quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Doctor Who 2005 - 3x09 - "The Family Of Blood"

Posted on 01:11 by Unknown

Continuando o episódio anterior, a Família de Sangue, na forma de humanos possuídos por eles, mantém cativos Martha e Joan Redfern no salão da vila, forçando a John Smith—a forma humana do Doutor a fazer uma escolha entre as duas, qual delas salvar. Enquanto ele toma uma decisão, Timothy Latimer acaba abrindo o relógio de bolso que contém a personalidade do nosso Senhor do Tempo favorito, o que horroriza a Irmã da Família de Sangue com a visão mais impiedosa e cruel do Doutor. A Família toda detecta o fato e se distrai, dando tempo para John, Joan, Martha e os outros moradores da vila para escaparem, refugiando-se na escola. John organiza as defesas enquanto Martha e Joan procuram pelo relógio de bolso.

A Família ataca a escola com um exército de espantalhos, mas os meninos da escola defendem o primeiro ataque. Quando eles tentam mostrar a John que eles acharam o TARDIS, escondido num celeiro, Joan tem certeza de John é o Doutor. Ela viu imagens do TARDIS no "Caderno das Coisas Impossíveis" de John. O ataque continua, e John, Joan e Martha escapam para a casa da família da garotinha que a Família tinha possuído. A Família percebe que o Doutor deixou a escola, voltam para a sua nave e começam um bombardeio aéreo à vila. Enquanto John e os outros protegem-se, Tim chega e entrega o relógio a John. Martha e Joan imploram a John para usá-lo, tornar-se o Doutor e salvar a todos. Mas John hesita, já que usar o relógio é como cometer suicídio, já que o Doutor voltará, e John Smith será apenas uma lembrança. Joan e John compartilham várias imagens de como seria o futuro deles: Casando-se, constituindo uma família, envelhecendo juntos... Ela admite que adoraria esse futuro, mas o Doutor é necessário agora.

Na nave da Família, John é levado para dentro, resmungando a respeito do interior estranho e esbarrando em tudo. Ele rende-se, entrega o relógio para pararem o bombardeio. Quando a Família abre o relógio, ele está vazio, e o Doutor está de volta! Ah, ele avisa à Família que ele propositalmente sobrecarregou a nave, e que é melhor todos escaparem antes de tudo explodir, e assim acontece.

Agora, a Família irá sentir a fúria de um Senhor do Tempo, onde cada um terá a sua tão desejada imortalidade. Um é preso no horizonte de eventos de uma galáxia em colapso, outro é retido atrás de um espelho... Um é transformado num espantalho, e por aí vai. A punição é o sofrimento eterno, e o que o Doutor queria era que eles morressem em paz. O Doutor volta para Joan, oferecendo-lhe uma viagem a bordo do TARDIS, mas ela recusa-se. Ela amou John, mas não pode amar o que é o Doutor. Ele dá-lhe o livro de anotações dele, e despede-se também de Timothy, que guarda o relógio de bolso vazio como uma lembrança.

Um ano depois, Timothy salva Hutchinson na Primeira Guerra Mundial, e lembra que suas visões obtidas ao abrir o relógio salvaram ambos de uma mina terrestre. Ambos sobreviveram à guerra. Quando Timothy está velho, no futuro, ele participa do Domingo da Lembrança (o segundo domingo de novembro), onde lembra-se do fim da Primeira Guerra Mundial. Lá, ele vê o Doutor e Martha à distância, e o Doutor e ele saúdam-se silenciosamente.



Continuação de um episódio para fechar a história, e que gera alguns pensamentos, sobre a "morte" de John Smith, como o Doutor pode ser cruel e vingativo (ele não é humano, mas não é santo também), e um pouco de contexto histórico bem colocado. Não é nada espetacular, mas é um episódio que fecha razoavelmente bem o segundo episódio duplo da temporada. Mais uma vez o Doutor é um pouco messiânico, prestando juízo, julgamento e punição a alguém, dessa vez à Família de Sangue.

Vamos ao que vale a pena falar, as curiosidades:
  • Essa é a última aventura do Doutor e Martha antes do final da temporada. O próximo episódio eles são coadjuvantes, na prática.
  • Uma das cenas que Tim descobre que o Doutor pode ser vingativo e cruel é do episódio de Natal The Runaway Bride.
  • Na visão que Joan tem de uma vida com John Smith, ela fala "você nunca poderá ter uma vida como essa", repetindo uma frase do Nono Doutor no episódio "Father's Day". Só que ele fala isso para os noivos "Eu nunca teria uma vida como essa". Ambas as frases mostram a incapacidade do Doutor de viver uma vida sossegada, num lugar só, como está na visão. Apesar disso, em episódios dessa nova série é citado que ele foi pai uma vez, ele também perdeu sua família na Última Guerra Temporal, e que ainda fica subentendido que ele casou-se no seu próprio futuro, já que ele revelou o seu verdadeiro nome. Alguns desses acontecimentos são da 4a temporada, aguardem que chegaremos lá.
  • No caderno, existem desenhos de todos os Doutores que precederam o Décimo Doutor, inclusive do Oitavo, do filme de 1996, e pela primeira vez é citado.
Na semana que vem, o episódio que é seguramente o MELHOR da temporada, e um dos melhores de toda a série. Não pisque, e... Allons-y!

1 Response to "Doctor Who 2005 - 3x09 - "The Family Of Blood""

.
gravatar
Lily Says....

Gostei desse episódio somente por ver como David Tennant é versátil. *-* Mas admito que essa temporada está um tanto quanto fraca comparada as outras. A minha favorita ainda é a primeira, mas sinto que vou gostar da quarta. Gosto da Donna.