quarta-feira, 26 de maio de 2010

Doctor Who 2005 - 5x02 - "The Beast Below"

Posted on 01:55 by Unknown

O Doutor e Amy chegam na Espaçonave Reino Unido (Starship UK), uma espaçonave colonial contendo toda a população do Reino Unido (exceto a Escócia, que quis ir numa nave separada). Estamos no século XXIX (29), e devido a tempestades solares, o planeta Terra está temporariamente inabitável. Todos os países emigraram para o espaço, esperando o "clima" melhorar. O que fazem eles dar um chego lá é ver uma menina chorando. Ela é a Mandy, e está chorando por causa do sumiço do irmão. Notem que todos os adultos a ignoram, mesmo vendo-a chorar. O Doutor levanta algumas suspeitas ao longo do episódio, que mostra que ele também tem um quê de Sherlock Holmes (o copo d'água no chão, o estado totalitário...). Amy segue a menina, e o Doutor vai até a sala de máquinas da nave, onde... Não há motores. Ou então sistemas de controle típicos de uma nave com motor. O Doutor também encontra uma mulher mascarada, que se denomina Liz Ten (10), e essa "vigilante" também está achando tudo muito estranho.

Mandy explica para Amy que o seu irmão foi levado para a "Besta Abaixo", após ele recusar-se a seguir os avisos dos "Smilers". Os "Smilers" são robôs, dentro de cápsulas de vidro, e que são espalhados por toda a nave. Funcionam como olhos do governo de então (um Big Brother como George Orwell falou em 1984). Amy, curiosa, acha uma tenda cobrindo um buraco no chão. Ela entra na tenda, e acha um tentáculo de uma criatura, o que a faz fugir e cair entre várias pessoas, que estão vestidos como monges, e fazem parte dessa estrutura policialesca. Ela é levada para votar (engraçado que ela é reconhecida como cidadã inglesa, com mais de 1000 anos de idade, e... Estado civil desconhecido). Um vídeo automático é passado para ela, e cada cidadão da Espaçonave Reino Unido deve votar, a cada 5 anos. Esse vídeo revela a verdade por trás da nave. Passado o vídeo, eles devem votar se protestam ou esquecem o que viram. E a maioria vota em esquecer. Amy decide esquecer, mas antes grava um vídeo para ela mesma, falando para tirar o Doutor da nave. O Doutor e Mandy chegam, e o Doutor aciona o botão de protesto no equipamento de votação.

Eles são jogados por uma espécie de esgoto, até a boca de uma criatura gigantesca, mas são salvos por Liz 10 (que na verdade é a Rainha Elizabeth X), e que mostra preocupação com tudo o que está vendo. O Doutor começa a questioná-la, descobre que ela não tem algo em torno de 50 anos de idade (embora pareça bem menos - segundo ela, o seu envelhecimento foi retardado. Os "monges" chegam e levam a todos até a "Torre de Londres" (que fica na verdade no ponto mais baixo da nave), e a verdade é revelada: A nave está toda sobre uma baleia espacial gigantesca, a última da sua espécie, e é ela que está conduzindo todo o país nas suas costas. A baleia chegou à órbita da Terra por ocasião das tempestades solares, e foi capturada para ser o motor da nave. Para direcioná-la, seu cérebro foi exposto, e pulsos de eletricidade são desferidos diretamente para acertar a direção, a rota, entre outras coisas. Liz 10 descobre que ela mesmo fez isso, séculos atrás, mas a cada 10 anos, sua mente é limpa para evitar que ela lembrasse disso tudo. O mesmo sistema foi feito para a população: Eles temem que, se libertar a baleia, a nave será destruída.

O Doutor irrita-se com a decisão difícil que tem que tomar, de salvar os humanos ou a baleia, e reclama com Amy, que o fez ter que tomar aquela decisão. Ele então decide causar morte cerebral à baleia, assim a viagem continuaria mas ela não sofreria mais. Nesse meio-tempo, Amy vê que Mandy achou seu irmão vivo, e que eles interagem com a baleia, de uma forma bem amigável. Amy então pesa tudo na balança (somando aí que o Doutor é o último dos Senhores do Tempo), toma a frente e usa a mão da Liz 10 para acionar o botão de abdicar no sistema de votação. Para surpresa de todos, a baleia passa a viajar mais rápido. Como isso é possível? Amy explica que viu semelhanças entre a história do Doutor e a da baleia, que escolheu vir à Terra num momento de crise para salvar as crianças. Ela ouviu o choro das crianças, assim como o Doutor ouviu o choro de Mandy.
Bem, tudo resolvido, tchau para todos, de volta ao TARDIS, e o telefone toca. Justo quando Amy iria falar com ele do casamento dela... E a chamada e do Primeiro-Ministro inglês Winston Churchill, em plena Segunda Guerra Mundial, que está encarando... Um Dalek!


O episódio é divertido, traz um novo vilão, os "Smilers" (que não sabemos se serão reaproveitados em algum momento na série), mas acaba resolvendo o mistério rápido demais, além de ter um pouco de clichê mal usado. Mas é um episódio divertido, e as deduções do Doutor são um ponto a mais na história. Maiores comentários no Universo Who Podcast #2. Vamos às curiosidades:
  • A Terra foi abandonada no século XXIX por causa de tempestades solares, o que é um ponto central em duas histórias da série clássica do Doutor. Reaproveitando idéias...
  • Há uma loja, em frente à tenda armada onde Amy vê o tentáculo, onde está escrito "Magpie Electricals", que vemos também no episódio "The Idiot's Lantern".
  • Liz 10 menciona encontros anteriores do Doutor com a realeza britânica, como a Rainha Vitória, em "Tooth And Claw", e Elizabeth I no episódio "The Shakespeare Code".
  • No final do episódio, a terceira aparição da rachadura, já visto na parede do quarto da Amy e no scanner da TARDIS, no fim do episódio. Ela ocorre na lateral da nave.

Bem, é isso, um episódio que foi a maior audiência do dia em que saiu (bobagem, né) e é divertido, embora não seja genial. Mas na semana que vem... Daleks na Segunda Guerra Mundial! Que louco, isso. Bem, até lá, e... Geronimo!

No Response to "Doctor Who 2005 - 5x02 - "The Beast Below""