terça-feira, 17 de março de 2009
THE WEST WING 3x1 - Isaac and Ishmael
Vocês querem saber o que vai acontecer agora?
Querem saber se Jed Bartlet vai mesmo disputar a reeleição, e - principalmente - se ele vai conseguir ganhar?
Pois é, eu também quero - mas vamos ter que esperar mais um episódio. A terceira temporada de West Wing começou pouco depois dos atentados ao World Trade Center, e a tragédia inspirou os roteiristas a fazer este episódio fora da continuidade da série. O resultado é didático dirão alguns, mas inegavelmente interessante.
Tudo o que Josh quer é ir para casa e chutar os sapatos pra longe, mas não é que o cara tem que dar uma palestra a um grupo de estudantes? E, para piorar, uma invasão de perímetro na Casa Branca faz com que o prédio seja selado.
Já que estamos aqui, aproveitemos, então. A conversa de Josh e Donna com os colegiais logo evoluem para uma discussão sobre a relação entre islamismo e terrorismo. Todos os árabes são suicidas impiedosos, que querem nos trucidar por que nossas mulheres trabalham e vestem o que quiserem? Claro que o típico americano acéfalo pensa assim, ainda mais depois de ver duas torres desabando, mas não é bem assim que a banda toca.
Fazendo comparações com o nazismo, a Ku Klux Klan e , o sr. Lyman mostra que o Islã não é o inimigo. O tipo de coisa que qualquer um com dois neurônios sabe, desde que não esteja com o raciocínio turvado por uma tragédia. Ou seja: Aaron Sorkin escreveu o roteiro certo na hora certa.
Praticamente todo o elenco toma parte da conversa, enquanto Leo interroga um criptógrafo da Casa Branca suspeito de ter ligações com terroristas. E sim, ele é muçulmano.
No Response to "THE WEST WING 3x1 - Isaac and Ishmael"
Postar um comentário