quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Doctor Who 2005 - 3x12 - "The Sound of Drums"

Posted on 01:11 by Unknown

O Doutor, Martha e Jack conseguem fugir dos Futurekind no ano 100 trilhões usando o manipulador de vórtex de Jack (foi consertado), chegando a Londres, 18 meses depois do Mestre. Logo, entendemos que ele adotou o nome de Harold Saxon e usou a rede de telefonia celular Arcanjo para influenciar subliminarmente a todos para votarem nele, para Primeiro Ministro, e também para ocultar sua presença do Doutor. Os três escapam por pouco de um atentado à bomba no apartamento de Martha e vêem a família de Martha sendo presa, pouco antes do Mestre entrar em contato e cantar vitória.

O Doutor descobre então que o Mestre foi trazido de volta à vida pelos Senhores do Tempo para lutar na Guerra Temporal. Ele seria o guerreiro perfeito, mas na verdade o Mestre fugiu para o fim do Universo e tornou-se humano para escapar. Ele revela que ambos são agora os três criminosos mais procurados de toda a Inglaterra, e foi tirado deles qualquer chance de ajuda: A equipe de Torchwood Três, do qual Jack é o líder, foi mandado para a cordilheira do Himalaia para procurar algo que não está lá. Eles escondem-se num prédio abandonado, e com partes do laptop de Martha e as chaves do TARDIS, o Doutor cria um filtro de percepção. Assim, eles podem mover-se sem serem notados. E o Doutor revela o passado do Mestre: Quando criança, ele olhou dentro do Vórtex do Tempo, e pelo visto isto o enlouqueceu. Eles também sabem que Harold Saxon (o Mestre) irá realizar oficialmente no dia seguinte o primeiro contato da Terra com uma raça alienígena, os Toclafane, (na verdade, no idioma de Gallifrey, Toclafane significa em bom português, "o homem do saco"), e o Doutor insiste que eles devem estar presentes.

O primeiro contato se dará dentro do Valiant, o porta-aviões voador da UNIT, por exigência do presidente norte-americano Winters, que vem à Inglaterra para o fato. O Mestre aceita, já que isso encaixa-se nos seus propósitos, e junto com sua esposa Lucy e o resto da família de Martha, vão até o Valiant. Os nossos três heróis teleportam-se para o Valiant também, e descobrem que o TARDIS foi canibalizado pelo Mestre para criar uma Máquina Paradoxo. Essa máquina tem o objetivo de sustentar um paradoxo temporal, e será ativada no instante do primeiro contato.

O Doutor tenta colocar o filtro de percepção em torno do Mestre, para que todos vejam quem ele realmente é, e eles chegam à ponte do Valiant ao mesmo tempo que os primeiros quatro Toclafanes, esferas metálicas voadoras, aparecem e demandam falar com o líder da humanidade, o Mestre (ah, tá). O Mestre finalmente se revela, manda os Toclafane matarem o presidente dos EUA, e revela que sabia da presença do Doutor na ponte. Ele aponta uma chave de fenda laser (não é sônica) e mata (temporariamente) Jack, e envelhece o Doutor por 100 anos. Como ele consegue isso? Com a tecnologia de manipulação genética do LazLabs e material genético extraído da mão decepada do Doutor, que o Mestre roubou. Jack dá o manipulador de vórtex para Martha, para que ela fuja e crie uma resistência.

O Mestre traz a família de Martha à ponte e, como todo bom (?!) vilão, tenta o Doutor (velhinho), falando a respeito da natureza dos Toclafane e a sua vitória. A Máquina Paradoxo é ativada, o Mestre diz à toda a humanidade que este é "o fim do mundo", e toca a música "Voodoo Child". Seis bilhões de Toclafanes surgem através de uma fenda gigantesca que abre-se sobre o Valiant, e o Mestre os ordena a ceifar a vida de "1/10 da população". Martha tenta salvar o Doutor (velho), mas ele sussura algo no ouvido dela, que resignada em não poder salvar ninguém, promete que irá voltar e foge do Valiant, e de todo o estrago que os Toclafane estão executando na humanidade. Finalmente, o Mestre alegra-se com o declínio da raça humana e força o Doutor a ver o seu novo domínio, como o Mestre de tudo.

E tudo encerra-se no próximo episódio.


A coisa engrossa um pouco mais, torna-se mais complexa, com mais fatos assustadores, quase um apocalipse para a humanidade como um todo. John Simm está ótimo como o Mestre, que está caricato mas nem por isso mortífero. Ainda paira a dúvida sobre quem são os Toclafane realmente, há uma ponta de tristeza sobre o que fizeram ao TARDIS, e algumas coisas curiosas, como sobre o passado do Mestre, e por que ele sempre volta. Mas tem também esquisitices, como essa de envelhecer o Doutor 100 anos, que foi bizarra. Sem contar por que ter ainda a família de Martha especialmente sido escolhida para sofrer tal tortura. Em suma, esse episódio ainda vai, tem material para tornar a coisa curiosa e fazer-nos pensar como vai acabar. Não é o final da 2a temporada, mas até aqui é interessante. O curioso é tentar descobrir como tudo irá resolver-se em apenas 1 episódio de 40 minutos, na próxima semana.
Vamos às curiosidades:
  • A jornalista americana já apareceu em vários outros episódios dessa versão da série.
  • Um dos atores que faz a voz dos Toclafane também faz a voz dos Gelth em "The Unquiet Dead".
  • Gallifrey aparece numa sequência em flashback, com várias cenas realmente encaixadas com o que foi dito pelo Doutor em "Gridlock".
  • O som dos tambores persegue o Mestre, e ele fala ao Doutor que continua ouvindo-os incessantemente. Tudo indica que isso começou quando ele olhou, quando criança, dentro do Vórtex do Tempo.
  • O Mestre fugiu quando o Imperador Dalek tomou controle do Cruciform, e ficou tão apavorado que se escondeu no fim do Universo (onde nenhum Senhor do Tempo se aventurou) e tornou-se humano para que ninguém tentasse achá-lo. Ele teve medo.
  • A esposa do Mestre, Lucy Saxon, pelo visto é esposa mesmo, companheira (no sentido das companheiras do Doutor), mas também há sentimento envolvido.
  • O Mestre continua fã de programas infantis: Ele é visto assistindo um pedaço dos Teletubbies! Credo...
  • Martha brinca que o Doutor e o Mestre devem ser irmãos, tipo irmão bom/irmão mau... Se bem que no passado, houve essa insinuação, e o Doutor falou para o Mestre: "Você está vendo TV demais!"
  • Harold Saxon foi Ministro da Defesa no governo que sucedeu a queda de Harriet Jones, e, embora não seja filiado a nenhum partido político, uma coalizão dos partidos principais e apoio até dos nacionalistas escoceses o conduziram ao poder.
  • Jack e o Doutor conversam sobre Torchwood, e Jack diz que Torchwood Três não trabalha contra o Doutor, mas sim ao seu favor, em honra a ele. O Doutor ainda não acredita muito... Se bem que o Jack mexeu com tudo por lá.
  • Vivien Rook cita a queda de Harriet Jones, que foi a Primeiro Ministro anteriormente ("The Christmas Invasion").
  • Na primeira reunião é citada a reconstrução de 10 Downing Street, destruído no episódio "World War Three".
  • A televisão de Martha tem a marca Magpie, do episódio "The Idiot's Lantern".
  • O Mestre foi responsável pela irmã de Martha, Tish, arrumar aquele emprego com o Professor Lazarus ("The Lazarus Experiment"), e a tecnologia desenvolvida foi incorporada por ele na sua chave de fenda laser.
  • O Doutor diz ao Mestre que os Daleks estão "mais ou menos" mortos. Na verdade, só Dalek Caan é sabido que está vivo.
  • O celular de Martha opera na rede Arcanjo, do Mestre.
  • Os protocolos de primeiro contato da UNIT foram estabelecidos em 1968, o mesmo ano em que a UNIT foi introduzida - na série.
  • O Doutor está assistindo o canal 24 horas de notícias da rede BBC, o BBC News 24.
  • A frase final do Mestre ao Doutor faz citações à Bíblia ( 1 Tessalonicenses 3:1, Daniel 4:2, o prólogo de Eclesiastes, Evangelho de Lucas 2:1), e faz paródias a respeito.
Muitas curiosidades, né? E na semana que vem, fechamos essa temporada, com uma maneira meio tresloucada de amarrar tudo... Allons-y!

2 Response to "Doctor Who 2005 - 3x12 - "The Sound of Drums""

.
gravatar
Dri Pepper Says....

Uma coisa bonitinha é que o Jack ainda tem a chave da Tardis, tanto tempo depois! ♥

.
gravatar
Unknown Says....

É, pode ser útil um dia. Resta saber onde ele vai guardar p/ n perder 8-O