quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Doctor Who 2005 - 4x05 - "The Poison Sky"

Posted on 01:11 by Unknown

... Então, continuando o episódio anterior, a fumaceira emitida pelos 400 milhões de carros com o ATMOS está enchendo a atmosfera da Terra. O Doutor tenta libertar Wilfred de dentro do carro mexendo no ATMOS, mas Sylvia toma uma decisão mais imediata: Ela quebra o pára-brisas do 307, e liberta o seu pai. Fácil, não?

Agora, uma coisa que todos se perguntam... Onde entra o Luke Rattigan e sua "Academia de Gẽnios" (lembra um filme dos anos 1980) nessa história? Bem, ele foi um agente a serviço dos Sontarianos para criar e vender o ATMOS. Ao criar a sua Academia, sua intenção era de juntar gênios em profusão, e formar um grupo para colonizar um planeta, longe da "burra" humanidade. O Doutor conversa com ele, e fala que entende. Parece que o garoto prodígio aí sofreu bullying na escola...
Donna garante a segurança da família dela, e vai para dentro do TARDIS, quando o clone de Martha Jones informa aos Sontarianos da posição da nave do Doutor. Assim, ela é levada para a nave-mãe deles. Depois, frustram os ímpetos xenófobos de Luke Rattigan, quando dizem que nunca quiseram ajudá-lo a colonizar outro planeta.

A partir do QG da UNIT, o Doutor dialoga com o General Staal, e descobre o plano deles: O gás venenoso é para transformar o clima da Terra em algo mais apropriado aos Sontarianos, e com isso usar o nosso planetinha azul em um "berçário", onde eles podem clonar mais soldados para usar na guerra deles contra os Rutanos (e o Doutor fala que eles estão perdendo, o que deixa os Sontarianos loucos de raiva). O clone da Martha ainda impede que a UNIT lance uma ofensiva nuclear contra a nave-mãe Sontariana.

Os Sontarianos usam ainda um outro artifício, o Sinal de Cordolino. Esse campo de energia faz com que o cobre das balas se expanda, e com isso as armas da UNIT travam e não funcionam. Isso é particularmente mortífero no ataque à fábrica do ATMOS, quando as tropas da UNIT são dizimadas pelos Sontarianos. A UNIT contra-ataca, usando balas não-metálicas, e fazendo uso do porta-aviões voador Valiant (lembra dele, da última temporada? Então) para banir o gás. Os Sontarianos passam para a defensiva. O Doutor dá falta do TARDIS, percebe que Donna está lá dentro, e passa a ela instruções de forma codificada para que ela religue o teleporte que há dentro da nave dos Sontarianos. Enquanto isso, ele enrola o General Staal, para ganhar tempo.

No contra-ataque da UNIT, o Doutor descobre que a verdadeira Martha Jones está lá, presa, e desativa o clone dela (numa cena um tanto quanto manjada, desde "Blade Runner"). Martha (a verdadeira) segura o ataque com mísseis nucleares. Donna consegue fugir, e o Doutor consegue também trazer o TARDIS para a Terra. O problema do gás venenoso é que ele pode exterminar toda a vida na Terra. O Doutor, Donna e Martha vão até a Academia Rattigan, onde encontram Luke Rattigan desesperado, pois por causa dele a humanidade pode ser extinta.

O Doutor cria um conversor de atmosfera, de forma a queimar esse gás da atmosfera do planeta, e usa materiais encontrados na Academia Rattigan. Ele o dispara, e a Terra é liberta desse gás. Mas sobrou ainda os Sontarianos. O Doutor planeja teleportar-se para a nave dos Sontarianos, disparar o conversor de atmosfera lá dentro, e assim destruir a nave. Afinal, os Sontarianos preferem ir para uma corte marcial a demonstrar fraqueza. O que quer dizer é que eles não entregarão essa vitória nada barato. Quando ele faz isso, Staal diz que o Doutor está blefando, já que ele também morreria. Mas, antes de alguém reagir, Luke Rattigan teleporta-se para a nave Sontariana, empurra o Doutor para o teleporte, e dispara o conversor de atmosfera, destruindo a nave e sacrificando-se.

Fechando o episódio, os dispositivos ATMOS são desativados e removidos dos carros, Martha vai a bordo do TARDIS e despede-se de Donna e o Doutor, mas estranhamente, a nave parece que cria vida, fecha as portas e viaja para um destino ignorado. Um detalhe relevante é que o recipiente onde está a mão decepada do Doutor começa a borbulhar.



Fechamento do episódio duplo, temos dois claros e manjados clichês: o vilão que se arrepende e sacrifica-se para limpar a própria barra (Luke Rattigan); e a discussão do clone que quer ser gente (o clone da Martha Jones). Tirando isso, é o fechamento de uma história divertida e cheia de ação. Novamente, é bom ver a UNIT agindo, e o tiroteio entre eles e os Sontarianos é algo mais justo. E Sontarianos morrem também! Well, não há muito o que falar, segue na mesma linha do episódio anterior, fechando a história. E vamos às curiosidades:
  • O Brigadeiro Lethbridge-Stewart, antigo comandante da UNIT no tempo em que o Doutor trabalhou como Consultor Científico, foi citado. Parece que ele agora ganhou o título de Cavaleiro da Coroa Britânica, sendo citado pelo Coronel Mace como "Sir Alistair".
  • Repararam que uma certa pessoa apareceu rapidamente numa das telas do TARDIS, quando Donna está mexendo nos controles e o Doutor explicando tudo a ela? Sim, é Rose Tyler. Ela ainda vai aparecer mais, calma...
  • O Valiant está operacional, viva. E além de lembrar o porta-aviões aéreo da S.H.I.E.L.D., ele é usado para limpar a atmosfera sobre a fábrica do ATMOS, e vale lembrar que ela carrega uma arma (em menor escala) do mesmo tipo que Torchwood usou contra os Sycorax no especial de Natal de 2005 ("The Christmas Invasion").
  • A mão cortada do Doutor só foi vista "agitada" desse jeito no final da 1a temporada de Torchwood, no episódio "End of Days".
  • Os Rutanos são citados pela primeira vez na série revivida.
  • O Doutor coloca a máscara de gás sobre o rosto, vira para o Coronel Mace e diz: "Você é minha mamãe?" Sim, o brincalhão faz uma citação ao episódio duplo da 1a temporada "The Empty Child" / "The Doctor Dances".
  • Esse episódio será revivido no final da temporada. Aguardem.
  • O sacrifício de Luke Rattigan será lembrado pelo Doutor, em flashback, mais para a frente, quando ele relembrar todos que morreram para salvá-lo.
  • Parece que um Sontariano sobrou, e ele é o assunto principal para o episódio "The Last Sontaran", da série The Sarah Jane Adventures.
Mais alguma coisa? Acho que não. Agora... Para aonde o TARDIS levou todo mundo? Só vendo, mas dá para adiantar que o Doutor vai arrumar família. Sim, família! Espere para semana que vem, nos vemos lá. Allons-y!

No Response to "Doctor Who 2005 - 4x05 - "The Poison Sky""