terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

QUERIDOS AMIGOS 1x1 - O sonho e a festa

Posted on 10:59 by Vinícius Schiavini

"Schias, por acaso você vai comentar uma série NACIONAL?"

Ué, e qual o problema? Série é série, e vi pra conferir se era boa. E é.

Queridos Amigos, de Maria Adelaide Amaral, baseado no livro homônimo da mesma Amaral, é totalmente pessoal, testemunhal e aberto.

Na história, que se passa em 1989, Leo (Dan Stulbach) sonha com a própria morte e decide reunir os amigos em um churrasco em sua casa na serra. O problema é que os amigos mudaram, possuem ressentimentos, se casaram, se separaram... Enfim. É hora de todos se encararem.

Sempre achei Stulbach muito bom pelo pouco que aparece na mídia. Claro que ele é daqueles que preferem teatro, de forma louvável, mas uma mini-série ou seriado não cairia mal. Leo é um personagem muito forte, e ele conduz isso de forma sutil, tornando convincente o motivo de todos irem: todos sentem que ele era o único a apoiar todos.

O grupo de atores foi muito bem selecionado e trabalhado para passar essa história de fundo. Pra vocês terem idéia, Fernanda Montenegro e Juca de Oliveira são secundários. Pois é.

Denise Fraga, que ficou anos só fazendo piadinhas no Fantástico, pegou talvez a personagem mais complicada, por ser uma mulher que quer ser livre de toda e qualquer amarra, mas no passado foi quem mais sofreu com a ditadura. Bruno Garcia também se destaca, esquecendo o humor para puxar uma amargura total.

Nos próximos episódios falo dos outros personagens, que também prometem. De resto, a Globo não surpreende mais ao fazer TUDO parecer como em 89. É uma produção impecável.

No Response to "QUERIDOS AMIGOS 1x1 - O sonho e a festa"