terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Torchwood - 1x12 - "Captain Jack Harkness"

Posted on 01:11 by Unknown

O episódio começa com Jack e Tosh investigando um salão de dança abandonado, quando percebem que, na verdade, eles "deslizaram" pelo tempo (mas não pelo espaço), e estão no mesmo local, só que em 1941. Nesse ano, o salão está em uso por militares locais que preparam-se para lutar na Segunda Guerra Mundial. Na sua maioria, jovens aviadores.

Jack conhece o verdadeiro Capitão Jack Harkness, de quem ele pegou a identidade após a morte (o Capitão morreu num exercício de treinamento, no dia seguinte ao encontro deles), e ambos (Jack e Tosh) começam a procurar uma maneira de abrir a fenda espaço-temporal novamente, para eles voltarem ao tempo presente. Tosh começa a procurar maneiras de passar as equações necessárias para programar o computador que controla a fenda para a equipe de Torchwood, no tempo presente. Jack aproxima-se do Capitão, e descobre uma atração mútua, apesar da demonstração pública de atração homossexual, naquela época, era socialmente inaceitável. Tudo começa com amizade, fraternidade... E alguma conversa. Jack chama o Capitão para ir até outro lugar, mas ele recusa-se, sabendo que o tempo dele é limitado (Jack falou-lhe isso antes). Não, não rola nada.

No presente, a equipe de Torchwood Três dão falta de Jack e Tosh, e descobrem que eles sumiram ao olhar as fotografias tiradas no salão. E o único jeito de trazê-los novamente é abrindo a fenda, o que Ianto acha perigoso demais. Eles vão examinar o salão de dança, e conhecem o proprietário, Bilis Manger. O estranho (e que a equipe de campo não percebe), é que Bilis também está presente em 1941, mas sem nenhuma mudança física aparente. E Bilis tenta mudar as mensagens que Tosh deixa para a equipe.

Eles finalmente encontram a chave para a fenda num relógio no escritório de Bilis Manger e as equações de Tosh, e Owen prepara-se para abrir a fenda. Ianto tenta impedí-lo, inclusive apontando-lhe uma arma de fogo. Owen se recusa, e continua a abrir a fenda. Em 1941, a dança começa a parar, e o Capitão tira Jack para dançar, chocando todos os outros presentes: Homens dançando juntos? Durante a dança, a fenda abre-se, Jack despede-se do Capitão com um beijo apaixonado (NA BOCA), e ele e Tosh atravessam a fenda.

No presente, Gwen encontra-os e todos voltam à base. No final, Jack e Tosh brindam ao Capitão Jack Harkness.



Quem pensava que esse episódio iria trazer mais explicações sobre realmente quem é Jack Harkness... Foi frustrado. Além do nome, que ele pegou de um aviador da RAF morto num exercício de treinamento, não sabemos mais muita coisa. O que dá para entender é que ele assumiu esse nome antes do episódio duplo The Empty Child / The Doctor Dances, da 1a temporada de Doctor Who, onde ele aparece pela primeira vez. Tirando isso... Nada mais. Bilis Manger é um mistério que não é explicado nesse episódio, e... É só.

Acho esse talvez o episódio mais fraco da temporada. O incidente temporal é interessante do jeito que é conduzido, mas não traz nenhuma explicação nova sobre quem é Jack. Também não deixa claro sobre o que aconteceu com o Capitão Jack Harkness original, se ele realmente morreu ou não. A contextualização do período, nas roupas, no ambiente, em tudo, está muito bem-feito. Owen queria abrir a fenda não por causa de Jack ou de Tosh, mas ainda relacionado à Diane Holmes, que ele perdeu há 2 episódios atrás, e ele está cada vez mais fora do grupo.

Mas acho que a atração física entre Jack e o Capitão, que culmina num beijo apaixonado, não encaixou bem. A fraternidade que forma-se, com um entendendo o outro, conversando, a amizade... Até tudo bem. Mas do jeito que foi, não acho que tenha sido bem resolvido. Não estou sendo preconceituoso (embora não ache que o homossexualismo é algo normal), mas não há contexto algum para aquele acontecimento. Soa como que Russell T. Davies (produtor executivo) colocou isso no episódio apenas para dizer: "Olha aqui, eu posso!" Se fosse como no 2o episódio, com Gwen beijando Carys, encaixa bem no contexto. Até o 7o episódio, com Tosh tendo um caso ainda vai, embora pareceu um pouquinho forçado. Mas aqui foi gratuito, e para mim, denegriu o episódio.


Vamos às curiosidades:
  • O episódio passa-se em 20 de janeiro de 1941, ou seja, antes da primeira aparição de Jack, em The Empty Child / The Doctor Dances, na 1a temporada de Doctor Who.
  • No presente, há um poster escrito "Vote Saxon", o que é fundamental para a terceira temporada de Doctor Who. Mas esta é a primeira vez que essa citação aparece em Torchwood.
  • Tosh estava a caminho da festa de aniversário do avô, de 88 anos.
  • Podemos ver o símbolo dos Pregadores no salão de dança. Os Pregadores aparecem nos episódios "Rise of the Cybermen" e "The Age of Steel", da 2a temporada de Doctor Who e em "Ghost Machine" da 1a temporada de Torchwood.
  • Há uma parede com o grafite "Bad Wolf", uma referência à primeira temporada de Doctor Who.
  • O modelo de avião na mesa de Jack é um P-51 Mustang, que entrou em serviço em maio de 1942, depois dos incidentes desse episódio.
  • A senha para o cofre de Jack em Torchwood é Rhea Silvia (Réia Sílvia). Na mitologia romana, ela foi estuprada pelo deus da guerra Marte, e deu à luz aos irmãos gêmeos Rômulo e Remo, fundadores de Roma.
  • Jack revela ao Capitão que ele e o seu melhor amigo foram capturados como prisioneiros de guerra, e seu amigo morreu sendo torturado. Jack foi forçado a ver tudo. Posteriormente entenderemos que a península de Boeshane, onde Jack nasceu (no século 51) sofria uma invasão.
Bem, é isso. No próximo episódio, o fechamento da temporada. Até lá!

No Response to "Torchwood - 1x12 - "Captain Jack Harkness""