tema da Páscoa, como ocorre com os especiais de Natal. Pena... Seria legal ver o Doutor com uns coelhinhos da Páscoa.
  • A idéia foi baseada no primeiro romance de Roberts, The Highest Science. O conceito era de um trem num planeta desértico, e foi mudado para um ônibus.
  • A personagem Christina de Souza, interpretado pela Michelle Ryan, tem título de nobreza, mas ela o despreza. E ela é uma aventureira típica, a companheira ideal para o Doutor. Há paralelos com a Senhora do Tempo Romana, da série clássica.
  • A Capitã Erisa Magambo apareceu anteriormente no episódio "Turn Left", da 4a temporada.
  • Este é o último episódio onde podemos ver o Doutor rindo. Daí para frente, é só "descida de ladeira".
  • Este foi o primeiro episódio de Doctor Who filmado em alta definição (HD). Vale lembrar que na BBC HD, foi o primeiro lugar em audiência na semana.
  • Locações incluíram Cardiff ("Terra") e o deserto de Dubai ("San Helios").
  • O ônibus usado foi fabricado em 1980, e no transporte até Dubai, um conteiner caiu sobre ele.
  • Foi, segundo os produtores, a ducentésima (200) história do Doutor. Isso, contando histórias que duraram mais de um episódio.
Bem, esse foi o primeiro especial. O Doutor volta no Dia das Bruxas, numa história assustadora... Com água. E Marte. Allons-y!

No Response to "Doctor Who 2005 - Especial 2009 - "Planet of the Dead""