quarta-feira, 5 de maio de 2010

Doctor Who 2005 - Especial 2009 - "The End of Time" (1a parte)

Posted on 01:11 by Unknown

Começa o episódio com uma narração, falando sobre o fim do tempo, e sobre como tudo vai acabar. Muda, e vemos o Doutor encontrando com os Ood no seu planeta, e ouvindo a profecia de que o Mestre em breve voltará. Mas há algo também emergindo da escuridão que irá levar o universo ao "fim dos tempos". O Doutor segue rumo à Terra, e há uma seita religiosa que é leal ao Mestre, que executa um ritual de ressurreição. Eles usam elementos do Mestre, como o anel subtraído das cinzas do seu corpo (no final da 3a temporada), e material da antiga esposa do Mestre, Lucy Saxon. Só que Lucy está ciente do que pretendem fazer, e introduz um componente fatal ao ritual, matando a si mesma e a todos os membros da seita. O Mestre escapa (para variar), e devido ao ritual, ele ganha agilidade sobrenatural (?) e poderes psicocinéticos (?!). Só que o ritual drenou energia vital dele, o que o faz sofrer de fome intensa e constante.

O Doutor chega na Terra na véspera de Natal e começa a seguir os passos do Mestre. Ele encontra Wilfred Mott, que diz que tem tido pesadelos e está preocupado pelo que pode ocorrer com o Doutor. O Doutor explica então a Wilf das habilidades de regeneração dos Senhores do Tempo, e as profecias a respeito da sua morte, a respeito do homem que irá "bater quatro vezes". O Doutor segue os passos do Mestre até um ferro-velho fora de Londres, mas o Mestre subjuga-o e o força a ouvir os sons de tambos na sua cabeça (tum, tumtumtumtum, tumtumtumtum, tumtum - a melodia é super-conhecida, mas eu esqueci qual é, quem souber coloca aí nos comentários). O Doutor percebe que o som não é fruto da loucura do Mestre, mas antes dele saber mais, tropas de elite, sob comando do bilionário Joshua Naismith levam o Mestre.

O Doutor retorna até Wilf no dia seguinte, que ajuda a identificar quem é Joshua Naismith: Ele é autor de um livro que Wilf recebeu da sua neta, Donna Noble. Wilf recebe um aviso de uma mulher misteriosa, de branco e de meia-idade, e pega a sua arma de fogo, guardada. Pode ser necessário, e ele segue o Doutor a bordo do TARDIS, até a mansão de Naismith. Lá, ele descobre que Naismith encontrou um artefato alienígena, o "Portal da Imortalidade", e convocou o Mestre para programá-lo corretamente, e assim garantir a imortalidade à sua filha. Dois dos técnicos que trabalham na máquina, na verdade, são Vinvocci, alienígenas verdes e cheios de pontas, que estão lá para recuperar a máquina. O Doutor e Wilf descobrem esses dois escondidos, mas não entendem a preocupação do Doutor com a máquina. Originalmente, ela foi feita para curar as doenças da população de um planeta todo. O Doutor não consegue impedir o Mestre de reprogramar a máquina. Ele a reprograma, solta-se das suas amarras e atira-se no Portal. O processo transforma cada humano do planeta Terra em um clone do Mestre. Apenas o Doutor, os dois Vinvocci, Wilf (que estava numa das câmaras de isolamento da própria máquina), e Donna (que tornou-se "meia Senhor do Tempo") não mudam. O Mestre agora tem a sua raça, que ri loucamente, enquanto o Doutor só consegue olhar tudo, desolado e aterrorizado.

Mas o final dessa parte não é esse, vem agora: Lembra quando falei ali em cima sobre o narrador? É revelado quem é: É o presidente dos Senhores do Tempo, a partir do Senado de Gallifrey (o Panopticon), junto com outros da sua raça, bradando: "(Hoje) é o dia da volta dos Senhores do Tempo. Por Gallifrey! Pela vitória! Pelo fim do próprio tempo!"




Sim, eu quase cai para trás. Mas confesso que dei um pulo no sofá quando vi essa cena, e gritei bem alto: "U-hu!" Desde que conheci Doctor Who, e que comecei a ver a série, sempre quis ver a volta de Gallifrey, e algo mais do que o Mestre como um Senhor do Tempo que não fosse o Doutor. Além do mais, dá para criar muitas histórias interessantes, relembrando vários personagens. Além disso, sempre me soou um tanto quanto injusto os Daleks recriarem a sua civilização (nem que seja a partir de um só), e os Senhores do Tempo não terem essa chance também. E ver Timothy Dalton, ator inglês que foi James Bond nos anos 1980, interpretando Rassilon... Me fez vibrar.

Quanto ao episódio, a história é muito louca, até para um episódio do Doutor. Aliás, as voltas do Mestre sempre são esquisitas demais. Quem viu o filme de 1996 lembra que o Mestre foi quase uma possessão sobre o corpo do líder de gangue (eta filmezinho ruim!), e não é a primeira vez que ele engana a morte de uma maneira realmente estranha. Parece até os quadrinhos da Marvel... E o que é aquilo, ele agora tem agilidade sobrehumana, e poderes psicocinéticos? Ele consegue disparar raios das mãos, e usá-los para voar? Isso ficou na minha opinião, muito, mas muito tosco, e completamente dispensável. Não era necessário, ao contrário da interpretação de John Simm, que é sempre muito boa, mesmo com o cabelo pintado de branco.

Outra coisa que não fica claro é o surgimento de um novo bilionário, Joshua Naismith, que nunca foi citado. Parece que na Inglaterra algumas pessoas ganham bilhões de libras do dia para a noite, e surgem do nada, e ao nada voltam. Bem... Melhor assim, né? Agora, como isso vai acabar... Essa eu quero ver. Mas por enquanto deixo vocês roendo as unhas para ver as curiosidades:
  • O Doutor justifica seu atraso para Ood Sigma, e diz que, entre diversas aventuras, se casou, e ainda suspira: "Boa Rainha Bess", e faz referência aos seu apelido, "A Rainha Virgem". Logo, ele fala de Elizabeth I. No final do episódio "The Shakespeare Code" (3a temporada), a Rainha Elizabeth aparece furiosa, quando o vê (e o chama de seu inimigo jurado). Ele não lembra de ter conhecido-a antes, e supõe que irá conhecê-la no futuro.
  • No restaurante, Wilf relembra diversas aventuras dele com o Doutor, como os episódios "The Sontaran Stratagem" e "The Stolen Earth" (4a temporada).
  • A memória de Donna começa a retornar no final desse episódio, o que traz imagens de Davros, do episódio "Journey's End", o Vespiforme de "The Unicorn and the Wasp", os Ood do "Planet of the Ood", a Alta Sacerdotisa Sibilina do episódio "The Fires of Pompeii", e a Imperatriz dos Racnoss do episódio "The Runaway Bride".
  • Donna está cercada de clones do Mestre, e inconcientemente emite uma onda de energia que nocauteia a ela mesma e todos os clones ao seu redor. O Doutor fala que isso é um "mecanismo de autodefesa" que ele mesmo colocou na mente de Donna, no final do episódio "Journey's End".
  • O Doutor vê os Vinvocci e cita o seu encontro com Bannakaffalatta, no episódio "Voyage of the Damned" (3a temporada), e como eles são parecidos (só que os Vinvocci são verdes, e Bannakaffalatta é vermelho). Os Vinvocci são rápidos em diferenciar-se dos Zocci, a outra raça (a vermelha).
  • Joshua Naismith declara que adquiriu o Portal da Imortalidade após a queda de Torchwood Um.
E o drama só aumenta: Como tudo vai terminar? A volta dos Senhores do Tempo é definitiva? E o Mestre, triunfará? E como o Doutor vai se regenerar? O que irá acontecer? Semana que vem, gente. E prometo mais curiosidades. Allons-y!

No Response to "Doctor Who 2005 - Especial 2009 - "The End of Time" (1a parte)"