terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Torchwood - 2x01 - "Kiss Kiss, Bang Bang"

Posted on 01:11 by Unknown

E começa a segunda temporada, com o Capitão Jack Harkness de volta em grande estilo: Ele resolve uma situação de sequestro, com um baiacu alienígena (o_O) e uma bala. De volta à base, ele é questionado por ter deixado-os, e ele responde apenas que pertence à Torchwood, e deixa entender que está feliz de volta.

Logo, eles são avisados de uma morte próximo a um grande estacionamento, onde é detectada energia vinda da fenda no corpo. Jack surpreende-se com uma mensagem holográfica que chega no dispositivo que ele tem atado ao pulso (e a gente passa toda a 1a temporada achando que está quebrado), e sai de perto para falar com essa pessoa, já que ela é conhecida.

A pessoa é o Capitão John Hart, outro Agente do Tempo e amante antigo de Jack (lembra do que o Doutor falou a respeito do século 51, em The Empty Child?). Ele é o responsável pela morte e uma bagunça em uma boate. Depois de um beijo apaixonado (O_o) e uma briga na boate, John fala a Jack que a Agência do Tempo (do qual eles eram funcionários) foi desfeita, e ele tem passado por vários programas de reabilitação. A equipe os alcança, são apresentados a John, que os acompanha até a base, onde ele fala de 3 dispositivos de forma cilíndrica enterrados por Cardiff. Segundo John, são 3 bombas de radiação, e ele pede ajuda para desarmá-las. O grupo divide-se em 3 pares: Jack e Ianto, que procuram num prédio de apartamentos (e Jack convida-o para um encontro!); Owen e Tosh, que procuram num armazém; Gwen e John, que procuram nas docas.

John tá armando e não precisa ser gênio para ver isso: Logo ele paralisa Gwen e a tranca num conteiner. Depois, ele acha Owen e Tosh, atirando nela nos quadris. Finalmente, enfrenta Jack, que percebe que as bombas são na verdade um truque elementar do século LI para ganhar a confiança de todos. Jack joga os dispositivos do alto do prédio, e John empura-o do telhado, em retaliação. John volta para a base, onde pega um objeto na forma de uma pirâmide do corpo do alienígena no necrotério. A equipe (Jack incluso - ele é imortal, lembram?) voltam e o colocam sob mira de armas. John confessa que as bombas simplesmente iriam fazer a triangulação para localizar um diamante que ele tinha roubado de um(a) amante antigo(a). Só que, usando os dispositivos e a pirâmide, ele descobriu que não há diamante, e o(a) amante dele preparou-se para morrer, e deixou uma armadilha para o seu assassino - o próprio John.

John não quer morrer (oooh), e algema-se com Gwen, engole a chave e corre pelo estacionamento. Gwen sugere um plano para usar a fenda para matá-lo, mas ela morreria também. A equipe pega John no estacionamento, e injeta nele amostras de DNA de toda a equipe. O dispositivo, calibrado para o DNA de John, fica confuso, e John consegue escapar. Ele finalmente concorda em soltar Gwen e ir embora, mas não sem falar para Jack que ele "encontrou Gray", o que deixa Jack visivelmente perturbado, e desconversa, mandando todos voltarem a trabalhar.


Vamos lá... Vocês só entenderão o que aconteceu com Jack entre o final da 1a temporada e o início da 2a se começarem a ler as resenhas sobre o final da 3a temporada de Doctor Who, e que começam a sair amanhã, inclusive. Ajuda a entender algumas coisas. O enredo dessa temporada tem a ver com a última cena do episódio, e o Capitão John Hart ainda aparecerá, pelo menos nessa temporada. Ah, acho que todos notaram, mas vale pelo menos a lembrança: Quem é o Capitão John Hart é o ator James Marsters, que muitos lembram dele como o Spike, da série "Buffy, a Caça-Vampiros". Ele é estadunidense, mas trabalhou na série inglesa. Talvez por causa do sucesso que Torchwood tem feito entre o pessoal dos EUA (mais do que Doctor Who, a propósito).

Sobre o episódio? Bem... Médio. Não é brilhante, mas tem seus momentos bacanas. Há mais alguns detalhes sobre Jack (o antigo parceiro, a península de Boeshane, etc), o início de um mistério (quem é Gray), e as soluções doidas de sempre.

Vamos às curiosidades:
  • Embora tenham sido citados pela primeira vez em 1977, num episódio de Doctor Who, quem acompanhou a série nova de Doctor Who só viu o Capitão Jack Harkness. Nesse, temos um novo, o Capitão John Hart.
  • Esse evento encaixa-se com o final da 3a temporada de Doctor Who, e Jack escolhe voltar para Torchwood Três ao invés de viajar com o Doutor. O que aconteceu depois será visto.
  • O (ou a) amante do Capitão John, que aparece no holograma, é dito que tem um diamante arcadiano. Esse planeta é mencionado pelo Doutor no episódio Doomsday, como um dos campos de batalha da Última Guerra Temporal.
  • Quando John ouve o nome "Torchwood", ele pergunta "Não é Excalibur?". Esse era o nome original do projeto do produtor Russell T Davies que deu origem a Torchwood.
  • O episódio usou um dublê para a cena da queda de Jack, mas ambos os atores (James Marsters e John Barrowman) foram usados para filmar perto da borda do telhado.
  • A cena de luta foi feita para ser "sexy ao invés de brutal". A cena, de 1 minuto, levou quase um dia todo sendo filmada, e rendeu muito material extra. Ambos os atores fizeram cerca de 80% das tomadas.
  • Originalmente, o Capitão John iria sair da fenda com uma prancha de surfe pandimensional, conforme citado no episódio Boom Town, da 1a temporada de Doctor Who. Mas ficou muito melhor ele simplesmente sair caminhando de dentro da fenda, como se ele fizesse isso todo dia.
  • O baiacu alienígena tinha a intenção de fazer todos lembrarem-se de "Procurando Nemo". Só que esse "Nemo" é malvado.
Bem, é isso, divirtam-se e até o próximo, onde teremos um sujeito que dorme, mas dorme muuuuuuito. Até lá!

No Response to "Torchwood - 2x01 - "Kiss Kiss, Bang Bang""