quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Doctor Who 2005 - 4x07 - "The Unicorn And The Wasp"

Posted on 01:11 by Unknown

O Doutor e Donna chegam a 1926 (ele descobre pelo cheiro da grama), e são convidados a ir a uma festa, dada por Lady Eddison e seu marido, o Coronel Hugh. Mas a empolgação toda é que uma das convidades é Agatha Christie, a famosa escritora de romances de mistério (então uma estrela em ascensão). E, esse dia é o dia em que Agatha Christie irá desaparecer inexplicavelmente por 10 dias (e isso realmente aconteceu). A festa segue, e alguns dos convidados são encontrados mortos, como se fosse um romance escrito pela ilustre convidada. Há padrões que tem eco nos livros de Agatha Christie, se bem que o Doutor encontra resíduo de transformação alienígena numa das salas. Donna também vê uma vespa gigante (!), que ela consegue espantar. Só que a vespa torna-se um humano e a ilude, fugindo.

O próprio Doutor é envenenado com cianeto, mas a sua fisiologia diferenciada de Senhor do Tempo permite que ele se desintoxique usando uma combinação de ingredientes e um choque psicológico (que é Donna beijando-o). Daí vem a idéia de colocar pimenta como tempero do jantar: O princípio ativo da pimenta, a piperina, funciona como um inseticida. Enquanto todos comem, ouve-se o som da vespa, mas as luzes apagam-se antes da descoberta da identidade do alienígena. Quando a luz retorna, o colar de Lady Eddison, que contém uma pedra conhecida como a Gema de Fogo, foi roubado. O filho de Lady Eddison, Roger, foi morto também.

O Doutor reune todos os convidados restantes na sala de estar. Primeiro, Agatha Christie, e depois o Doutor começam a revelar diversos segredos que eles descobriram dos convidados, como:
  • Quem é o ladrão que roubou a Gema de Fogo.
  • A identidade da vespa, que torna-se humanóide.
  • Qual é a ligação disso tudo.
Vamos lá: Lady Eddison diz que contraiu malária anos atrás, na Índia. Mas na verdade, ela foi impregnada por um Vespiforme, um ser alienígena que vem de uma grande colméia, num planeta na Galáxia de Silfrax (sim, o Doutor conhece). E ela concebeu do alien, dando a luz a uma criança. A Gema de Fogo é uma pedra que é capaz de criar uma ligação telepática entre Lady Eddison e seu filho recém-nascido.

Só que Lady Eddison não poderia voltar para a Inglaterra com um filho nos braços, filho que não é do seu marido. Logo, ela entregou a criança para a adoção. Ela foi criada num orfanato dirigido por párocos católicos, e essa criança (um menino) decide ser padre. Logo, já sabemos quem é: O Reverendo Golightly. Ele cometeu os assassinatos com base na obra de Agatha Christie justamente porque sua mãe, Lady Eddison, leu todos os romances, e o enlace telepático conduziu essa informação à sua mente.

Finalmente, no final dessa revelação, o Reverendo irrita-se, e num surto de raiva, começa a transformar-se num Vespiforme. Ele ameaça a todos os presentes, mas Agatha pega o colar com a Gema de Fogo e foge, atraindo a vespa gigante. Ela pega o seu carro e dirige até Silent Pool (lago silencioso), com o Doutor e Donna em perseguição. O Vespiforme chega em Agatha, a controla, mas Donna agarra a jóia e joga no lago, fazendo com que a vespa gigante mergulhasse atrás e se afogando.

Mas, como Agatha teve a posse do colar por um breve instante de tempo, ela é atraída para a água (por causa da ligação telepática). Mas o Vespiforme a liberta antes de morrer, mas isso causa um desmaio em Agatha Christie. O Doutor entende que esse é o evento que gerou nela a amnésia durante o seu desaparecimento por 10 dias. Logo, ele pega a sua nave em forma de cabine da polícia e a deixa 10 dias no futuro, próximo ao Harrogate Hotel.

Finalmente, o Doutor mostra a Donna duas coisas:
  1. Os livros de Agatha Christie serão muito longevos: Ele a mostra uma edição do livro Death in the Clouds (Morte nas Nuvens) publicada no ano 5.000.000.000 (cinco bilhões). Segundo ele, Agatha Christie foi a maior romancista de todos os tempos, mas ela nunca soube disso.
  2. A amnésia que ela teve pelo visto não foi completa, já que vespas tornaram-se parte importante do seu trabalho, sendo citado em outros livros.



Sinceramente? O episódio mais fraco da temporada. Não que seja ruim, pelo contrário. Mas o esforço de roteiro que eles fazem para encaixar Agatha Christie, seu desaparecimento (que é fato), sua amnésia e as vespas... Chega a ser quase engraçado, se não fosse muito esquisito ao misturar tudo com insectóides.

Para mim, a parte mais divertida é o Doutor se desintoxicando do cianeto, que é engraçadíssima. Mas o mistério é curioso, da forma como é explicado lembra um romance policial... Mas como disse, não é um episódio brilhante, pelo contrário. Ah, tem uma exaltação um tanto quanto exacerbada à "Rainha do Crime" (título recebido por Agatha Christie), assim como houve com Shakespeare na 3a temporada. Mas a gente releva.

Curiosidades? Algumas:
  • Num baú, o Doutor tem alguns itens iniciados com C, como uma placa peitoral de um Cyberman (episódio "The Age of Steel") e uma bola de cristal onde ele aprisionou as Carrionites (episódio "The Shakespeare Code").
  • Donna comenta que encontrar Agatha Christie durante um mistério de assassinato é tão fantástico quanto encontrar Charles Dickens cercado por fantasmas no Natal (e ela descreveu o episódio "The Unquiet Dead").
  • O Doutor tem uma cena de flashback, ao conversar com Agatha Christie: Ele é visto com um arco e flechas, procurando por Carlos Magno, que tinha sido sequestrado por um computador insano. Ela o interrompe, mas esses eventos são explorados numa curta história presente no site do Doutor dentro do portal da BBC, chamado "The Lonely Computer."
  • O autor do episódio é Gareth Roberts, fã confesso de Agatha Christie e autor do episódio "The Shakespeare Code". Ele montou o epísódio como uma comédia, e baseou-o no seu livro favorito de Agatha Christie, "A Casa Torta", de 1949.
  • Há uma disputa entre Davies e Roberts sobre quantas referências à obra de Christie poderia ser inserida. Bem, a lista está na Wikipédia, mas são pelo menos 18 (!). Tem uma cena deletada que faz referência a mais uma. A jóia é mais uma referência, a morte da senhorita Chandrakala é mais uma... E a revelação do Coronel é mais uma. Credo, são 22!
  • O pai do David Tennant, Alexander McDonald, faz uma ponta como um trabalhador, sem falas. Ele foi visitar o filho "Dotô" e acabou parando na telinha.
  • A atriz escolhida para ser Agatha Christie, Fenella Woolgar, foi indicação de David Tennant. Mas ela já fez participações em outras produções televisivas, baseadas em histórias de Agatha Christie.
  • O ator que faz o Coronel Hugh,Christopher Benjamin, já apareceu na série clássica do Doutor.
  • Erro! No flashback onde Lady Eddison lê um livro, aquele tipo de impressão seria impossível em 1926...
  • O Silent Pool, onde Agatha Christie foi vista pela última vez e seu carro foi encontrado, serviu de locação. Legal, não?
Acho que está bom. Na semana que vem... Terror, medo, revelações... E Steven Moffat. Tá bom não? Eu acho que sim. Allons-y!

No Response to "Doctor Who 2005 - 4x07 - "The Unicorn And The Wasp""