quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010
Doctor Who 2005 - 4x07 - "The Unicorn And The Wasp"
O Doutor e Donna chegam a 1926 (ele descobre pelo cheiro da grama), e são convidados a ir a uma festa, dada por Lady Eddison e seu marido, o Coronel Hugh. Mas a empolgação toda é que uma das convidades é Agatha Christie, a famosa escritora de romances de mistério (então uma estrela em ascensão). E, esse dia é o dia em que Agatha Christie irá desaparecer inexplicavelmen
O próprio Doutor é envenenado com cianeto, mas a sua fisiologia diferenciada de Senhor do Tempo permite que ele se desintoxique usando uma combinação de ingredientes e um choque psicológico (que é Donna beijando-o). Daí vem a idéia de colocar pimenta como tempero do jantar: O princípio ativo da pimenta, a piperina, funciona como um inseticida. Enquanto todos comem, ouve-se o som da vespa, mas as luzes apagam-se antes da descoberta da identidade do alienígena. Quando a luz retorna, o colar de Lady Eddison, que contém uma pedra conhecida como a Gema de Fogo, foi roubado. O filho de Lady Eddison, Roger, foi morto também.
- Quem é o ladrão que roubou a Gema de Fogo.
- A identidade da vespa, que torna-se humanóide.
- Qual é a ligação disso tudo.
Só que Lady Eddison não poderia voltar para a Inglaterra com um filho nos braços, filho que não é do seu marido. Logo, ela entregou a criança para a adoção. Ela foi criada num orfanato dirigido por párocos católicos, e essa criança (um menino) decide ser padre. Logo, já sabemos quem é: O Reverendo Golightly. Ele cometeu os assassinatos com base na obra de Agatha Christie justamente porque sua mãe, Lady Eddison, leu todos os romances, e o enlace telepático conduziu essa informação à sua mente.
Finalmente, no final dessa revelação, o Reverendo irrita-se, e num surto de raiva, começa a transformar-se num Vespiforme. Ele ameaça a todos os presentes, mas Agatha pega o colar com a Gema de Fogo e foge, atraindo a vespa gigante. Ela pega o seu carro e dirige até Silent Pool (lago silencioso), com o Doutor e Donna em perseguição. O Vespiforme chega em Agatha, a controla, mas Donna agarra a jóia e joga no lago, fazendo com que a vespa gigante mergulhasse atrás e se afogando.
Mas, como Agatha teve a posse do colar por um breve instante de tempo, ela é atraída para a água (por causa da ligação telepática). Mas o Vespiforme a liberta antes de morrer, mas isso causa um desmaio em Agatha Christie. O Doutor entende que esse é o evento que gerou nela a amnésia durante o seu desaparecimento por 10 dias. Logo, ele pega a sua nave em forma de cabine da polícia e a deixa 10 dias no futuro, próximo ao Harrogate Hotel.
Finalmente, o Doutor mostra a Donna duas coisas:
- Os livros de Agatha Christie serão muito longevos: Ele a mostra uma edição do livro Death in the Clouds (Morte nas Nuvens) publicada no ano 5.000.000.000 (cinco bilhões). Segundo ele, Agatha Christie foi a maior romancista de todos os tempos, mas ela nunca soube disso.
- A amnésia que ela teve pelo visto não foi completa, já que vespas tornaram-se parte importante do seu trabalho, sendo citado em outros livros.
Sinceramente? O episódio mais fraco da temporada. Não que seja ruim, pelo contrário. Mas o esforço de roteiro que eles fazem para encaixar Agatha Christie, seu desaparecimento (que é fato), sua amnésia e as vespas... Chega a ser quase engraçado, se não fosse muito esquisito ao misturar tudo com insectóides.
Para mim, a parte mais divertida é o Doutor se desintoxicando do cianeto, que é engraçadíssima. Mas o mistério é curioso, da forma como é explicado lembra um romance policial... Mas como disse, não é um episódio brilhante, pelo contrário. Ah, tem uma exaltação um tanto quanto exacerbada à "Rainha do Crime" (título recebido por Agatha Christie), assim como houve com Shakespeare na 3a temporada. Mas a gente releva.
Curiosidades? Algumas:
- Num baú, o Doutor tem alguns itens iniciados com C, como uma placa peitoral de um Cyberman (episódio "The Age of Steel") e uma bola de cristal onde ele aprisionou as Carrionites (episódio "The Shakespeare Code").
- Donna comenta que encontrar Agatha Christie durante um mistério de assassinato é tão fantástico quanto encontrar Charles Dickens cercado por fantasmas no Natal (e ela descreveu o episódio "The Unquiet Dead").
- O Doutor tem uma cena de flashback, ao conversar com Agatha Christie: Ele é visto com um arco e flechas, procurando por Carlos Magno, que tinha sido sequestrado por um computador insano. Ela o interrompe, mas esses eventos são explorados numa curta história presente no site do Doutor dentro do portal da BBC, chamado "The Lonely Computer."
- O autor do episódio é Gareth Roberts, fã confesso de Agatha Christie e autor do episódio "The Shakespeare Code". Ele montou o epísódio como uma comédia, e baseou-o no seu livro favorito de Agatha Christie, "A Casa Torta", de 1949.
- Há uma disputa entre Davies e Roberts sobre quantas referências à obra de Christie poderia ser inserida. Bem, a lista está na Wikipédia, mas são pelo menos 18 (!). Tem uma cena deletada que faz referência a mais uma. A jóia é mais uma referência, a morte da senhorita Chandrakala é mais uma... E a revelação do Coronel é mais uma. Credo, são 22!
- O pai do David Tennant, Alexander McDonald, faz uma ponta como um trabalhador, sem falas. Ele foi visitar o filho "Dotô" e acabou parando na telinha.
- A atriz escolhida para ser Agatha Christie, Fenella Woolgar, foi indicação de David Tennant. Mas ela já fez participações em outras produções televisivas, baseadas em histórias de Agatha Christie.
- O ator que faz o Coronel Hugh,Christopher Benjamin, já apareceu na série clássica do Doutor.
- Erro! No flashback onde Lady Eddison lê um livro, aquele tipo de impressão seria impossível em 1926...
- O Silent Pool, onde Agatha Christie foi vista pela última vez e seu carro foi encontrado, serviu de locação. Legal, não?
No Response to "Doctor Who 2005 - 4x07 - "The Unicorn And The Wasp""
Postar um comentário