quarta-feira, 7 de julho de 2010

Doctor Who 2005 - 5x08 - "The Hungry Earth"

Posted on 01:11 by Unknown

O Doutor, Amy e Rory querem ir ver o carnaval do Rio de Janeiro, mas vão parar numa pequena vila galesa, Cwmtaff, no ano de 2020. Amy inclusive reclama que ela está vestida para o Rio, não para o frio do País de Gales, naquela época... Mas ela sempre está vestida para o Rio, não? (deixemos os estereótipos de lado, eu sou carioca e no momento está frio por aqui). Eles vêem, à distância, Amy e Rory do futuro, acenando para eles, mas o Doutor não deixa eles interagirem. Deve ser algum paradoxo temporal, ainda mais depois do que a Rose fez no episódio "Father's Day"...


Eles também encontram uma operação de perfuração em alta profundidade, dirigira pela Doutora Nasreen Chaudry, cujo objetivo é estudar minerais que não são vistos na superfície da Terra há pelo menos 20 milhões de anos. Nasreen é acompanhada por um cidadão local, Tony Mack, que é acompanhado pela filha (Ambrose), genro (Mo) e neto (Elliot). Eles começam a notar que corpos das sepulturas de um cemitério local (atrás da igreja, como toda cidadezinha do interior) estão sumindo. O Doutor, quando chega, também nota o tom azulado da grama, e diz que isso é um mau sinal.
Temos um tremor de terra, bem localizado. O chão abre-se, e traga Tony e Amy. Tony consegue escapar, mas Amy é puxada por algo desconhecido. O Doutor investiga e conclui que os minerais formam um sistema de defesa bio-reativo, que foi disparado devido à operação da broca. Eles são alertados de que há três formas de vida movendo-se em alta velocidade, subindo pelos buracos cavados pela broca, inicialmente a 21 quilômetros de profundidade. Eles formam uma barricada na igreja local, para defender-se. O Doutor explica o sumiço de Amy para Rory, e promete-lhe que ele a trará de volta.

Os três seres são humanóides de forma reptiliana, Homo Reptilis, também conhecidos como Silurianos. Num relance, capturam o menino, Elliot, e golpeiam Tony no ombro com a língua, que é dividida e venenosa. O grupo consegue subjugar um dos inimigos, mas os outros dois fogem com o menino, de volta para a Terra. O Doutor, que conhece os Silurianos, descobre que esses são uma nova forma dessa raça, e vê que cada lado tem um refém: Do lado dele, eles tem Alaya, uma guerreira Siluriana, da casta dos militares. O Doutor a interroga, e ela diz que eles acordaram por causa da ação da broca. Alaya acredita, assim como a maioria dos Silurianos, que a Terra pertence a eles, e que os humanos os atacaram com a broca, para derrotá-los. Ela acha que eles devem derrotar a humanidade de uma vez por todas. Tony, sofrendo dos efeitos do veneno, acha de devem matar e dissecar Alaya, mas o Doutor alerta que isso pode ser visto como um ato de guerra. Ele então viaja com Nasreen com o TARDIS, pelo buraco da broca, para encontrar com o resto dos Silurianos e negociar um armstício.

Amy acorda atada a uma mesa cirúrgica, do lado de Mo, marido de Ambrose. Ele fala para Amy que a intenção dos Silurianos é dissecar os humanos. Enquanto isso, o Doutor desce com Nasreen a bordo do TARDIS, pensando em encontrar um pequeno grupo de Silurianos, mas no final do episódio vê-se que, na verdade, o que eles encontram é uma imensa civilização, que espalha-se por quilômetros de cavernas abaixo da superfície da Terra.



O episódio é o início de uma história fantástica, que reintroduz na mitologia do Doutor os Silurianos, inimigos já conhecidos da série clássica (26 anos sumidos). Vários acontecimentos interessantes (e umas pontas soltas, como a dislexia do garoto), mas comentamos melhor no episódio 8 do Universo Who Podcast. De curiosidades... Lá vamos nós:
  • Os óculos escuros do Doutor funcionam como scanners infravermelho.
  • A chave de fenda sônica não tem poder sobre a madeira.
  • Essa é a 3a vez que o Doutor planejava ir à praia (dessa vez, na minha amada Cidade Maravilhosa!) mas foi parar no "lugar errado".
  • O Doutor tem uma atiradeira no bolso. Aliás, ele tira de tudo dos bolsos, notaram?
  • Foi divulgado que o episódio seria situado em 2015, mas na verdade acabou ficando em 2020. Vai entender...
  • As máscaras usadas pelos Silurianos é parecida com os capacetes usados pelos Sycorax.
  • Matt Smith celebrou o seu 27o aniversário enquanto gravava esse episódio.
  • O episódio teve 15 minutos de cenas cortadas - no original eram 60 minutos, mas esses cortes foram fundamentais para caber no tamanho padrão dos episódios, que é de 45 minutos.
  • Esses sao os primeiros Silurianos que tem aquela língua capaz de injetar veneno.
  • Também é a primeira tribo Siluriana que aparece na série com espécimes femininas.
  • O Doutor refere-se a eles como 'Eocenes', 'Homo Reptilia' e 'Earth...lians'.
Bem... Na semana que vem, a conclusão desse trepidante episódio... Gerönimo!

No Response to "Doctor Who 2005 - 5x08 - "The Hungry Earth""