quarta-feira, 12 de maio de 2010

Doctor Who 2005 - Especial 2009 - "The End of Time" (2a parte)

Posted on 01:11 by Unknown

Continuando do episódio anterior... O Doutor e Wilf escapam do Mestre com a ajuda dos Vinvocci, e refugiam-se na nave deles que está em órbita da Terra. E aí entendemos muita coisa, através de flashbacks: O Presidente dos Senhores do Tempo engendrou eventos:

  1. Inicialmente, ele plantou na mente do Mestre, enquanto criança, o som dos tambores. Logo, quando ele fosse clonado para todos os habitantes da Terra, seria um sinal para o Mestre no presente.
  2. Ele também enviou a Estrela da Ponta Branca (que fica originalmente na ponta do cajado do Presidente) para a Terra, já que assim é possível amplificar o sinal e focar na sua origem.

Com esses elementos, os Senhores do Tempo podem criar um enlace com o Mestre, o que permite que eles escapem do lacre temporal colocada durante a Última Guerra Temporal.

O Presidente e seu conselho atravessam para a Terra, e materializam-se na Sala do Portal, onde está o Mestre, que tenta usar o Portal para transformar os Senhores do Tempo em clones dele. Mas o Presidente pára a tentativa e reverte a transformação, fazendo com que todos os seres humanos voltem ao normal. Ao mesmo tempo, Gallifrey começa a materializar-se sobre a Terra, e junto com o planeta, todos os horrores criados durante a Última Guerra Temporal. O Presidente revela o seu plano: Agora que eles estão libertos do lacre temporal, os Senhores do Tempo planejam finalizar o tempo, destruir o Universo e evoluir para uma forma mais elevada de consciência. O Doutor, já ciente do plano dos Senhores do Tempo, é forçado a voltar para a Terra, armado com o revólver de Wilfred. E o nosso Senhor do Tempo favorito fica na dúvida, entre matar o Mestre ou o Presidente, já que ambos os atos danificam o enlace que segura Gallifrey e os Senhores do Tempo à esse período de tempo presente. Nisso, ele vê uma das mulheres do conselho dos Senhores do Tempo - a mesma mulher que Wilf viu algumas vezes. O Doutor a reconhece e atira na Estrela da Ponta Branca. O enlace é rompido, os Senhores do Tempo são tragados de volta à Guerra Temporal, mas o Presidente tenta matar o Doutor. Só que o Mestre intervém, sacrificando-se para se vingar dos Senhores do Tempo, que o atormentaram por toda a vida com uma batida de tambores dentro da cabeça. Num piscar de luzes, os Senhores do Tempo, o Mestre e Gallifrey desaparecem.

Vitória! Alegria! Viva... E quatro batidas são ouvidas pelo Doutor, o som que precede a sua morte. Sim, a profecia se cumpriu, e quem é o algoz? Wilfred. Sim, o velho avô de Donna, que voltou para ajudá-lo... E está preso na câmara de isolamento do Portal, e que foi modificada pelo Mestre. Logo, ela logo será inundada por radiação, e ele só escapará se outra pessoa entrar na outra parte da câmara e libertá-lo. O Doutor solta Wilfred e recebe uma enorme dose de radiação, contorcendo-se em agonia e dor.

Ele sobrevive, o seu corpo absorve a radiação, e ele começa a processar a cura. Logo, ele regenerará, e a cura dos seus ferimentos provam isso. Então, como que em despedida, o Doutor resolve despedir-se de todos que tem valor para ele:

  1. Primeiro, ele leva Wilfred de volta para casa.
  2. Martha Jones casou-se com Mickey Smith (hein?!), e o Doutor livra-os do ataque de um Sontariano.
  3. O Doutor livra Luke Smith de ser atropelado, e o menino aponta-o para a sua mãe, Sarah Jane, que silenciosamente despede-se do Doutor.
  4. Num bar extraterrestre, o Doutor saúda Jack Harkness e passa-lhe um bilhete, encorajando-o a conversar com o contramestre Alonso Frame (do especial de Natal "Voyage of the Damned", no final da 3a temporada), sentado próximo a ele.
  5. O Doutor vai até uma noite de autógrafos de Verity Newman, a bisneta de Joan Redfern (dos episódios "Human Nature" e "The Family of Blood"). Verity lança o livro Um Jornal de Coisas Impossíveis, que é baseado nos diários de Joan. O Doutor pergunta a Verity se Joan teve uma vida boa.
  6. O Doutor está presente (ao longe) ao casamento de Donna, dando a Wilf e Sylvia Noble de presente um cartão premiado da loteria, comprado com dinheiro pego com o pai falecido de Donna (e esposo de Sylvia), Geoff. Isso permitirá que Donna e Shaun (seu esposo) possam viver felizes.
  7. O Doutor finalmente visita Rose Tyler no Reveillon de 2005, o ano em que ela irá conhecer ele como o Nono Doutor (Christopher Eccleston), e fala a ela que ela terá um "ano maravilhoso".
O Doutor quase desmaia perto do TARDIS, e Ood Sigma aparece, dizendo que o Universo irá cantar para que ele durma. Ele reforça que "sua música está acabando, mas a história nunca termina". O Doutor chega ao TARDIS, voa para longe da Terra, lamenta pela situação e regenera-se. Ele completa a regeneração, tornando-se o Décimo-Primeiro Doutor (Matt Smith), analisa o corpo novo (tem dentes, ainda não é ruivo...), mas as janelas do TARDIS quebram-se, o console explode em chamas e entra em pane. Daí o Doutor se toca que o TARDIS está rumando de volta para a Terra, pega os controles e grita bem alto: "Geronimo!"


E assim termina a era David Tennant como o Décimo Doutor. Para muitos fãs, o melhor Doutor de todos. Para mim... O mais humano de todos: Sentia demais, amava demais, vibrava demais... Como já disseram certa vez: "Parece que o Doutor do Tennant está sempre atado a um um fio ligado numa tomada de 220V". E amava viver. O sofrimento dele no final do episódio me fez virar e dizer: "Mas caramba, se ele quer tanto ficar, porque então sair?". Mas aí eu já estava confundindo ator com personagem...

E lá vão minhas considerações sobre o episódio:
  • Caramba, esse lado dos Senhores do Tempo eu nunca tinha pensado, como gananciosos, desalmados, sem coração. Me doeu ver que a minha empolgação no último episódio murchou que nem um balão com a bucha apagada: Foi-se. Me tirou o gosto de ver Gallifrey pela primeira vez na série nova. Mas é compreensível, pelo que o Doutor disse:
Você não estava lá... Nos dias finais da Guerra. Você nunca viu o que nasceu. Se o Lacre Temporal se partiu, tudo virá, não só os Daleks... Mas as Degradações de Skaro, a Horda das Imitações... A Criança Pesadelo... O Quase-Rei e seus Exércitos de Enquantos e Meio-Tempos! A Guerra que se tornou um inferno!
Doutor, "The End Of Time Parte 2"

  • Ele ainda está um pouco arrogante... Note o que ele falou para Wilfred, quando percebe que não tem jeito, terá que abrir a câmara e se contaminar para salvar o velho soldado: "Bem, exatamente, olhe para você. Nem remotamente importante. Mas eu... Eu poderia fazer tão mais!" Ou seja... Ele é mais importante, ou mais relevante do que um humano. A sensação que dá é que ele está pagando pelos seus erros, e pela sua arrogância, de insinuar que algumas vidas são mais importantes do que outras. Mas toda vida é importante, e o Doutor, apesar de ser um Senhor do Tempo, também é sujeito à vida e morte. Tanto que ele se arrepende depois, e fala a Wilfred: "A honra é minha", e aceita o seu destino. O discurso de auto-piedade, o medo de ter que regenerar... Passou perto mas logo tomou distância.
  • Ah... E a nave Vinvocci? Ficou só na 1a parte, um pouco na 2a... E os personagens SOMEM. Desaparecem. Cadê eles? Ou seja, tornaram-se desnecessários. Assim como Joshua Naismith e sua filha, que somem na 2a parte do episódio.
  • O episódio é para fazer rir e chorar, para mexer com qualquer fã... E a ironia das quatro batidas... O algoz era o seu companheiro, o velho soldado que ajuda muito o jovem-com-cara-de-velho. O Doutor sacrifica-se para salvar Wilfred, mas ele ainda resiste o bastante para despedir-se de cada um dos companheiros que encontrou ao longo dessa regeneração.
  • Em compensação... Para variar, o Doutor salva o Universo (e a Terra também), mais uma vez. Há quem diga que o Russell T. Davies compensa a sua falta de traquejo com tramas sci-fi usando vilania megalomaníaca. É... Há sabedoria nessas palavras.
  • O Mestre morreu de novo, mas daqui a pouco ele volta, de outra maneira. Arrumam um jeito...
  • Gostei do Wilfred como companheiro do Doutor. Donna não podia, Martha Jones não rendia, Rose Tyler... Que vilania! Mas todo mundo gostava do velhinho simpático, e queria vê-lo tomar mais participação. E as conversas dele com o Doutor, sobre a idade, velhice, os Senhores do Tempo, a arma de fogo que Wilf coloca na mão do Doutor... Nossa, muito bons.
  • Aliás, repararam que só a menção aos Senhores do Tempo fez o Doutor pegar a arma de Wilfred para ameaçar o Presidente e todos os outros? Parece que a coisa foi bem feia na guerra, gerou traumas bem fundos no Doutor.
  • Outra coisa que eu não entendi é que Martha Jones, que já tinha casado-se com Tom Milligan ("The Sontaran Strategem" e "The Poison Sky", 4a temporada) aparece casada com Mickey Smith! Sabe aquela sensação um tiquinho preconceituosa, de que "negros devem casar-se com negros", coisa assim desse tipo? Pois então, me passou essa idéia.
  • A origem do dinheiro com o qual ele compra o bilhete de loteria não é muito clara, mas só consultando a Wikipédia para saber que foi o pai (falecido) de Donna que deu-lhe o dinheiro.
Vamos então as curiosidades do episódio:
  • O Presidente dos Senhores do Tempo compara 2 dissidentes com os Anjos Chorões, do episódio "Blink" (3a temporada).
  • Um dos monstros mencionados é a "Criança Pesadelo", que também é referenciada no episódio "The Stolen Earth" (4a temporada) como a responsável por ter devorado Davros, o criador dos Daleks.
  • Quem é "A Mulher", que aparece para Wilf em diversas ocasiões, e pelo visto, o Doutor a reconheceu quando a viu? É uma senhora na meia-idade, e Russell T. Davies deixou em aberto: Disse que poderia ser a Senhora do Tempo Romana. Ou até Rani, uma Senhora do Tempo dissidente, uma "Mestre" feminina. Alguns podem dizer que é a mãe de Susan Foreman (a neta do Doutor, e primeira companheira dele). Mas é claro que a intenção é que ela seja a mãe do Doutor. E nisso, a imprensa acertou.
  • O Doutor chama o Presidente dos Senhores do Tempo de "Rassilon", que é o nome do fundador da sociedade dos Senhores do Tempo, segundo a série clássica. Se bem que nos crédito, ele é apenas identificado como "O Narrador / Senhor Presidente". Mas Russell T Davies deixou claro: Sim, ele é Rassilon.
  • Quando Mickey Smith e Martha estão fugindo de um Sontariano, antes do Doutor aparecer, há uma citação ao casamento deles. Nos créditos, o nome de Martha está como Martha Smith-Jones, o que me causa estranheza, pois é dito que Martha casou-se com Thomas Milligan, na 4a temporada (já falei ali em cima).
  • No bar extraterrestre, temos representantes dos Graske, Raxacoricofallapatorianos, Adipose, Hath e Judoon. A música que toca é "My Angel Put The Devil in Me", que está no episódio da 3a temporada "Daleks in Manhattan".
  • Verity Newman é interpretada por Jessica Hynes, a mesma atriz que interpretou Joan Redfern nos episódios "Human Nature" e "The Family of Blood", na 3a temporada. O nome, "Verity Newman", é baseado nos nomes do criador da série, Sydney Newman, e na primeira produtora, Verity Lambert. Ah, tem um relógio de bolso na capa do livro, notaram?
  • Após a regeneração, o Décimo-Primeiro Doutor continua desapontado: "Eu ainda não sou ruivo", referenciando sua regeneração anterior, que falou no episódio "The Christmas Invasion": "Ah, eu queria ser ruivo... Eu nunca fui ruivo!"
  • Russell T. Davies descreveu a história como "épica e grandiosa, mas ainda assim intimista", e a história estava sendo planejada há tempos, já que é o ápice da dramaticidade, iniciado em "Planet of the Dead".
Bem... Mais alguma coisa? Sim... David Tennant deixará saudades. Enquanto isso, não deixem de visitar o Universo Who, blog mantido por Breno Costa sobre Doctor Who (a melhor fonte do Whoniverso em português), e na semana que vem... Ler a próxima resenha! A série nova começou em 3 de abril de 2010, e já teremos alguns episódios resenhados por aqui, para o seu deleite. Então... Até lá!


Gerônimo! (acabou o "Allons-y")

2 Response to "Doctor Who 2005 - Especial 2009 - "The End of Time" (2a parte)"

.
gravatar
Unknown Says....

Amei a sua sinopse . Assistir esse episodio foi muito dificil pra mim. Pra falar a verdade é o único que eu não consegui rever eu choro feito um bebê quando o tennant se regenera.

.
gravatar
Unknown Says....

Minha única dúvida era saber quem era a senhora que aparecia pro avo da Donna e sobre o bilhete que o Doctor deu a eles no casamento dela.